Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
Advertisements

A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Habilidades em Comunicação V
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
ESF Integralidade da assistência
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Departamento de Nutrição
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
Introdução A Vigilância em Saúde é vista como um conjunto articulado de ações que, com atribuições complementares nas três esferas do Sistema Único de.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Programa : Estratégia de Saúde da Família
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
PESQUISA MINI: uma nova ferramenta clínica para o campo da Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé Centro de Formação Permanente Prof.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
Encurtando Distâncias: O Papel do Apoio Acadêmico em um Curso de Especialização em Saúde da Família Márcia Rosa da Costa Luisa Pavlick Pereira Magda Lorenz.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
Programa Saúde da Família
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Dayse Carvalho do Nascimento
PROJETO ANTI-TABAGISMO
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
VI ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA GRAVATÁ.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Transcrição da apresentação:

Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia dos Santos, Natasha Ferreira Teixeira Meletti, Natasha Sant´ana Candreva, Núbia da Silva Durães, Sílvia Calvano Orlando, Teresa Rachel Junqueira Carbone, Viviani Reis da Cunha.* EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: CONCEPÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA Orientadora: Ana Ferreira Coelho Catarino – PAPS/FM/UFRJ – Tutora PET Saúde / RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE MEDICINA PET Saúde / RJ * Todos os autores tiveram igual participação na composição deste trabalho

A Estratégia da Saúde da Família (ESF) integra e organiza ações de saúde objetivando a melhoria da qualidade de vida, com abordagem multidisciplinar e de integralidade. INTRODUÇÃO:Definições

Estratégia de Saúde da Família :  Proposta: Ampliação da cobertura de serviços  Perspectiva: Mudança do modelo de atenção à saúde  Ênfase: Educação em Saúde e na Promoção de Saúde INTRODUÇÃO:

A Promoção de Saúde se baseia no encorajamento e apoio para que indivíduos e comunidade assumam maior controle sobre suas vidas e saúde na busca de transformações em sua realidade social, política e ambiental que resultem em melhoria da qualidade de vida INTRODUÇÃO :

 Educação em saúde : saberes e práticas orientado para prevenção de doenças e promoção de saúde. (Costa e Lopez, 1996)  Modelos: Hegemônico – Dialógico - Saúde como ausência de doença Centrado na doença - enfoque de prevenção Culpabilização pelo adoecimento Saúde como qualidade de vida. Centrado no ser humano – enfoque promocional Condições de vida dos usuários – partida das práticas educativas Ação coletiva – enfrentamento dos problemas de saúde

OBJETIVO Analisar o desenvolvimento das práticas de Educação em Saúde dentro da Estratégia da Saúde da Família em Unidades de Saúde da Família (USF) Unidades selecionadas: Santa Maria Morro do Alemão Curicica (Todas no Rio de Janeiro)

MATERIAIS E MÉTODOS  Pesquisa qualitativa, exploratório – descritiva.  Entrevistas com roteiro semi-estruturado realizadas por alunos bolsistas do PET-Saúde.  Entrevistados: 25 profissionais de nível superior (10 médicos, 09 enfermeiros e 06 odontólogos)  Utilizado como referência Bardin (1979) e Minayo (2008) para a análise do conteúdo  Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido

MATERIAIS E MÉTODOS  Conteúdo do questionário: -Quais atividades de Educação em Saúde desenvolvidas pela equipe? -Quais objetivos da Educação em Saúde? - Quais atividades de Promoção em Saúde são desenvolvidas na Unidade?

MATERIAIS E MÉTODOS Análise do conteúdo das entrevistas  Como trata-se de pesquisa qualitativa analisou-se o conteúdo das entrevistas  Para cada pergunta foi procurado padrões de resposta com conteúdos semelhantes para cada pergunta e viu-se qual tipo de pensamento era mais frequente  A partir dos achados montou-se um diagrama com o padrão de idéias predominante nas respostas  Análise crítica desse conteúdo em relação aos objetivos e princípios da ESF e da Educação em Saúde

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verifica-se: Práticas de Educação em Saúde desenvolvidas pelos entrevistados seguem o modelo tradicional, Focaliza a doença e a intervenção curativa Não enfoca a constituição de sujeitos para a transformação de condições de saúde e melhoria da qualidade de vida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO  Realizadas, atividades (maioria) de saúde de programas do Ministério da Saúde,  não baseadas no conhecimento dos indivíduos para os quais se destinam as ações de saúde, contrário do modelo dialógico.  Aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais  Evidências de execução da educação baseada no conceito de educação bancária e preventiva, e não na Educação em Saúde que abarca a transformação pela qualidade de vida.  Observou-se que muitos profissionais de saúde definem Promoção de Saúde como conceito semelhante à Educação em Saúde. Isso demonstra a dificuldade em demarcar esses conceitos.

CONCLUSÃO A análise demonstrou que os profissionais das USF reconhecem Educação em Saúde como práticas curativas e preventivas voltadas para doenças prevalentes na população em geral e não baseadas na melhoria da qualidade de vida, objetivo da Promoção de Saúde ou no diálogo com a população adscrita.