1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
PNEDH e compromisso do Estado
Movimento Brasil Competitivo
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Orçamento Participativo, vem sendo importante instrumento de participação popular na gestão dos recursos públicos em nossa cidade. Através dele, tem sido.
Competência Legal da CIEA-BA
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Uma Escola do Tamanho do Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Descentralização da política ambiental no Município de São Paulo
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade ambiental. Elabora propostas para sua implementação. Está sediado na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. ROSELI LEAL

2 Quem participa? Entidades juridicamente constituídas, atuantes na temática de Segurança Alimentar Nutricional / Sustentabilidade Ambiental e/ou temas afins; Sociedade Civil – Representantes de setores da Sociedade, interessados; Setor Público – Governos Municipal e Estadual – Secretarias e Instituições de Ensino, com atuação na área de alimentação e nutrição / sustentabilidade ambiental e afins; Subprefeituras – todas, escolhida uma representante por região, contribuindo com suas questões: perfil, diagnóstico situacional, prioridades e experiências: divididos em cinco regiões – Norte, Sul, Leste I, Leste II, Centro/Oeste. ROSELI LEAL

3 I – propor, acompanhar e fiscalizar ações do governo municipal na área de segurança alimentar e nutricional; II – articular áreas do governo municipal e de organizações da sociedade civil para a implementação de ações voltadas para o combate às causas da miséria e da fome, no âmbito do município; III – incentivar parcerias que garantam mobilização e racionalização no uso dos recursos disponíveis; IV – coordenar campanhas de conscientização da opinião pública, com vistas à união de esforços; V – contribuir com a formulação do plano municipal de segurança alimentar e nutricional; (Decreto /03) Objetivo ROSELI LEAL

4 Espaços de troca, experiências exitosas (internas / externas) e formação, com temas voltados para segurança alimentar e nutricional / sustentabilidade ambiental, entre o COMUSAN – SP e as Subprefeituras em Três Eixos: Acessibilidade Educação Qualidade ROSELI LEAL “Projetos, Programas e Parcerias A partir das Subprefeituras ”

5 Objetivos dos Projetos Fomentar a construção de relações de sinergia entre os envolvidos; motivar propostas que contribuam para realização de PROJETOS de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável nas SUBPREFEITURAS; contribuir para apreensão,sistematização, produção e socialização de conhecimentos na área; investir na ampliação e garantia do acesso aos serviços e à canais institucionais de participação - educação, das instituições atuantes nas Subprefeituras; motivar o comprometimento dos setores públicos, direta e indiretamente envolvidos - qualidade. ROSELI LEAL

6 MAPA DAS 5 REGIÕES DO COMUSAN-SP ROSELI LEAL