Rede de Ministérios Ministérios Co-Dependentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEVANDO A PALAVRA DE DEUS
Advertisements

Em 2013 Eu QUERO Fazer a Diferença!!! Pr. Ricardo Rodolfo
A GRANDE AVENTURA INFANTIL
A dinâmica da vida de Cristo no meio do seu povo
“Eu não faço parte do grupo”; “Eu não me encaixo”;
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
Dons Espirituais – Como descobrir o meu?
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
Crescimento Integral Sustentável
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
O QUE É UMA IGREJA EM CÉLULAS?
A PARÁBOLA DA CASA DE PEDRA
Quem é você no Corpo de Cristo?
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
Penso que o que procuramos
A importância da união feminina
Igreja: Família de Deus
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
DISCIPULADO UM CAMINHO AO SERVIÇO
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
As cinco funções da célula
IGREJABATISTABRASILERIA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Qual é a sua contribuição?
Como Descobrir meus Dons Espirituais
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Diáconos JESUS Pastor IGREJA BATISTA JARDIM DA PRATA
A IGREJA DE CRISTO.
15 DISCIPULADO E MISSÕES. 15 DISCIPULADO E MISSÕES.
Uma igreja viva para um Deus vivo
Para um Tempo como Este Por Dr. Ella Smith Simmons
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.Penso que o que procuramos são experiências que nos façam sentir que estamos vivos.” ( J.Campbell)
Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de equipe.Poucas relações são tão importantes na causa de Deus como o espírito de.
LIÇÃO 1 - E DEU DONS AOS HOMENS
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Crescendo em Comunidade
“Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida
IGREJA DO PARAÍSO.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
2. Uma comunidade carismática
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Quem somos? Uma Igreja fechada em si mesma que não causa transformação na sociedade em que está. Sem boas sementes não há uma boa colheita. Teve crescimento.
6. Uma comunidade adoradora
9. Uma comunidade acolhedora
Reunião de Ministros 08/10/2011.
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
Vivendo o Propósito da COMUNHÃO COMUNHÃO. FOMOS FORMADOS PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS.
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
IGREJA Princípios e propósitos. IGREJA Princípios e propósitos O que é? Manifestação do Deus vivo na terra.
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Dons Espirituais Ferramentas de Deus para edificação do corpo de Cristo Aula 2: Acima de tudo Unidade.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
TEXTO BÍBLICO: “ Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um.
Nosso Desafio: Reconstruir uma Comunidade de Confissão Luterana no Bairro Mathias Velho, em Canoas Começamos em Março de 2007.
1 Quatro obstáculos ao funcionamento do Corpo de Cristo.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27)
MEUS DONS ESPIRITUAIS. A igreja é mais do que uma organização; é um organismo.A igreja é mais do que uma organização; é um organismo. Paulo descreve a.
Transcrição da apresentação:

Rede de Ministérios Ministérios Co-Dependentes

1 Coríntios 12 Rede de Ministérios As Escrituras comparam a igreja a um corpo. Sabemos que, num corpo normal e saudável, todas as partes exercem uma certa função. Algumas são mais vistas do que outras, mas todas trabalham... Esta comparação não foi feita aleatoriamente. Quando o apóstolo Paulo escolheu esta figura, ele estava querendo nos mostrar a importância de cada pessoa, como membro do corpo, exercer sua função.

Rede de Ministérios PESSOAS CERTAS, NOS LUGARES CERTOS, PELAS RAZÕES CERTAS... Alguém já disse que os membros de nossas igrejas, de um modo geral, se dividem em três categorias: os que fazem as coisas acontecerem, os que observam as coisas acontecerem, e os que nem sabem o que está acontecendo... Isso porque, com o passar dos séculos, nos afastamos do plano original de Cristo para sua Igreja: transferimos praticamente todas as tarefas do Corpo para a figura do líder da igreja (pastor, presbítero, ancião, reverendo...), elegemos uma diminuta percentagem dos membros do corpo para a execução do trabalho restante, enquanto a grande maioria dos membros permanece na “torcida” para que tudo dê certo, limitando-se a uma vida espiritual medíocre e infrutífera. De acordo com a descrição de Bruce Bugbee e Armando Bispo, no livro “Como Descobrir seu Ministério no Corpo de Cristo”, a maioria das igrejas podem ser comparadas a uma partida de futebol, onde vemos 22 jogadores em campo, precisando desesperadamente de descanso, e 22 mil nas arquibancadas, precisando desesperadamente de exercício... Esta realidade, com certeza, não se assemelha nem de longe à descrição de Corpo feita pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 12.

