A proposta Kleiniana O significado do brincar

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Transcrição da apresentação:

A proposta Kleiniana O significado do brincar O brincar é uma expressão de processos inconscientes profundos; O brincar equivale ao conteúdo manifesto do sonho, que após ser interpretado, revela o significado latente.

A ludoterapia O princípio da associação livre (atenção dirigida ao brincar, à fala e ao comportamento surgido espontaneamente); A análise da transferência(principalmente a negativa);

“Uma criança brinca não somente para repetir situações satisfatórias mas também para elaborar as que lhe foram traumáticas e dolorosas” (Freud) A exploração do inconsciente; A situação transferencial deve ser conduzida no consultório e não na casa do paciente; O uso do brinquedo numa caixa exclusiva para cada criança;

A composição da caixa: pequenos homens e mulheres de madeira, carros e carrinhos de mão, balanços, trens, aviões, animais, árvores, blocos, casas, cercas, papel, tesoura, uma faca, lápis, giz ou tinta, cola, bolas, bolas de gude, massa de modelar e barbante. O equipamento do consultório: um chão lavável, água corrente, uma mesa, algumas cadeiras, um pequeno sofá, algumas almofadas e um móvel com gavetas.

A agressividade no brincar É essencial permitir à criança a expressão da agressividade; Mais importante ainda é compreender a causa e o contexto em que a agressividade surge; A atitude da criança para com o brinquedo é sempre reveladora (a destruição e a reparação);

O analista não deve permitir ataques físicos a sua pessoa, para resguardá-lo e evitar o aumento da culpa e da ansiedade persecutória; O analista não deve mostrar desaprovação quando a criança quebra um brinquedo; O analista não deve encorajar a expressão da agressividade ou sugerir reparações;

O brincar saudável consiste na liberdade da criança de ser o que quiser, ser quem realmente é. Brincar é a forma mais direta de representar o seu mundo interno, é poder personificar o que quiser; bem ou mal; aliado ou inimigo... é poder perceber a realidade, é conhecer o mundo é a forma de representar o passado e o presente