Alunos :Pedro Venicius,Nathan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
O Barroco O Barroco na península itálica
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Humanismo e individualismo
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
Portugal, Espanha, Holanda
ROCOCÓ.
Rembrandt (vídeo – Slides)
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA Escultura.
Barroco.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Prof. Elane Albuquerque
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Professor Romildo Tavares
ROMANTISMO Profª: Indianara..
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco Profª Patricia.
A ARTE BARROCA NA EUROPA
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Composição com formas geométrica
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
BARROCO ARQUITETURA. Realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas. A igreja católica realizou obras que impressionaram pelo seu esplendor. Alguns.
Neoclassicismo e Romantismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Barroco.
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Transcrição da apresentação:

Alunos :Pedro Venicius,Nathan TRABALHO DE ARTE Alunos :Pedro Venicius,Nathan PROFESSORA NEUCI 7º B MAT-2015

ARTE BARROCA NA EUROPA A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, período de grandes mudanças na Europa da Idade Moderna

Para melhor entender os acontecimentos daquele século, precisamos buscar suas origens em fatos do XVI, dos quais um dos mais importantes foi a Reforma Protestante, que se iniciou na Alemanha e expandiu-se por muitos outros países. Nesse período do século XVI a pintura, a arquitetura e a escultura já manifestam um novo estilo, como podemos observar na obra de Michelangelo, O Juízo Final.

Origem e características do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, logo se espalhou por outros países da Europa e chegou à America. Porém, apresentou características bastante diferentes nos vários países. O Barroco italiano do inicio do século XVII, por exemplo, difere muito do Barroco holandês da mesma época.

 Ainda assim, há aspectos comuns às obras desse período: o predomínio da emoção, e não da razão, que prevaleceu no Renascimento; o acentuado contraste entre tons claros e escuros, que intensifica a expressão dos sentimentos. Os temas são variados: religiosos, mitológicos e na forma de retratos.

A PINTURA Os pintores italianos: Caravaggio, Tintoretto e Andrea Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.

CARAVAGGIO: BELEZA ALÉM DA ARISTOCRACIA Caravaggio (1573-1610) não se interessava pela beleza clássica – a dos deuses da mitologia grega ou dos membros da aristocracia -, que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos; enfim, gente do povo.

 O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz, como demonstra a obra Vocação de São Mateus.

TINTORETTO: A EXPRESSIVIDADE NO CORPO A extensa produção artística de Tintoretto (1518-1594) tem dois aspectos marcantes: o corpo mais expressivo que o rosto; a intensidade da luz e da cor. Para ele, um quadro devia ser visto inicialmente em seu conjunto e só depois percebido em seus detalhes.

ANDREA POZZO: A ABERTURA PARA O CÉU A pintura barroca desenvolveu-se também no teto de igrejas e palácios. Embora com finalidade predominantemente decorativa, apresenta algumas obras em que a perspectiva é trabalhada de forma audaciosa. Esta técnica é observada na obra, A glória de Santo Inácio, afresco do teto da Igreja de Santo Inácio em Roma de Andrea Pozzo (1642-1709).

A ESCULTURA Nos gestos e no rosto das figuras representadas, a escultura barroca exprime emoções: alegria, dor, sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõe uma cena dramática. As formas sugerem movimento e apresentam efeitos decorativos. Predominam linhas curvas, drapejados das vestes e tons dourados. Entre os artistas do Barroco italiano Bernini (1598-1680) foi, sem dúvida, o mais importante e completo: foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.

ARQUITETURA Como a Igreja Católica queria proclamar a importância da fé, criou obras que impressionam pelo esplendor. A arquitetura expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquitetos do Barroco deixam de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investem na grandiosidade das igrejas e dos palácios e nos efeitos decorativos.

Nessa época firmou-se também a idéia de que o espaço em torno da obra arquitetônica era importante para a beleza da construção com os projetos de praças das igrejas como a da basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nesse período criaram-se projetos paisagísticos de grandes jardins de palácios, como os de Versalhes, na França.