1 Tipos e Abertura de Empresa Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Empresarial I Aula 08
Advertisements

EMPREENDEDORISMO NO SETOR CONTÁBIL.
Contrato Padrão - Visão do Usuário
MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
O EMPRESÁRIO E A EMPRESA
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
Administração Administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas.
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
Disciplina Agroindustrial
GRUPO: IAGO BRITTO KARLA ALVES MILLENA ROCHA
ASSESSORIA MENSAL CONSULTE-NOS Quem Somos Área de Atuação Consultoria on-line Cadastre-se Fale Conosco Baixe a Apresentação INFORME JURÍDICO INFORME JURÍDICO.
PASSOS PARA O ABERTURA E ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA
SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Contabilidade Geral Celso Mesquita Celso Mesquita.
NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”
DISCIPLINA: Constituição de novos empreendimentos Aula 5 – II PARTE Assunto: O Plano de Negócios segundo o modelo do SEBRAE Prof Ms Keilla Lopes Mestre.
ASSOCIAÇÕES.
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
MARCO TÚLIO DE ROSE EIRELI VALE O ESFORÇO. EIRELI VALE O ESFORÇO EIRELI, O que é. Possibilidade de ser cooperativada. Vantagens deste ato. Tratamento.
Retaguarda - Cadastrar Empresa. Objetivo Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela,
Os Novos Marcos Regulatórios
Aspectos legais da atividade
PERFIL DO EMPREENDEDOR Essência Busca novos negócios e oportunidades Preocupação com a melhoria do produto É otimista e busca o sucesso Comprometimento.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
A TIVIDADE EMPRESARIAL Paula Freire A TIVIDADE EMPRESARIAL Conceito de empresa: “Atividade econômica organizada de produção ou circulação de bens.
Micro Empreendedor Individual
Preço na Prestação de Serviços
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
TIPOS DE EMPRESAS.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
A Sociedade em Nome Coletivo
CELSO TORQUATO JUNQUEIRA FRANCO
CONCEITO DE EMPRESÁRIO
1 Empreendedorismo Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Lucineide de Ávila Viana Grazyana Fernandes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1: Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano.
Gestão para pequenos escritórios de advocacia
Legislação comercial e societária #4
Disciplina: Organização do Trabalho
1 Investimentos em Startups Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
1 Lista de Exercício (Algoritmos de Substituição de Páginas) Prof. Alexandre Monteiro Recife.
SISTEMA CONTÁBIL PROJETO FINAL DE CURSO – INF 496 Graduando : Danilo Gonçalves Vicente Orientador : Mauro Nacif Rocha Site :
LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS
1 Governança de TI Exemplos de Modelos Melhores Práticas Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
CONCEITO LEGAL DE EMPRESÁRIO
EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA. A “empresa individual de responsabilidade limitada” (EIRELI) não é um empresário individual. É uma sociedade.
Cadastro de Empresa. OBJETIVO: Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela, terão influência,
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Introdução A abertura de novos negócios, baseados na criatividade e no empreendedorismo, é de suma importância para o desenvolvimento da economia. No entanto,
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
PROJETO DE PESQUISA – PLANO DE NEGÓCIOS TRABALHO DE CURSO I Prof. Dr. Roberto Morais.
LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS. MEI – MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EIRELI LTDA OUTRAS.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Pessoas Jurídicas e atividades econômicas Prof. Rafael Mafei.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
1 Empreendedorismo e as Organizações Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Plano de negócio Análise de Mercado
Links Utilitários Assessoria Contábil ComentáriosAlguns Serviços Restaurantes – Bares e Lanchonetes Entendemos que o atendimento para as empresas do ramo.
Transcrição da apresentação:

1 Tipos e Abertura de Empresa Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n /hangout: n Site: n Celular: (81)

Tipos de Empresas

n Sociedade Limitada – LTDA. (arti­gos 1052 a 1087 do Código Civil Brasi­leiro de 2002) n Micro-Empreendedor Individual – MEI (Lei Complementar nº 128/ 2008) n Empresa Individual de REsponsa­bilidade LImitada – EIRELI (Lei nº /2011)

