ROBÓTICA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO COM ClASSMATE João Vilhete V. d'Abreu NIED/UNICAMP Bruno Leal Bastos Fernando Ortolano Henrique V. Souza Josué J. G. Ramos – CTI/MCT
RBPC Robótica Pedagógica de Baixo Custo –RBPC Uma iniciativa conjunta de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer CTI/MCT e do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP
Objetivo da RBPC Desenvolver ações de pesquisa que têm como finalidade o uso materiais alternativos, recursos de hardware e de software livre como forma de se viabilizar projetos educacionais na área de Robótica Pedagógica – RP.
Projeto Robótica Pedagógica de Baixo Custo com Classmate (UCA) e Scratch
Scratch uma linguagem de programação multimídia
Scratch, uma linguagem de programação multimídia Lançado pelo MIT Media Lab o Scratch é uma linguagem de programação multimídia que permite a crianças, jovens e adultos criarem e compartilharem jogos, arte interativa, estorinhas e muito mais; O Scratch pode ser baixado gratuitamente da Internet no site e está disponível em várias línguas, inclusive em português.
Scratch, uma linguagem de programação multimídia
Scratch, uma linguagem de programação multimídia
Scratch, uma linguagem de programação multimídia Uma forma de se programar no Scratch consiste em encaixar blocos para criar histórias, jogos e animações
Programando no Scratch
Editor de Pintura Scratch
Classmate e Scratch
Exemplo de Programa Monitor: visualização das entradas/sensores Liga o motorAtiva Sensor
Ambiente Classmate e Scratch Ubuntu verão 9.10 (sistema operacional) Programação Scratch (ambiente) Placa Arduino (Interface Eletrônica)
Descrição A utilização do conjunto Scratch Arduino possibilita controle, via Classmate, de motores atuadores, sensores e luzes, dos mais variados tipos, possibilitando o desenvolvimento de atividades de Robótica Pedagógica.