Vanda Valle de Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Das violações e violências ao corpo da criança
Cursinho Primeiro de Maio
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
O turismo e a produção do não-lugar
A FELICIDADE PARADOXAL
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Agrupamentos sociais.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Curso Direito à Memória e à Verdade
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Os progressos da psicanálise
A TELEVISÃO.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Mecanismos de Formação de Opinião Pública
Estruturas e clínica psicanalítica
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
DISSERTAÇÃO: introdução
SEGUNDA LIÇÃO.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
PSICANÁLISE.
Senso e consciência moral
O Desejo.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
5. Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores do Direito.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Agressão, Violência e Desigualdade Social.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Inteligência emocional
Curso EFA Escolar B3 – Turma 1 Carvalhos, 12 de Março de 2008.
Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Tendências da Linguagem Publicitária
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
INCONSCIENTE Inconsciente: difere de ausência de razão e de falta de consciência. Duas instâncias que convivem num mesmo aparelho psíquico. Instâncias.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Subjetividade e Trabalho
A ação do Ministério da Justiça na proteção de crianças e adolescentes Demandas sociais e os limites na esfera noticiosa 21 anos da ANDI Junho de 2015.
Entre o bem e o mal 18/04/
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Televisão e Violência do Imaginário
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Moral e Ética: uma leitura psicológica
CULTURA ORGANIZACIONAL
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Em busca da felicidade.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Vanda Valle de Figueiredo “O espetáculo da violência e a cena inconsciente” Vanda Valle de Figueiredo

A mídia como objeto de estudo Participa da construção das representações sociais, crenças, percepções, juízos e valores de uma população Possui uma função pragmática orientadora de condutas Pode despertar interesse do público para qualquer tipo de assunto/conteúdo Faz espetáculo da violência e alimenta a cultura do medo Desempenha um papel capital nas campanhas eleitorais Interfere no comportamento de crianças e adolescentes, principalmente nos aspectos sexual, alimentar, social, do uso de álcool e outras drogas. Pode transformar qualquer coisa em objeto de consumo.

A sociedade do espetáculo “Espetáculo” não é algo que se limita à difusão um conjunto de imagens, mas diz respeito a uma relação social entre as pessoas, midiatizada por imagens, e que se encontra estreitamente ligada ao consumo. Guy Debord, 1967

O quê alimenta a dimensão do “espetáculo” na mídia? O espetáculo na mídia se sustentaria a partir da atitude de um público “consumidor” que o retroalimenta? Qual seria essa atitude do público?

Os crimes atentamente acompanhados pela opinião pública, que chamam a atenção pelo excesso de crueza com que foram cometidos e com que são exibidos na imprensa, na internet, na televisão, fazem apelo ao espetáculo.

Como o público “participa” do espetáculo criado em torno do crime? “E nós, o público, tal como o coro da tragédia antiga, acompanhamos, impotentes e emocionados, a progressão do drama, a ela assistimos até o desfecho. Nos posicionamos, sentados em nossa poltrona de espectadores, a acompanhar ansiosamente os progressos da investigação pela televisão.” Susini, 2006

Haveria uma relação entra a cena da mídia e a cena inconsciente? Para a psicanálise faz sentido analisar a cena da mídia mediante o que denominamos como “a outra cena” ou a cena inconsciente. Porque as cenas dos crimes bárbaros, da exibição do terror e da tragédia tocam exatamente num ponto da nossa constituição subjetiva. Esse ponto permanece recalcado, fora da consciência. Nessa instância, inconsciente, permanecem as nossas tendências mais agressivas, que se tornam a fonte de nossa posição de espectadores do grotesco.

“Reflexões para os tempos de guerra e morte” “ A sociedade civilizada, que exige boa conduta e não se preocupa com a base pulsional dessa conduta... se permitiu o engano de tornar maximamente rigoroso o padrão moral, e assim forçou os seus membros a um alheamento ainda maior de sua disposição pulsional” Freud, 1915

Ética e Psicanálise A psicanálise reconhece que há uma crise ética contemporânea, crise no reconhecimento da Lei e portanto do limite ao gozo. A perda de gozo, a impossibilidade de uma satisfação plena da pulsão se dá pela entrada do sujeito na linguagem. Uma vez que a entrada na linguagem, por efeito da Lei, é a condição da participação dos sujeitos no laço social, o que o apelo contemporâneo ao gozo faz é dificultar nosso reconhecimento da Lei e de um desejo marcado pela falta.

Ética e Psicanálise A psicanálise poderia dizer que o compromisso do sujeito com seu desejo, a aceitação da falta, do conflito constitutivo de nossa condição e do saber inconsciente pelo qual o sujeito deve responsabilizar-se podem ter conseqüências éticas.

Obrigada. vanda@uvv.br