Tipos de Empresas n Sociedade Limitada – LTDA: Para se abrir uma sociedade limitada é necessário ter pelo menos um sócio. Em caso de dívidas, os sócios responderão também com seus bens pessoais, dentro da sua parcela na sociedade. Por exemplo: se há dois sócios e cada um deles responde com 50% na sociedade, em caso de dívidas, eles dividirão ao meio a responsabilidade de pagamento. n Micro-Empreendedor Individual – MEI: A pessoa física não precisa de sócios para abrir a sua empresa. Porém, em caso de dívidas, seus bens privados serão usados para os devidos pagamentos aos credores. Isso também vale para dívidas pessoais, em que bens da empresa podem ser usados para quitá-las. Se o empresário for casado em comunhão de bens, os bens do seu cônjuge também podem servir como pagamento. n Empresa Individual de REsponsa­bilidade LImitada – EIRELI: A pessoa física que exerce atividade econômica sem sócios pode abrir uma Eireli. A principal diferença é que em caso de dívidas, o patrimônio pessoal do empresário não será usado para o cumprimento das obrigações. Resumindo, há uma separação dos bens pessoais dos da empresa. O capital social mínimo exigido para a abertura de uma empresa de responsabilidade limitada é de 100 salários mínimos.

Regime Tributário n Simples Nacional n Lucro Real n Lucro Presumido

Perfil das Empresas n O perfil das empresas optantes pelo regime de tributação Simples Nacional é: Margens de lucro médias ou altas. Custos operacionais baixos. Folha salarial média ou grande. Mercadorias não contempladas por benefícios do ICMS na modalidade geral. Mercadorias não submetidas ao regime de substituição tributária. Ter como cliente o consumidor final.

Perfil das Empresas n O perfil das empresas optantes pelo regime de tributação Lucro Real é: Folha salarial baixa. Margens de lucro baixa. Custos operacionais altos (aluguéis, fretes, energia elétrica e etc.). Mercadorias contempladas por benefícios do ICMS na modalidade geral. Mercadorias submetidas ao regime da substituição tributária. Independente do cliente comprador.

Perfil das Empresas n O perfil das empresas optantes pelo Lucro Presumido é: Folha salarial baixa. Margens de lucro reduzidas. Custos operacionais baixos (prédio próprio, compras sem frete, etc.). Mercadorias contempladas por benefícios do ICMS na modalidade geral. Mercadorias submetidas ao regime da substituição tributária. Independente do cliente comprador.

Abertura de Empresa n Em Pernambuco basicamente é que um usuário cadastrado no site da JUCEPE terá de prestar todas as informações necessárias da empresa já no ato da consulta de nome empresarial. n Esse procedimento será seguido de uma avaliação em conjunto pela Junta comercial, Secretaria da Fazenda e Prefeitura. n A Jucepe analisará a colidência de nomes e a validade do objeto social. n A Prefeitura avaliará a permissão da atividade econômica no endereço mencionado. n A Secretaria da Fazenda (no caso de empresa mercantil) fará a avaliação do quadro societário (sócios) da empresa.

Abertura de Empresa n Dados necessários para preenchimento do cadastro: Razão Social (Nome empresarial) Nome fantasia Endereço completo Dados dos sócios (Nome, endereço completo, CPF, RG, estado civil, regime de comunhão de bens (se casado), profissão, naturalidade.) Objeto social (Atividade a ser exercida) Valor e distribuição do capital social

Abertura de Empresa n Documentos necessários: Cópia de RG e CPF autenticados em cartório; Contrato de locação do imóvel ou escritura no caso de imóvel próprio. Caso não haja nenhum impedimento, serão liberados os documentos para assinatura dos sócios e pagamento de taxas. Mesmo diante dessa mudanças positivas, ainda se faz necessário a contratação de um serviço especializado na hora de abrir a sua empresa. Existem diversos fatores que influenciarão o empreendimento e que precisam ser analisados com atenção: 1. Que tipo de sociedade será constituída? 2. Será Empresa Individual, Ltda, Eireli? 3. Qual o regime de tributação que deve ser escolhido? 4. Qual a diferença entre eles e como minha empresa se adequará a isso? 5. A empresa poderá ser incluída no Super Simples?

Abertura de Empresa n As respostas as perguntas anteriores serão de fundamental importância e podem, por exemplo, influenciar na carga tributária a ser submetida à empresa pelo governo. n Existe uma infinidade de detalhes que só um escritório contábil pode analisar profissionalmente e ajudar o empreendedor a fazer uma opção mais viável ao negócio.

Abertura de Empresa n Custos de abertura de uma empresa n Taxas: Jucepe R$ 92,00 Empresa Individual R$ 267,00 Ltda R$ 511,00 Sociedade anônima Receita Federal R$ 21,00 Prefeitura R$ (Depende da cidade) Bombeiros R$ (Depende do tamanho do estabelecimento) Honorários dos despachantes R$ (varia)

Referências 1.DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço,