A TEMÁTICA DA SEGURANÇA NAS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI DE 2003 A 2014: UM BALANÇO PRELIMINAR DE UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO. Prof. Dr. Tomaz Espósito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Alessandro Teixeira Presidente.
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
VII Fórum Nacional de Segurança Pública
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
Prof. Me. Tomaz Espósito Neto
PROJETO DE PESQUISA A Soberania Nacional em Face dos Tratados Bilaterais - A Questão do Tratado de Itaipu Aluno Wilson Moretti Mencaroni Orientador Prof.
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
FRANCISCO DRUMOND MARCONDES
Movimentos sociais e controle democrático
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Tendências da Gestão Pública nos Países da OCDE
O ESTADO, O DESENVOLVIMENTO E A FEDERAÇÃO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
Regiões Metropolitanas Desafios e fragilidades Sergio de Azevedo & Virgínia Rennó dos Mares Guia.
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Psicologia e Segurança Pública
Resultados do exercício de categorização dos mandatos.
XI Marcha dos Prefeitos
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Triangulação de métodos
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Política Externa Brasileira
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Associação Brasileira
Estruturas e linguagens de exclusão: Brasil 2015 Estruturas e linguagens de exclusão: Brasil 2015 Márcia Lima Departamento de Sociologia (USP) Pesquisadora.
A Política Externa do Governo Fernando Henrique Cecília Peres Damião Teixeira Elma Edlla Rigel Barbalho José Augusto Guilhon Albuquerque 1.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Aula 13. A Política Externa Brasileira e a Cooperação Sul-Sul FLP 0437 – Política Externa Brasileira Instituto de Relações Internacionais – USP Prof. Pedro.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
Clique aqui para iniciar!aqui ESC interrompe a apresentação Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão Social Crescimento Sustentável, Emprego e Inclusão.
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
B RASIL 2035 PAZ, DEFESA E SEGURANÇA INTERNACIONAL.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

A TEMÁTICA DA SEGURANÇA NAS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI DE 2003 A 2014: UM BALANÇO PRELIMINAR DE UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO. Prof. Dr. Tomaz Espósito Neto

Objetivo: Com isso, espera-se realizar os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as etapas do processo de aproximação entre o Brasil e o Paraguai entre 2003 e 2015; (ii) examinar a evolução da temática da segurança nas relações bilaterais. (iii) apresentar um estudo de caso sobre o “Ejército del Pueblo Paraguayo" (EPP)” nas relações bilaterais;

Hipótese Como hipótese inicial, o presente trabalho considera que, neste período, existiu um estreitamento dos laços políticos, econômicos e sociais entre Brasil e Paraguai, o que tornou mais diversificadas e complexas as relações brasileiro-paraguaias. Este novo momento refletiu na agenda de segurança, a qual passou a ser guiada pelo binômio segurança e desenvolvimento.

Causas da Aproximação Integração – Integração pós-liberal; – Liderança brasileira na região; softbalancing; soft power; Mudança na perspectiva em relação a fronteira; Estabilidade Política; – Democracia;

Divisão do texto Um balanço das relações brasileiro-paraguaias entre 2003 e 2015; A evolução da agenda de segurança nas relações bilaterais; Estudo de caso: o “Ejército del Pueblo Paraguayo" (EPP)” ;

Um balanço das relações brasileiro- paraguaias entre 2003 e Os primeiros passos de uma aproximação ( ); Acordos de cooperação ; – Área Social; – Fundos Sociais de Itaipu; – Ajustes no Anexo C; – Temática de ilícitos; Aumento na densidade da cooperação ; – Vista do Celso Amorim (11/2006) » Energia, financiamento, comércio (PSCI); » Outras agências ( INPE, Embrapa, BNDES, entre outros); » Comissões Mistas Bilaterais de Cooperação e Grupos de Trabalho; Inauguração das duas últimas turbinas de ITAIPU (2007) – Visita de Lula (5/2007); – Plano de Ação Conjunta; » IED, Financiamento e Cultura; Acordo Quadro na área de Defesa Parceria Estratégica aparece no discurso e nos documentos;

Um balanço das relações brasileiro- paraguaias entre 2003 e 2014 Redesenhando a “parceria estratégica”: as relações Brasil- Paraguai no período Lugo-Lula/Dilma ( ). – Renegociação de ITAIPU ( ); Ganhos para o Paraguai; – Cooperação bilateral e as promessas de ajuda ; Combate à corrupção e programas sociais; – Brasiguaios e a lei de Terras; Política consular; – Aumento dos investimentos Externos Brasileiros no Paraguai; O Brasil passa a ser um dos maiores investidores no Paraguai TAM, ITAU, JBS, entre outros Maquilas paraguaias – Brasiguaios e a lei de Terras; Política consular;

Um balanço das relações brasileiro- paraguaias entre 2003 e 2014 O impeachment de Lugo ( 2012): do “distanciamento forçado” à “aproximação desconfiada” ( atual). – O “distanciamento forçado” na gestão Frederico Franco ( ): Retorica inflamada das autoridades dos dois países; Deterioração das relações políticas; – Horácio Cartes (2013-atual) e a “aproximação desconfiada”: A volta do regionalismo aberto; Redução dos projetos brasileiros;

Tabela 1. Número de acordos celebrados entre o Brasil e o Paraguai Fonte: DAI/ MRE. Elaboração do autor Fonte: CADEP (2012)

Ano/Mês EXPORTAÇÃOIMPORTAÇÃORESULTADO US$ FOB (A)Var.%Part. %US$ FOB (B)Var.%Part. %SALDO (A-B) CORRENTE (A+B) COBERTUR A (A/B) ,001, ,000, , ,361, ,560, , ,410, ,610, , ,650, ,930, , ,220, ,270, , ,230, ,090, , ,140, ,220, , ,601, ,710, , ,931, ,460, , ,311, ,960, , ,311, ,430, , ,511, ,090, , ,831, ,950, , ,481, ,280, , ,571, ,390, ,64 Fonte: MDIC (2015)

A evolução da agenda de segurança nas relações bilaterais; Energia; – ITAIPU; Brasileiros no Paraguai: – “brasiguaios” e a questão da terra; “Novas ameaças” transnacionais: – Ilícitos e terrorismo (?);

O caso do EPP Origens: – a expansão agrícola e a questão da terra; – movimento campesinato (carperos); – violência estrutural – corrupção e problemas institucionais;

O caso do EPP Objetivos: – Luta armada contra as “desigualdades”: Descrença nas instituições; Luta contra as elites Reforma agrária; – Implementação do “Francismo” Fim da presença estrangeira; Presença do Estado na vida socioeconômica;

O caso do EPP Área de atuação

O caso do EPP Ações: – Expulsão de fazendeiros estrangeiros, principalmente brasileiros; – sequestro e assassinatos; Caso Cecília Cubas; Caso Arlan; – Vínculos com organizações criminosas; PCC e CV; – Assassinatos

O caso do EPP Combate ao EPP – Força Tarefa Conjunta; Decreto nº 103/2013 – Forças de Segurança; SENAD Resultados – Persistência da Guerrilha (?) – Uso indiscriminado da força; – Não combate aos principais problemas do Paraguai;

Considerações Preliminares Existiu uma mudança no perfil das relações bilaterais, que impactou a agenda de segurança, a qual se tornou muito mais complexa e sensível; Em virtude dos desafios e das oportunidades, existe um campo imenso para aumentar o incremento nas relações bilaterais;