1 23º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP VIII Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul Congresso Euro-americano de Motricidade Humana.

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Transcrição da apresentação:

1 23º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP VIII Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul Congresso Euro-americano de Motricidade Humana Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP

2 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Formação Profissional EF – Brasil Breve introdução Início 1909 – Força Pública do Estado de São Paulo Preparação de Instrutores de Educação Física (ginástica) Preparação de Soldados

3 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP O Esporte desenvolveu-se sem controle oficial até Organizado e praticado em Clubes Esportivos 1ª participação nas Olimpíadas – 1920 Diversas competições internacionais anteriores Recrutou o pessoal necessário de forma casual com perfis diversos: treinadores vindos do exterior; pessoas interessadas e motivadas pelo esporte; ex- atletas e mesmo voluntários de boa vontade.

4 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP A EF esta presente na escola brasileira há mais de 100 anos Na década de 1930 foram criadas as primeiras escolas civis de EF do Brasil: Uma em São Paulo – Estadual Uma no Rio de Janeiro – Federal Finalidade: preparar professores de EF para o ensino secundário e, complementarmente, treinadores esportivos e massagistas.

5 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Mercado de trabalho em EF limitava-se as escolas a formação nos cursos de licenciatura (formação de professores) atendia bem as necessidades de formação. Poucas escolas de EF

6 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Década de 1970 Aumento da demanda no esporte e surgimento do mercado de trabalho mais amplo e diversificado em EF Os cursos de Licenciatura procuraram adequar-se. Houve prejuízo na formação de professores. Aumento significativo de escolas de EF

7 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP O fato levou a Resolução CFE 3/87. Possibilidade do Curso de Bacharelado em EF, Reflexão sobre o significado da licenciatura. A profissão ainda não estava regulamentada. Os cursos mantiveram a denominação de licenciatura mas buscaram adaptar-se as necessidades do mercado. Mais uma vez a EF escolar foi esquecida Continuo aumento das escolas de EF

8 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Hoje temos demanda por profissionais de EF; Temos a regulamentação da profissão (lei 9696/98). Temos legislação específica para formação de professores de EF (Resolução CNE 1/2001) – espera- se a correção do rumo da formação e revalorização do professor de EF escolar Temos legislação específica para formação de profissionais de EF (Resolução CNE 4/2004) – espera-se mais atenção ao mercado e competência profissional

9 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Existem no Brasil mais de 500 cursos superiores de EF – licenciatura – bacharelado. Aproximadamente alunos de EF Pós-Graduação: Programas de Mestrado e Doutorado com significativo número de mestres e doutores

10 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP O art. 217 da Const. Brasileira expressa: “É dever do Estado fomentar práticas esportivas formais e não-formais como direito de cada um...” População Estilo de vida moderno sedentário

11 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Const. Brasileira – Art 5º (direitos do cidadão); item XIII – É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício, profissão..., atendidas as determinações da lei. A lei ai referenciada é a Lei 9696/98 A prestação de serviços à sociedade no campo (da EF) das atividades físicas e esportivas é prerrogativa do profissional de EF Registro profissional no sistema CONFEF/CREFs

12 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Mercado de trabalho em expansão Opções do mercado de trabalho do Profissional de Educação Física: Licenciatura: Magistério ensino fundamental e médio Bacharelado: Orientador de Exercícios Físicos Treinador Esportivo Preparador Físico de Atleta Avaliador Físico Recreador de Atividades Físicas

13 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Mercado de Trabalho Licenciados: Escolas Bachareis: Clubes Esportivos ; Academias de Ginástica e Musculação ; Centros Esportivos ; Centros de Avaliação Física ; Trabalho Autônomo ; Acampamentos ; Hotéis de Lazer ; Empresas de Serviço e Industriais ; Hospitais e centros de saúde ; Casas de abrigos ; etc.

14 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Fiscalização do exercício profissional e mercado de trabalho. CONFEF/CREFs Ministério do Trabalho e Emprego O cidadão através desses órgãos

15 Educação Física: Formação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho no Brasil Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, CREF G/SP Momento Histórico da EF no Brasil 10 anos da Regulamentação Momento de mudanças - difícil Momento de expectativa – otimismo Muito Obrigado pela Atenção