4º Trabalho - Arcball André Luiz Reis
Maneira intuitiva de visualizar objetos 3D; Cria-se uma esfera em torno do objeto coincidindo seus centros de gravidade; Girando a esfera, giramos também o objeto
Duas rotações ou mais podem ser combinadas correspondendo a uma única rotação
Implementação Seleção de objetos, utilizando o ray tracing. Rotacionar mais de um objeto na tela.
Implementação - Quatérnio Transforma-se os pontos inicial e final de arraste da tela em quatérnios (q0 e q1) correspondentes na esfera do ArcBall; O quatérnio de rotação é calculado multiplicando q1 pelo conjugado de q0
Implementação - Matriz Transforma-se os pontos inicial e final de arraste da tela em vetores (p0 e p1) correspondentes na esfera do ArcBall; Matriz de rotação é calculada através de “p0xp1” e o ângulo entre p0 e p1 encontrado por “p0.p1”
Mudança de base É preciso realizar a mudança de base do objeto para o sistema de coordenadas da câmera; Aplica-se na base do objeto a inversa da matriz de rotação calculada anteriormente;
Calcula-se a matriz de passagem entre as bases; Atualiza os pontos de arraste para a nova base
Resuldado - demonstração