Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL. O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Desenvolvimento organizacional
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Prof.a Andréia Chagas Pereira
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
François Laplantine Liane Trindade
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
"Quem olha para fora, sonha, quem olha para dentro, acorda."
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Afinal, o que é Planejamento?
Parâmetros Curriculares Nacionais
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Educação.
Modelo de Excelência em Gestão
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?

COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
A Psicologia ou as Psicologias
Comportamento do consumidor
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Max Weber e as ações sociais
Professor Douglas Pereira da Silva
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Gestão Estratégica de Pessoas
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Atividade complementar 04
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Laboratório de Mídias Sociais
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 03 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Psicologia da Educação
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
Somos todos seres sociais
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação
Matriz de avaliação processual
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

Como as pessoas usam e produzem informação? A informação é um componente intrínseco de quase tudo o que uma pessoa faz; Precisamos ter uma clara compreensão dos processos organizacionais e humanos pelos quais a informação se transforma em percepção, conhecimento a ação: É através desse entendimento que conseguimos perceber a importância das fontes e tecnologias de informação para a organização de nosso modo de vida; As pessoas usam informação para 3 grandes ações: Criar significado Construir conhecimento Tomar decisões.

Introdução à organização do conhecimento Na fase de criação de significado: O elemento mais importante dessa etapa é o que conhecemos pelo nome de interpretação; O que é relevante? O que devemos prestar atenção? Na fase de construção do conhecimento: O elemento mais importante é a conexão/conversão do conhecimento As pessoas dialogam, conversam, trocam, compartilham e articulam o que intuitivamente conhecem por meio de metáforas, histórias, narrativas, imaginários; O uso de meios mais formais, como livros, revistas, internet, entre outros... Permitem estabelecer conexão com as intencionalidades que levam a produção de novas informações e conhecimento; Na fase de tomada de decisões: O elemento mais importante é a análise da informação com base nas possibilidades e cenários existentes que levem a produção de uma ação.

Introdução à organização do conhecimento Os 3 modos de uso da informação: interpretação, conversão e análise – são processos sociais dinâmicos: Continuamente constituem e reconstituem significados, conhecimentos e ações; As organizações que forem capazes de integrar de forma eficiente os processos de criação de significado, construção de conhecimento e tomada de decisão são chamadas de organização do conhecimento.

O movimento de realização da informação Toda a informação só chega a sua plena existência quando passa por esse ciclo de realização: Quando é tirado de seu ocultamento por alguém – DESVELAMENTO; Quando desocultado, esse algo é acolhido e expresso através de uma linguagem – REVELAÇÃO; Quando linguageado, algo é visto e ouvido por outros – TESTEMUNHO; Quando testemunhado, algo é referendado como verdadeiro por sua relevância pública – VERACIZAÇÃO Quando publicamente veracizado, algo é, por fim, efetivado em sua consistência através da vivência afetiva e singular dos indivíduos – AUTENTICAÇÃO. A ocorrência desses elementos constitui o que aqui chamamos de movimento de realização do real -> assim surge e ganha vida a INFORMAÇÃO.

Como algo é desvelado por alguém? A questão da intencionalidade: A intencionalidade é o que define a maneira como vemos, como somos, como interpretamos a nós mesmos e o que produz sentido para o mundo a nossa volta; É o fato que faz com que ao olhar para um mesmo objeto possamos ver coisas e ter entendimentos completamente diferentes de seu significado, de sua razão de existência e sua função no mundo; É também algo que podemos ter ou não consciência quando atuamos no mundo – na grande maioria das vezes não temos consciência de nossa intencionalidade ao desvelar algo na produção de um significado informacional. No entanto, é algo que precisamos conhecer, entender como opera, ter noção de sua função em nossa existência para que possamos daí produzir estratégias para mediar e articular.

Exercício 1.Reflita por uns instantes: o que é isso para você? 2.Compartilhar 3.Dividir em grupos: 1.Biológos no estudo de espécies plantas 2.Gerentes de uma empresa 3.Professores de uma escola 4.Engenheiros de uma obra 5.Médicos de um hospital 4.Vestindo esses papéis, muda a perspectiva de significado dessa imagem?