CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
Advertisements

Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Regina Célia Baptista Belluzzo
Práticas de Apoio à Gestão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
  ORGANIZAÇÕES.
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Comportamento Organizacional
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Aprendizagem Individual e Organizacional
Práticas de Apoio à Gestão
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
Trabalhando com Grupos
As Organizações vistas como cérebros
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Competências e Habilidades
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gestão por Competências
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Gestão do conhecimento e capital intelectual
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Bases para o pensamento
Tradicional O ensino como transmissão cultural
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
TIPOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM;
Tecnologia da informação
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Capítulo 7 Direção.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Profa. Dra. Léa das Graças Camargos Anastasiou
Fundamentos Administrativos Aula 9. Como lidar com as pessoas que trabalham com você Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
FABIANA PEREIRA 6ªFASE Q PAULO RICARDO TATIANA MARTINS VERIDIANA PINHEIRO.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
LEARNING ORGANIZATION
GESTÃO DO CONHECIMENTO Profª Drª Maria Tereza Leme Fleury.
Transcrição da apresentação:

CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO FLEURY, A. & FLEURY, M. T. (1995)

DEFININDO O QUE É APRENDIZAGEM Aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento.(Fleury, 1995). ...A aprendizagem é um processo que ocorre ao longo do tempo, bem como sua ligação com a aquisição de conhecimentos, uma compreensão mais profunda e melhor desempenho. (GARVIN, 2002).

Evento interno, não observável, inferido através do desempenho das pessoas (Fleury apud Lomônaco:1997).

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL X ORGANIZACIONAL É um processo de mudança contínua baseado em agregar novos conhecimentos com objetivo de ascensão social e/ou profissional.

MODELOS DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL Behaviorista: Focado no comportamento, uma vez que é observável e mensurável. Parte do princípio de que a análise do comportamento é a base do relacionamento interpessoal. Cognitivo: Baseado na explicação dos fenômenos mais complexos e soluções dos problemas. Leva em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

Não implica em mudanças comportamentais visíveis e mensuráveis. Aprendizagem organizacional: O que é: A fusão da abordagem behavorista e cognitiva a aplicadas nas organizações. Não implica em mudanças comportamentais visíveis e mensuráveis. Envolve novos processos de cognição, possibilitando compreender melhor o que está ocorrendo no ambiente (interno e externo).

Conceito de organizações que ganham: São organizações que possuem a capacidade de: Criar, adquirir e transferir conhecimentos. Modificar comportamentos rotineiros. Refletir novos conhecimentos e insights (ver a situação de outra maneira). Focadas no aprendizado e não no controle. Devem desenvolver cinco disciplinas: Domínio pessoal. Modelos mentais. Visões partilhadas. Aprendizagem em grupo. Pensamento sistêmico.

O FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Domínio pessoal: Baseado no autoconhecimento (conhecimento pessoal). As pessoas aprendem a ver a realidade de forma objetiva Modelos mentais: Visão pessoal do mundo em que está inserido. Visão do mundo e suas atitudes.  Construção de visão compartilhada: Quando as pessoas aprendem por vontade própria e não por obrigação. É decorrente de objetivos legítimos e concretos.

Aprendizagem em grupo: Ocorre quando a habilidade coletiva é maior que a individual. As pessoas aprendem a ver a realidade de forma objetiva. Visão sistêmica: Visão pessoal do mundo em que está inserido. Visão do mundo e suas atitudes.

Primeira Disciplina: Domínio pessoal. Através do domínio pessoal, as pessoas aprendem a clarear e aprofundar seus objetivos. É capaz de esclarecer o que realmente é importante para o indivíduo, onde deve concentrar suas energias, como desenvolver a paciência e como ver a realidade de maneira objetiva.

Segunda Disciplina: Modelos Mentais. São idéias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam o modo das pessoas encararem o mundo e suas atitudes. Os modelos mentais tornam-se espelhos, aprendendo a desenterrar imagens interiores do mundo, trazendo-as à superfície.

Terceira Disciplina: Construção de visão compartilhada ou Objetivo Comum. Consiste em objetivos, valores e compromissos que sejam compartilhados em conjunto por membros da organização. Se a organização tem um objetivo comum, concreto e legítimo, seus membros dão tudo de si e aprendem, não por obrigação mas, espontaneamente.

Quarta Disciplina: Aprendizagem em grupo. As habilidades coletivas são maiores que as habilidades individuais. Através do diálogo, o grupo poderá desenvolver várias idéias relevantes para a organização. Quando o grupo aprende, além de produzir resultados extraordinários, seus integrantes se desenvolvem com maior rapidez no sentido individual.

Quinta Disciplina: Raciocínio sistêmico. Só é possível entender um sistema observando-o como um todo, não apenas uma de suas partes. O negócio e outros trabalhos são sistemas que devem ser analisados em conjunto. Raciocínio sistêmico é uma estrutura conceitual, uma integração de conhecimentos e instrumentos com o objetivo de tornar mais claro esse conjunto e mostrar modificações para melhorá-lo. É considerado a quinta disciplina pois integra as demais, mostrando que o todo pode ser maior que a soma de todas as partes isoladas.

TIPOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 1. Aprendizagem em circuito único: apóia-se na habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a um dado conjunto de normas operacionais; 2. Aprendizagem em circuito duplo: depende da capacidade de olhar duplamente asituação, ou seja, questionando a relevância das normas de funcionamento. (Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional.RJ: Campus, 1992).

Tipos de Aprendizagem Organizacional

A Organização que aprende “ organização que aprende é aquela que dispõe de habilidades para criar, adquirir e transferir conhecimentos, e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e idéias”. (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p. 78-91, 1993).

Construção da Aprendizagem Organizacional Estágios da Aprendizagem Organizacional: Conscientização; Compreensão; Ação e; Análise. Tipos básicos de aprendizagem: aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisição); aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criação); disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização (disseminação).