Teoria do conhecimento II Aristóteles Cosmos composto de várias esferas concêntricas Geocentrismo Ptolomeu (100 a.C) Almagesto Adotado pela Igreja Católica Copérnico Contesta o geocentrismo (Aristotélico-ptolomaico Resgata a teoria heliocêntrica de Aristarco de Samos (310 – 230 a.C.) Galileu Comprova matematicamente a teoria heliocêntrica Revolução científica Experimentos (telescópio) Empirismo Racionalismo
Descartes Racionalista Buscava uma verdade indubitável Prova ontológica (existência de Deus) Hiperbólica Dúvida Metódica Duvidar da própria existência 1º Evidência O que não deixa dúvida Penso, logo existo Conhecimento 2º Análise Dividir o problema em partes Res infinita 3º Síntese Reunir os dados coletados Res cogitans 4º Enumeração Revisar todo o processo Res extensa Dualismo mente-corpo Res cogitans Res extensa Homem Ideias Experiência sensorial Inatas Nascemos com elas Factícias Imagináveis Adventícias Experiências
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico Crítica à Aristóteles Dedução Indução Não acrescenta nada ao que já sabemos Método de Bacon Atraso das ciências Indução = testes e experiências Preconceitos da mente humana Observação da exp./fenômeno Teoria dos ídolos Hipótese = possível teoria Verificação = repetição do fenômeno
Ídolos Tribo Generalização compartilhada dos fenômenos Caverna Generalização de individual dos fenômenos Foro (mercado) Erros produzidos pela linguagem (má comunicação) Teatro Seguir ideias sem reflexão
Hume 1711 Percepções Impressões Ideias Semelhança Conhecimento Contiguidade Causalidade Relações de ideias Hábito/Crença Repetição do fenômeno Não existe base racional para afirmar a repetição do fenômeno
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento) O que devo fazer? (Ética) 1. As fontes do saber humano; 2. A extensão do uso possível e útil de todo saber; 3. Os limites da razão. O que posso esperar? (Teologia) O que é o ser humano? (Antropologia) Afirma a possibilidade do conhecimento sem pensar como se produz o conhecimento Crítica ao dogmatismo Junção do racionalismo e do empirismo Evitar o dogmatismo (Racionalismo extremo) Criticismo Estabelecer os critérios para um conhecimento seguro Evitar o empirismo e ceticismo extremo
Não conhecemos as coisas-em-si, pois não podemos conhecer de fato o que está fora de nós Limites do conhecimento Objeto Sensibilidade (sentidos) Entendimento (Razão) A intuição é sempre sensível Intuição de tempo e espaço Determinam nossa relação com o objeto Como o objeto se apresenta para nós Noúmeno ( a coisa-em-si, o real) Fenômeno (o que aparece) Não podemos conhecer Podemos conhecer
Teoria do conhecimento Juízos Analíticos A priori (Racionalista) A posteriori (Empirista) Sintéticos Não dependem da experiência Dependem da experiência Universais, lógicos, descritivos e necessários Ampliam o conhecimento Não ampliam o conhecimento Não são universais, nem necessários Não são suficientes para produzir um conhecimento legítimo Juízos sintéticos a priori Independente da experiência, mas relacionado a ela. Ampliam o conhecimento 30 + 30 = 60 São universais