Rede de Ministérios Temos perdido muito tempo investindo em “programas” e “estruturas”, e relegado o ser humano a um lugar de coadjuvante. O alvo da Rede é que a igreja volte seu foco para as pessoas, pois foi por elas que Jesus Cristo verteu seu sangue na cruz do Calvário, e são elas que virá buscar para reinarem com Ele em glória. Vários fenômenos sociais modernos têm, cada dia mais, nos afastado uns dos outros. Nossas personalidades têm sido arranhadas e distorcidas pelo simples fato de sermos, muitas vezes, coagidos a viver como “ilhas”. Sutilmente, esta filosofia satânica têm entrado em nosso meio, e os princípios de comunhão, unidade e mutualidade têm perdido seu real significado. Precisamos resgatar a característica primária do cristão: o amor. O amor por pessoas, por gente, e não por programas e estruturas. É preciso inverter nossos valores: não podemos mais aceitar que pessoas sejam forçadas a se enquadrar a organogramas pré-estabelecidos, ou departamentos pré-determinados. O foco central da igreja deve estar nas pessoas, portanto, são os departamentos, organogramas e sistemas que precisam ser modelados.

A Rede de Ministérios tem como alvo: Equipar e aperfeiçoar os crentes conduzindo-os ao serviço cristão para serem frutíferos e realizados em um significativo LUGAR DE SERVIÇO. Um crente atingirá este alvo dando sua contribuição única e pessoal ao Corpo de Cristo, através de sua paixão, seus dons espirituais e seu estilo pessoal.

Rede de Ministérios O QUE ISSO REPRESENTA PARA VOCÊ? Contribuição única – representa a expressão da singularidade de cada indivíduo. Paixão – representa servir em um ministério com entusiasmo e envolvimento emocional. Dons Espirituais – representa desempenhar funções que utilizam os dons concedidos pelo Espírito Santo a cada crente. Estilo Pessoal – representa desempenhar funções sem esgotamento emocional. Frutífero – representa obter resultados positivos. Realizado – representa elevar seu senso de satisfação pessoal por estar glorificando a Deus e edificando outros. Significativo – representa a certeza de estar “fazendo diferença”.

Rede de Ministérios Importante Saber que: 1. Servir é um mandamento bíblico A disposição para o serviço não é facultativa, e nem representa uma atitude caridosa. Servir é uma questão de submissão ao ensinamento de Jesus Cristo. 2. Cada crente tem pelo menos um dom espiritual Quando experimentamos o novo nascimento em Cristo, recebemos em nós o seu Espírito Santo, que nos concede dons espirituais para o exercício do ministério para o qual fomos criados. Ninguém pode dizer que não possui dom algum. 3. Todos os crentes são chamados para serem ministros e sacerdotes Se todo crente possui um dom espiritual, todo crente tem um ministério a exercer e deve ser considerado um ministro do Senhor. 4. Ninguém foi criado para somente "apoiar" o ministério de outra pessoa É muito comum ouvirmos palavras de ânimo tais como: "Estou aqui para apoiar o seu ministério". A intenção é boa, mas Deus criou cada um de nós com um ministério específico, único e singular. 5. O serviço é uma forma de adoração, e a adoração glorifica a Deus A meta final de todo serviço é a glorificação do nome de Deus, e nunca o proveito próprio.

Rede de Ministérios Importante Saber que: 6. O desempenho do serviço promove a edificação da igreja Todo ministério precisa ser exercido sem se perder a visão de Reino, a edificação de todo o corpo. 7. Nenhum crente tem todos os dons Todos precisamos uns dos outros. 8. Prestaremos conta ao Senhor de como os nossos dons foram usados Recebemos dons espirituais para usá-los na glorificação de Jesus e no crescimento e edificação da Igreja. Se ignoramos tais dons, os "escondemos", ou o utilizamos para proveito próprio, estamos sendo maus administradores daquilo que recebemos do Pai. 9. Nenhum ministério é mais importante do que outro O zelador, a professora, a cozinheira, o tesoureiro, o pastor, a recepcionista... todos desempenham ministérios igualmente importantes e necessários para o corpo de Cristo. Precisamos uns dos outros para completar a plenitude de Cristo. Carecemos daquilo que não temos para que o corpo de Cristo seja equilibrado e saudável. 10. Diversidade não é divisão A Graça de Deus é multiforme, e ela se revela a nós de maneiras diferenciadas. É um grande erro tentar "padronizar" os membros de uma igreja. Seria como violentar a ação criadora de Deus. Precisamos aprender a respeitar e conviver com as diferenças.

