BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.

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Transcrição da apresentação:

BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. + Também no Art.26 da LDB:"Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar.“

BASE LEGAL + 2013: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN): Orientações do currículo por etapa, modalidade e atendendo às diversidades + 2014: Lei 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação (PNE): Estabelece o prazo de 02(dois) anos para que o MEC, em articulação e colaboração com os entes federados, encaminhe ao CNE, proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos do Ensino Fundamental e Médio, precedida de consulta pública.

Base Nacional Comum – Ciclo 2015 e 2016 Mobilização Lançamento do Portal da Base Nacional Comum Webconferências Contribuições de universidades e associações acadêmicas e científicas no documento de referência – Evento nacional para discussão do documento de referência Lançamento de campanha nacional em diversas mídias para mobilização das escolas - Discussão Nacional Discussão nas escolas de educação básica Coleta de contribuições em sistema de informação via portal Consolidação de contribuições das escolas em cada estado Realização de Seminários Estaduais para consolidação de contribuições no estado Realização de Seminário Nacional para consolidação de propostas estaduais - abr/16 Consolidação da Base Nacional Comum Reuniões com a Comissão de Especialistas por Área de Conhecimento Consolidação das contribuições estaduais Apresentação do documento final da Base Nacional Comum Entrega do documento ao Conselho Nacional de Educação Definição e pactuação de estratégia de implementação da Base Nacional Comum Apoio técnico e financeiro a estados e municípios para a implementação da Base Nacional Comum Fonte: MEC,2015

Datas Importantes...

CRONOGRAMA Webconferência – 10h às 12h Webconferência com os campi 13/11/2015 Momento de estudo nos campi 16 a 27/11/2015 Sistematização das contribuições das regionais de Ensino para discussão da BNCC Webconferência – 10h às 12h Dia “D” – Linguagem 30/11 Dia “D” – Matemática 01/12 Dia “D” – Ciências da Natureza 02/12 Dia “D” – Ciências Humanas 03/12

CRONOGRAMA 25/11/2015 Envio das contribuições/campi para PROEN Seminário de Orientações – Comissão Regional Abertura de espaço pela SEDUC nos Municípios 25/11/2015 Envio das contribuições/campi para PROEN 10/12/2015 Inserção das contribuições da BNC Até dia 15/12 Seminários Estaduais Até final de março de 2016 Envio para o Ministério da Educação no sistema do documento final do estado Até 15/04/16

A SEDUC abrirá espaço nas escolas para que o IFAM, nos municípios, participe da transmissão do Seminário de Orientações para o dia “D” que ocorrerá no dia 25/Novembro, (Manhã e Tarde)

Estamos aguardando a definição dos locais da transmissão do Seminário de Orientações para informá-los.

Site... www.basenacionalcomum.mec.gov.br

CADASTRE-SE...

O cadastro está condicionado ao CENSO 2014. Cadastro da “ESCOLA” O cadastro está condicionado ao CENSO 2014. Neste sentido, se houve mudança da Direção Geral do campus, deverá ser utilizado o CPF do diretor cadastrado anteriormente. Deverá ser indicada uma pessoa que ficará responsável pela inclusão das informações no site.

O cadastro das informações será realizado utilizando o CPF. Cadastro da “ESCOLA” O cadastro das informações será realizado utilizando o CPF. Assim, a pessoa responsável pelo cadastro somente contribuirá na inserção das informações, sendo impossibilitada a sua contribuição individual nesse momento.

O momento é de estudo e análise do Documento BASE. O IFAM precisa contribuir nessa discussão para ter suas reivindicações contempladas, principalmente, em virtude da repercussão na (Re)construção de nossas Matrizes Curriculares.