Na conquista dos direitos de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Prática de Ensino: Educação Básica
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
SISTEMAS DE ENSINO.
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO DIREITO À EDUCAÇÃO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Diretoria de Currículos e Educação Integral
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Constituição Federal de 1988
A construção da Base Nacional Comum
Seminário: Base Nacional Comum
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Base Nacional Comum Curricular: como fica a educação brasileira?
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Na conquista dos direitos de aprendizagem

INDICADORES HISTÓRICOS POR UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – SNE

O QUE TEMOS HOJE NO BRASIL? Constituição de 1988 e a LDB 9394-96; Diretrizes Curriculares para Educação Básica; Diretrizes para diversas Modalidades Educacionais; Fóruns de Educação – nacionais, estaduais, municipais; Conferências Nacionais, Estaduais, Regionais, Municipais – ESCUTA;

O QUE TEMOS HOJE NO BRASIL? Plano Nacional de Educação (2 anos) – PEE e PME; Fundeb; Lei do PISO – Valorização do Magistério; Financiamento atrelado ao PNE, PEE e PME; Sistema Nacional de Avaliação;

O QUE TEMOS HOJE NO BRASIL? Sistema de Formação – PACTOs; Reestruturação do Ensino Médio – Integralidade do Currículo; Financiamento para escolas – ampliação curricular (Mais Educação, ProEmi); Reestruturação Curricular de muitas IEs.

O QUE FALTA? BASE NACIONAL COMUM

REFERÊNCIAS LEGAIS LDB 9394 - 96 PNE PEE IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum. PNE 7.20) Estabelecer diretrizes pedagógicas para a educação básica e parâmetros curriculares nacionais comuns, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local. PEE 8.20) Estabelecer diretrizes pedagógicas para educação básica com definição curricular comum para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional do estado do Maranhão.

O QUE DEFINE O CURRÍCULO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA? CURRÍCULO DIVERSIFICADO

O QUE É A BASE NACIONAL COMUM? Conjunto de direitos de aprendizagens básicas das áreas de conhecimento e disciplinas, em cada ano escolar, articulados aos aspectos da vida cidadã que devem constar nos currículos da educação básica (Ed Infantil, Ens. Fundamental e Médio)

O QUE É A BASE NACIONAL COMUM? BCN não é o currículo é parte dele; É continuação dos trabalhos das Diretrizes Curriculares Nacionais; Deixa claro os direitos de aprendizagens por ano da Educação básica; Respeito a diversidade nacional; Construída e validada pelos professores que vão utilizar; Deve ser clara, concisa para ser aplicada; Conter o que deve ser ensinado por disciplina e por ano; 93% dos professores querem a BNC conforme pesquisa do MEC com os professores; PACTO FEDERATIVO – construção da BNC.

QUAIS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A BNC? Construção participativa da Base Nacional Comum – BNC (Reuniões do CONSED, UNDIME e MEC); Base Nacional Comum – BNC , pronta até junho de 2016; SEDUCs e UNDIMEs– Responsáveis pela organização e estruturação da BNC nos Estados, envolvendo redes públicas, privadas, IES e outras instituições; Encontros periódicos com os Estados – com professores e técnicos; Ações do MEC a partir da definição de estratégias de construção da BNC.

ALGUMAS AÇÕES DEFINIDAS PELO MEC PARA CONSTRUÇÃO DA BNC Formar um grupo de especialistas de todo Brasil para organizar um documento preliminar; Construir um documento preliminar da BNC para consulta pública; Organizar um grupo de coordenadores estaduais da BNC composto por todas as Ufs; Estabelecer um processo de discussão nacional sobre a BNC – parceria institucional

Base Nacional Comum – Ciclo 2015 e 2016 Mobilização Discussão Nacional Consolidação da Base Nacional Comum

COMO COLABORAR NA CONSTRUÇÃO? Cadastro Individual – realizado por qualquer cidadão que se disponha a colaborar com a construção do documento Cadastro por redes de ensino - Estadual: a participação se dá por escola e é sistematizada pelas regionais de ensino que são sistematizadas - Municipal: a participação se dá por escola e é sistematizada por município. - Privada: a participação se dá por escola e organizada pelo município. Cadastro de organizações diversas: a entidade se cadastra e faz apreciações ao documento.

Estratégia Nacional para construção da BNC: basenacionalcomum.mec.gov.br Estratégia Nacional para construção da BNC: PORTAL DA BASE

Contribuições: Questões Objetivas e um parecer subjetivo Compilação Contribuições: Questões Objetivas e um parecer subjetivo Todas as escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas do Brasil

PRECISAMOS PROMOVER UMA DISCUSSÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM

PORTAL DA BASE

PORTAL DA BASE

PORTAL DA BASE

PORTAL DA BASE

PORTAL DA BASE

Acessem o site: semedburiti. com Acessem o site: semedburiti.com.br e conheçam o material utilizado nas formações, bem como, o link da Base Nacional Comum Curricular - BNCC