Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Escola Econômica Clássica
Mobilidade Espacial da População
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
GEOGRAFIA.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: A-01 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
GRADUAÇÃO 2008 Aula 08: A Constituição como Realidade Social II.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Antonio Neto Lima Bonfim
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
A GEOGRAFIA É NOSSO DIA A DIA NESTOR ANDRÉ KAERCHER
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
O processo de urbanização cap. 27
O Positivismo.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
O Local entre o Urbano e o Rural
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Karl Marx e a História da Exploração
Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.
Aula com base nos textos:
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
O Espaço Agrário e as relações com o Espaço Urbano Industrial
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
CULTURA JURIDICA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Agroecologia.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
Geografia Urbana Aula 1: introdução ao tema
Ciência, tecnologia e sociedade
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Área Urbana e Área Rural.
Unidade 1- O Espaço Geográfico
O espaço urbano e o processo de urbanização
Professora: Daniela de Souza
O Positivismo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
Campo e agropecuária.
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
Retomando....
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Coordenadora : Josandra Araújo
AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
1 ANO EM. CONCEITOS EM GEOGRAFIA  Espaço geográfico: De acordo com Milton Santos ( ) o espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Positivismo.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida

Imagens do chamado “Meio Rural”

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

Visões do chamado “Meio Urbano”

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

www.google.com.br

RELAÇÕES ENTRE MUNDO RURAL E MUNDO URBANO Histórico, situação atual e pistas para o futuro João Ferrão

Relações rural-urbano: uma história que importa compreender A velha oposição entre o mundo rural e o mundo urbano: complementaridade e simbiose? www.google.com.br

Tetralogia Uma função principal: a produção de alimentos; Uma atividade econômica dominante: a agricultura; Um grupo social de referência: a família camponesa, com modos de vida, valores e comportamentos próprios; Um tipo de paisagem que reflete a conquista de equilíbrios entre as características naturais e o tipo de atividades humanas desenvolvidas.

Este mundo rural secular opõe-se claramente ao mundo urbano, marca do por funções, atividades, grupos sociais e paisagens não só distintos mas, mais do que isso, em grande medida construídos “contra” o mundo rural. É o “mundo da FALTA”.

Esta oposição tende a ser encarada como “natural” e, por isso, recorrentemente associada a relações de natureza simbiótica: Ou seja, Campo e cidade são visualizados como complementares e mantêm um relacionamento estável num contexto (aparentemente?) marcado pelo equilíbrio e pela harmonia de conjunto.

Então....hoje está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. E, este é um tema relevante porque a diferença espacial do que é rural e do que é urbano é cada vez menos importante.

Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um “continuum” do urbano do ponto de vista espacial; Do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.

O corte urbano/rural relacionava-se ao conflito entre duas realidades sociais diferentes (uma em declínio, outra em ascensão. A dicotomia urbano-rural procurava representar, portanto, as classes sociais que contribuíram para o aparecimento do capitalismo ou a ele se opunham na Europa do século XVII e não propriamente um corte geográfico.

É a partir daí que o “urbano” passou a ser identificado com o "novo", com o "progresso" capitalista das fábricas; O Rural ou a "classe dos proprietários rurais", com o "velho" (ou seja, a velha ordem social vigente) e com o "atraso" no sentido de que procuravam impedir o progresso.

Uso do discursos para interesse econômico Os americanos intensificaram a identificação do meio rural com atrasado para justificar as suas propostas intervencionistas "de fora", entre as quais os programas de assistência técnica e extensão rural. Daí a proposta de modernização ser entendida como a introdução de "novos fatores” que incluíam desde as sementes geneticamente melhoradas da Revolução Verde, os adubos e defensivos químicos, as máquinas e equipamentos, até a educação formal, nos moldes urbanos.

Visando corrigir essa distorção o IBGE introduziu no Censo de 1991 outras unidades territoriais além das tradicionalmente utilizadas: Urbana; Rural; Urbana isoladas; Áreas especiais (de conservação e preservação ambiental, comunidades indígenas, etc); Aglomerados subnormais (favelas e similares); Áreas urbanizadas (dentro do perímetro legal e que apresentam efetiva urbanização); Áreas não urbanizadas (dentro do perímetro mas que não apresentam efetiva urbanização) Aglomerados de extensão urbana Assentamentos externos ao perímetro urbano legal, mas desenvolvidas a partir da expansão de uma cidade ou vila.