Rede de Ministérios Importante Saber que: 11. As pessoas precisam servir em lugares significativos, cumprindo um propósito singular Servir a Deus com alegria é o nosso ideal, e isso só será possível se estivermos no lugar certo. O trabalho cristão não pode ser visto como uma "cruz" pesada, pelo contrário, o serviço é um privilégio, e traz um grande sentido de contentamento e realização. Por isso, servir não implica simplesmente em ocupar algum “cargo” na igreja, muito mais do que isso: é um estilo de vida! 12. A contribuição singular de cada pessoa em um ministério fará diferença no Reino, com implicações para a eternidade A característica principal de um trabalho frutífero é a transformação de uma vida ou de todo um grupo. O serviço existe para impactar, edificar, transformar, construir, abençoar, refletir a glória de Cristo, e mudar uma determinada realidade. Não é mera ocupação, é ministração. 13. Cada servo tem algo para dar e algo para receber no corpo de Cristo, estabelecendo relacionamentos interdependentes O modelo bíblico de relacionamento não é alicerçado na dependência unilateral, nem na independência centrada do “eu”. Nosso desafio é reaprender a nos relacionarmos de maneira interdependente e saudável – suprindo-nos uns aos outros. 14. Cada pessoa é nota "10" em alguma área, ninguém é nota "10" em tudo Não é justo depositar no líder da igreja, a expectativa de que ele saberá fazer todas as coisas concernentes ao Reino de Deus. O pastor (bem como os bispos, presbíteros, anciãos, diáconos, e todos os “obreiros”) ocupam funções de liderança, mas não detêm todos os dons e, com certeza, são limitados em algumas áreas. É aí que entra a interdependência do corpo. 15. Dons sem amor não cumprem os propósitos de Deus Deus não está tão preocupado como o quê fazemos, mas sim com o espírito em que servimos. Se usamos ao máximo nossos dons espirituais, por exemplo, mas não temos amor, não agradamos a Deus nem damos uma contribuição importante.

Rede de Ministérios Colocando em PRÁTICA

Rede de Ministérios Como funcionam os ministérios co-dependentes? Cada ministério está ligado a um único corpo e desempenham juntos as suas funções. Todos os ministérios tem um mesmo objetivo, GANHAR ALMAS, mas cada um no seu âmbito de atuação. Cada ministério tem um líder e todos estes líderes estão sob uma mesma liderança. As atividades e eventos realizados pelos ministérios são de toda a igreja e não só daquele ministério em específico. Existe uma única agenda na igreja com a programação de todos os ministérios.

Coordenadoria de ministérios Rede de Ministérios Coordenadoria de ministérios Ministério A Ministério C Ministério D Ministério B

Rede de Ministérios Os atuais ministérios na Comunidade da Esperança estão divididos em 5 áreas de interesse: Administração Eclesiástica – é tudo o que envolve o bom funcionamento da igreja e dos cultos, normalmente participante de todos os acontecimentos. Ensino e Discipulado – Envolve os ministérios desenvolvedores de relacionamentos. É voltado ao ensino e desenvolvimento cristão pela Palavra. Juventude Nazarena Internacional – Todas as atividades e ministrações para jovens e adolescentes que vão de 12 à 40 anos Missões Nazarenas Internacionais – Apesar de todos os ministérios tomarem o evangelismo como principal meta, alguns são especificamente destinados a este propósito. Adoração Cristã – Celebrações e organização dos cultos. Tudo o que envolve as funções do clero e voltados para o pastoreio.

Administração Eclesiástica Rede de Ministérios Administração Eclesiástica Secretaria Zeladoria Manutenção Logística Mídia e Comunicação

Ensino e Discipulado Rede de Ministérios Berçário Crianças (Depto. Infantil) Ministério da Família Juniores Ministério com Mulheres Ministério com Homens Ministério com Deficientes Auditivos Ministério de Escola Bíblica Dominical

Rede de Ministérios Juventude Nazarena Jovens Adolescentes

Missões Nazarenas Rede de Ministérios Boas Vindas Compaixão Evangelismo Visitação Hope Day Artesanato

Adoração Cristã Rede de Ministérios Música (Louvor, Coral) Dança e Artes Recepção Obreiros do Altar

Qual é o ministério certo? Rede de Ministérios Envolva-se já Você é a pessoa certa! Este é o tempo certo! Esta é a igreja certa! Qual é o ministério certo?