DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

ESTUDANDO RELATOS PESSOAIS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
PROVA BRASIL algumas considerações
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
LÍNGUA PORTUGUESA.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Cultura, Linguagem e Língua
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Caderno Interfaces Curriculares
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
As 5 competências da Redação no ENEM
Leitura e Produção de Textos
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
Estrutura do documento:
Tipologias textuais.
Texto Dissertativo Argumentativo
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Prof. Benedito Salazar Sousa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
Etapas de uma sequência didática
Metodologia Científica
Novo programa Língua Portuguesa
Reescrita - conceituações
Avaliação de Língua Portuguesa
Secretaria Municipal de educação
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Como redigir um bom texto?
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS Espera-se que, ao terminar a quarta série do Ensino Fundamental, o aluno seja capaz de ler textos: a) ficcionais: conto, fábula, mito, crônica, poema, texto dramático, tira (história em quadrinhos); b) não-ficcionais: notícia, reportagem, textos expositivos de outras áreas, textos normativos (estatutos, declarações de direito, etc.) e informativos, anúncio, cartaz, regras de jogo, receitas, instruções de uso, rótulos, etc.

Critérios para seleção e apresentação dos textos: a)critérios de seleção dos textos • assegurar a presença dos textos ficcionais e não-ficcionais; • considerar a propriedade do tratamento temático e estilístico; • selecionar textos, ou fragmentos de texto, garantindo a unidade semântica e estrutural; • para os textos ficcionais, considerar a representatividade dos autores; para os textos não-ficcionais, considerar a diversidade de fontes em nível nacional, bem como o caráter do tema (evitar temas muito-perecíveis). b)critérios de apresentação dos textos: • conservar as características do texto original, reproduzindo-o com a formatação original (tipo e tamanho de letra, distribuição espacial no papel, etc.); • considerar as especificidades da reprodução gráfica da prova na elaboração das questões; • indicar fonte e autoria de todos os textos.

1. 1. Procedimentos de leitura a) localizar informações num texto 1.1. Procedimentos de leitura a) localizar informações num texto. b) Inferir uma afirmação implícita num texto. c)Estabelecer relação entre informações num texto ou entre diferentes textos. d) Identificar o tema central do texto. e) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato. f) Utilizar informações oferecidas por um glossário, verbete de dicionário ou texto Informativo na compreensão ou interpretação do texto. g) Relacionar, na compreensão do texto, informações textuais com conhecimentos de senso comum. h) Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão compreensão ou interpretação do texto.

. Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto 1)Realizar inferências e antecipações em relação ao conteúdo e à intencionalidade a partir de indicadores como tipo de texto e características gráficas. 2) Diferenciar, por comparação ou identificação de características, textos de diferentes gêneros {notícia x narrativa ficcional; notícia x texto expositivo de outras áreas; propagando x anúncio).

1.3 Coerência e coesão no processamento do texto 1)Estabelecer relação entre partes de um texto a partir da repetição ou substituição de um termo. 2)Estabelecer relação entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal. 3)Estabelecer, no interior de um texto, relação entre um fato e uma opinião relativa a esse fato. 4)Estabelecer relação, no interior de um texto, entre um problema apresentado e a solução oferecida. 5) Estabelecer a relação lógico-semântica entre dois fatos apresentados num texto (temporalidade, causalidade, contraposição, comparação).

1.4. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido 1) Analisar efeito de sentido conseqüente do uso de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências). 2) Compreender a utilização de notações como travessão, aspas, dois pontos e reticências na construção de um texto. 3) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos prosódicos (rima, aliteração, onomatopéia, etc.) em um texto. 4) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos sintáticos (inversão, repetição, etc.) em um texto.

5) Analisar o efeito de sentido conseqüente de substituição de uma palavra por outra (sinonímia, hiperonímia, etc.). 6) Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de linguagem figurada (metáfora, hipérbole, eufemismo, repetição, gradação, etc.). 7) Analisar o efeito de sentido conseqüente do uso de marcas lingüísticas na caracterização de personagens. 8) Analisar o efeito de sentido decorrente de uma seleção lexical. 9) Utilizar, na produção textual, recursos como discurso direto ou indireto.

1.5. Variação Lingüística 1) Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas lingüísticas presentes no texto (jargão, gíria, expressões típicas, marcas fonéticas, etc.). 2) Identificar em um texto ou em passagens de um texto o dialeto característico de uma região ou classe social. 3) Identificar características típicas da fala em um texto escrito. 4) Diferenciar, em um texto, registro formal de registro informal.

2. PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS Espera-se que, ao terminar a quarta série do ensino fundamental, o aluno seja capaz de redigir um ou alguns dos textos abaixo qualificados a partir das condições de produção (finalidade, gênero, interlocutor) estabelecidas pela própria tarefa: 1) relato de experiência pessoal; 2) relato de acontecimento; 3) narrativa ficcional curta; 4) textos articulados às práticas das disciplinas (relato, paráfrase, esquema, resumo).

A atividade de produção de texto pressupõe o agenciamento de diversos recursos conforme o projeto textual do autor e, por isso, define-se como um todo em que os aspectos estipulados devem aparecer. Na construção de seu texto, o aluno deve: 1) estabelecer, conforme o projeto textual, articulações diretas de: fato/opinião; problema! solução; conflito/resolução; anterioridade/posterioridade; 2) segmentar o texto, em função do projeto textual, em parágrafos e períodos; 3) empregar, de acordo com as possibilidades de cada gênero: mecanismos básicos de coesão (retomada pronominal, repetição, substituição lexical);

4) esquemas temporais básicos (presente x passado); 5) sinais básicos de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação, vírgula); 6) recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, marcação de parágrafo, letra maiúscula); 7) formas ortográficas resultantes de padrões regulares e de palavras de uso mais freqüente; 8) mecanismos básicos de concordância nominal e verbal.