4º Trabalho - Arcball André Luiz Reis. Maneira intuitiva de visualizar objetos 3D; Cria-se uma esfera em torno do objeto coincidindo seus centros de gravidade;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE 1 – Transformações - Translação
Advertisements

Daniel de Vasconcelos Campos
SISTEMA DE PARTÍCULAS e o resto da descrição deste movimento?
Real Time Rendering.
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Computação Gráfica Geometria de Transformações
ROTAÇÃO DE CÔNICAS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)
PERCEPTRON (CONTINUAÇÃO)
Imagens Equiretangulares
Conteúdo: - Matriz.
Visualização 3D Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.. Objetivo O objetivo de se usar Visão 3D em Realidade Virtual é garantir (e facilitar) a imersão.
O que é Iluminação? Fenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfícieFenômeno físico resultante da interação de fótons com uma superfície.
Introdução à Computação Gráfica Geometria
Transformações Geométricas em C.G.
Parte 1 – Conceitos de Real Time Rendering. a. Pipeline Gráfico.
Gestão de telas e ambientes em jogos 2D
Transformações Geométricas
Transformações Geométricas Coordenadas Homogêneas e Rotações.
Fundamentos de Computação Gráfica Prof.: Marcelo Gattass
Parâmetros Geométricos de Câmeras
MGattass Rotações e Quatérnios. MGattass Objetos compostos hierarquicamente.
Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass
Interface para rotações Tipo ArcBall
Trabalho 2 – Imagens Panorâmicas
Transformações Geométricas na Imagem Amostragem e Reconstrução.
Transformações Geométricas Coordenadas Homogêneas e Rotações.
Arcball Gustavo de Sá Carvalho Honorato. Sumário Introdução Algoritmo.
Dissertação de Mestrado
Camos – Terminologia Ponto diretor Ângulo de pressão Circunferência
CAPÍTULO Sistemas de referência 2. Modelo geométrico
Computação Gráfica: Aula4: Câmeras
Problema: Considerando que o disco da figura gira com velocidade de rotação de 1000 rpm e que a faca gira sobre a articulação “b” com velocidade angular.
Para que usamos os vetores na dinâmica ?
Ray Tracing.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
Rotações e Translações
Movimento circular uniforme Vetor posição Velocidade angular
Mudança de Variáveis em Integrais Duplas e Triplas
Espaço Vetorial Introdução Definição de Espaço Vetorial Subespaço
Números Complexos Definição: Um número complexo z pode ser definido como um par ordenado (x, y) de números reais x e y, z = (x, y) (1) sujeito.
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
GEOMETER’S SKETCHPAD O que é o Geometer´s Sketchpad? Isometria
Rotação Trabalho 3 Pablo Bioni. Implementação do Arcball O Arcball é uma maneira muito intuitiva e amplamente utilizada pelos principais softwares de.
Carlos Oliveira Rotação Carlos Oliveira
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Sistemas Lineares Métodos de Resolução Algébrico Produto de Matrizes
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Movimento circular uniforme
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Definições e Transformações Projetivas
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Coordenadas Definição: Diz-se que uma base é ordenada se a ordem dos vetores é fixada. Proposição: Dada uma base ordenada para o espaço vetorial, cada.
Skeleton and Skinning Pablo Carneiro Elias 30 de maio de 2006.
Visão Computacional Geometria de Transformações Luiz M. G. Gonçalves.
Retas paralelas aos Planos e Eixos Coordenados
Realidade Virtual Aula 5
ISOMETRIAS • Simetria Rotação Translação.
Figura 5 - O plano mostrando detalhes da projeção em perspectiva.
Arc Ball Luís César Arc Ball Modelo possui propriedades matemáticas interessantes como conservação da rotação; Transformações das.
Matemática e Física para Jogos
Números Complexos Forma algébrica Forma trigonométrica
Ângulos entre Planos Sejam os planos e assim os seus
Controle Cinemático de
Curso de Óptica Geométrica
Computação Gráfica IGCE – Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Transformações Geométricas
Proposta de trabalho: Rastreamento da movimentação de uma câmera.
Transcrição da apresentação:

4º Trabalho - Arcball André Luiz Reis

Maneira intuitiva de visualizar objetos 3D; Cria-se uma esfera em torno do objeto coincidindo seus centros de gravidade; Girando a esfera, giramos também o objeto

Duas rotações ou mais podem ser combinadas correspondendo a uma única rotação

Implementação Seleção de objetos, utilizando o ray tracing. Rotacionar mais de um objeto na tela.

Implementação - Quatérnio Transforma-se os pontos inicial e final de arraste da tela em quatérnios (q0 e q1) correspondentes na esfera do ArcBall; O quatérnio de rotação é calculado multiplicando q1 pelo conjugado de q0

Implementação - Matriz Transforma-se os pontos inicial e final de arraste da tela em vetores (p0 e p1) correspondentes na esfera do ArcBall; Matriz de rotação é calculada através de “p0xp1” e o ângulo entre p0 e p1 encontrado por “p0.p1”

Mudança de base É preciso realizar a mudança de base do objeto para o sistema de coordenadas da câmera; Aplica-se na base do objeto a inversa da matriz de rotação calculada anteriormente;

Calcula-se a matriz de passagem entre as bases; Atualiza os pontos de arraste para a nova base

Resuldado - demonstração