CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Teoria comportamental
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
LIDERANÇA.
Teoria Neoclássica da Administração
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Líder x Liderado Silvio Dobelin.
Valor Consultoria Empresarial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Principais características da Escola de Relações Humanas
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Comprometimento.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Conceitos associados a liderança:
CAPÍTULO 12 Liderança.
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
Aula semana 15, 16 e 17 Poder e autoridade nas organizações
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
LIDERANÇA Profª Denise Ferreira.
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
PODER E POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Liderança Questões para reflexão Prova Bimestral 1
Processos Gerenciais Profº Adilson Lima Planejamento da Informação 1 Teoria dos Traços x Teoria dos Estilos de Liderança.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Abordagem Comportamental da Administração
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
Gestão Estratégica de Pessoas
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
A Liderança e seus Conceitos
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Variáveis Básicas do D.O.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Comportamento Organizacional
LIDERANÇA As águas de um rio, quando represadas e canalizadas, transformam-se em forças produtivas, a serviço da vida. Caso contrário, irrompem de forma.
Habilidades e características do líder
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Teoria das Relações Humanas
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA Chefiar é transformar em ações idéias aprovadas através de deliberação e decisões e impulsionar, orientar e liberar as pessoas responsáveis para atingir objetivos da instituição.

Chefia É a força que dinamiza a potencialidade dos indivíduos e leva o grupo, o organismo ou a instituição a realização de seus propósitos.

LÍDER É aquele que negocia, consulta, ouve e divide informações. É aquele que proporciona a união da equipe.

Relações de poder nas organizações “Influenciadores Internos”: Profissionais e gestores que não são proprietários; Dotados de habilidades que o empresário não possui; São contratados com o propósito de manter a cultura de poder do proprietário.

Relações de poder nas organizações O poder é um elemento dotado de energia por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações; O poder é o elemento modelador do design organizacional.

Relações de poder nas organizações Variedades do poder individual: Poder Legítimo: a posse do poder associada ao título do cargo( gerente, vice-presidente, diretor , supervisor e outros). Poder de Recompensa: o poder influencia a possibilidade de receber recompensas como produto do seu desempenho.

Relações de poder nas organizações Poder Coercitivo: relacionado a punição,e pode ser manifestando de várias maneiras. Poder de Especialização: o poder deriva de um conhecimento especial ou educação avançada.

Relações de poder nas organizações Poder de Referência: carisma pessoal, o poder cria oportunidade para a influência interpessoal. Poder de Informação: Deriva da posse de informação importante em um momento crítico.

Atitude de poder e desempenho da equipe O poder extremo, acredita que as pessoas devem atingir metas e objetivos organizacionais apenas cumprindo ordens e orientações determinadas que recebem dos seus superiores. Quando acontece algum problema a reação é imediata: “o problema está no “outro”.”

Atitude de poder e desempenho da equipe O poder centralizado fecha as portas, e as atitudes dos colaboradores passam a ser formais para tratar de assuntos do dia-a-dia, o turno de trabalho passa a ser de constantes reuniões formais e a distância entre funcionários e chefias aumenta cada vez mais. Surge daí o “mundo dos que mandam e o mundo dos que devem obedecer.”

Abordagens clássicas e atuais de Liderança. “A Liderança é encarada como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente em grupos sociais.” Existe relação entre: Liderança como qualidade pessoal (combinação de características individuais); Liderança como função(autoridade de tomar decisão dentro de uma empresa).

Abordagens clássicas e atuais de Liderança. O líder surge como um meio para conseguir os objetivos desejados por um grupo. O grupo pode selecionar, eleger, aceitar espontaneamente um indivíduo como líder porque ele possui e controla os meios para atingir seus objetivos ou satisfação das necessidades.

Abordagens clássicas e atuais de Liderança. A Liderança é um influência interpessoal: “A influência é um força psicológica na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de uma outra, de modo intencional, e geralmente envolve conceito de autoridade e poder.”

Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. A principal teoria que explica a liderança por meio de estilos de comportamento sem se preocupar com características de personalidade ou competências são: Autocrática Democrática Liberal (Laissez-Faire).

Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. Autocrática: o líder fixa diretrizes; determina providências e domina através do poder. Democrática: Diretrizes debatidas pelo grupo; o grupo esboça providências; o líder é um membro normal do grupo. Liberal: Grupo com liberdade para tomar decisões; líder isento de responsabilidade.

Teorias clássicas sobre estilos de Liderança. “A função do líder é dar poder para que cada pessoa produza, transforme suas intenções em ações, que por sua vez, traduzam resultado.” “É essencialmente “Empowerment”, para que o outro adquira competências, promova mudanças e principalmente transforme-se.”