1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
A crise mundial de confiança nas empresas:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Conceitos de Governança Corporativa
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
ECONOMIA EMPRESARIAL.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Conflito de Interesses
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 9
Pauta Fundamentos, objetivos, funções e ambiente da administração financeira Evolução da administração financeira Administração financeira contemporânea.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração Financeira
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Gestão de Meios de Hospedagem
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Administração Financeira
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos e Desafios Empresariais
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
GESTÃO FINANCEIRA 1 CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Planejamento e Responsabilidade Social
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Objetivos de Aprendizagem
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Disciplina: Técnicas de Negociação
GOVERNANÇA CORPORATIVA
TEORIA DA CONTABILIDADE
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Administração Financeira
Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Gestão de Pessoas.
©2003 South-Western Publishing Company 1 Governança Corporativa Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 10.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Preferências do acionista
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Administração Financeira
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas empresas tem sido alvo de muita atenção por parte da comunidade e da imprensa. As empresas, ao manterem padrões éticos elevados, fortalecem sua posição no mundo empresarial. Acredita-se que um programa eficaz de ética eleve o valor da empresa.

2 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Benefícios:  Pode evitar litígios em potencial e custos jurídicos;  Manter uma imagem positiva da empresa;  Aumentar a confiança dos acionistas;  Comprometimento e respeito dos stakeholders. Com tais ações, a empresa estará:  Mantendo e aumentando o fluxo de caixa;  Reduzindo o risco percebido, podem afetar positivamente o valor das ações.

3 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO ENTRE OBJETIVOS DE PROPRIETÁRIOS E DE ADMINISTRADORES CONFLITO ENTRE OBJETIVOS DE PROPRIETÁRIOS E DE ADMINISTRADORES “PROBLEMA DE AGENCY” Possibilidade de os administradores colocarem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa

4 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Questão de Agência (problema de agency) Relação entre Acionistas (Principals) e Executivos ( Agents) Os acionistas fornecem o capital próprio e objetivam a maximização de sua riqueza. Os executivos, contratados indiretamente pelos acionistas, via conselho de administração, são os responsáveis pela condução dos negócios de forma a atender aos anseios dos seus contratantes, ou seja, maximizar a riqueza dos acionistas.

5 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Questão de agência A alta administração pode ser vista como um agente dos proprietários. Na prática, no entanto, os administradores estão também preocupados com sua riqueza pessoal, estabilidade de emprego, assim como com benefícios supérfluos, tudo à custa da empresa.

6 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O que fazer para que não haja conflito entre metas da S.A e metas pessoais? O que fazer para que não haja conflito entre metas da S.A e metas pessoais?

7 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Como fazer para que os administradores não coloquem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa?

8 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Problemas de Agency Custos de agency Custos de agency Forças de mercado Forças de mercado

9 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Custos de agência Custos de agência Como fazer para que os executivos procurem agir de acordo com os objetivos dos acionistas ?   Criação de incentivos   Monitoração do comportamento dos executivos Custos de “Agency” - Soma dos Incentivos pagos e dos custos de acompanhamento

10 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Incentivos Salários Salários Planos de desempenho (baseado no LPA e o crescimento do lucro por ação) Planos de desempenho (baseado no LPA e o crescimento do lucro por ação) Bônus Bônus Dar opções de compra de ações (stock options) Dar opções de compra de ações (stock options) Benefícios Indiretos Benefícios Indiretos Automóveis Automóveis Escola Para filhos Escola Para filhos Cursos de extensão Cursos de extensão Moradia Moradia

11 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Acompanhamento Conselho de Administração/ Fiscal Conselho de Administração/ Fiscal Auditorias (Interna/Externa) Auditorias (Interna/Externa) Controladoria Controladoria Orçamentos (“Budget”) Orçamentos (“Budget”) Manuais de Políticas e Procedimentos (Controles Internos) Manuais de Políticas e Procedimentos (Controles Internos)

12 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Objetivo dos Executivos Sobrevivência/ Manutenção do emprego Sobrevivência/ Manutenção do emprego Aumento de sua riqueza individual Aumento de sua riqueza individual Segundo Willianson (1963) - Preferência por despesas (automóveis, local de trabalho, mobiliário) Segundo Willianson (1963) - Preferência por despesas (automóveis, local de trabalho, mobiliário) Independência - Liberdade de decisões Independência - Liberdade de decisões Auto-suficiência - não depender de agentes externos Auto-suficiência - não depender de agentes externos

13 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Força de mercado Formada pelos principais acionistas. São portadores de grandes blocos de ações da empresa e exercem pressão sobre a alta administração, exercitando quando necessário seu direito de voto para substituir administradores de baixa performance. Outra força de mercado é a aquisição do controle acionário por outra empresa, acreditando-se no aumento do valor da empresa.

14 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Força de mercado Takeover (tomada do controle por outra empresa, grupo ou outro grupo de acionistas). Caso as ações da empresa venham a cair muito por má administração, ela pode ser adquirida por concorrentes ou outros grupos de acionistas. Quando isto ocorre, geralmente muda-se o poder, que em cascata troca o conselho de administração que por sua vez, troca os executivos.

15 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica Estudo de Casos 2 – Problemas de Agency 3 - Produtos Barlet