Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal de Serviços e Informações em Vigilância Sanitária
Advertisements

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
Mesa: Segurança e Qualidade em Oncologia
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Saúde Coletiva II 2009.
Papel das Entidades CRF - SP
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
Centro de Vigilância Sanitária
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
1º Encontro da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos 1/3/2011 – Natal, RN O PAPEL DOS PONTOS FOCAIS NA REALI William Cesar Latorre Centro.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Tribunal de Contas da União Auditoria de Natureza Operacional Vigilância Sanitária de Medicamentos - Anvisa/MS Ministro-Relator Marcos Vinicios Vilaça.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Congresso COSEMS/SP SUS, política de estado: acesso com qualidade
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Gerenciamento de Risco dos Resíduos de Serviços de Saúde O Plano de Gerenciamento de Resíduos: o Protocolo de Saúde Ambiental Conferência de Saúde.
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Vigilância Sanitária Andréia Câmara de Oliveira Bianca Ribeiro Morais
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Saúde Pública Mais do que um dever uma MISSÃO “Proteger e promover a saúde da população garantindo.
Assistência Farmacêutica
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
DIREITO À SAUDE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Seminário de Vigilância Sanitária Quem cuida previne AFISA-BH
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Disciplina: Educação Ambiental
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Vigilância Sanitária e Farmacovigilância no Brasil
Políticas Públicas em Saúde Ambiental
SIA Sul Qd.04 C Lt.56 Lj.03. Térreo. Edf. SIA CENTER I. CEP: Brasília-DF Telefone:
1 Regulação e Saúde Jornada Científica ENSP/FIOCRUZ Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MACRO PROCESSOS VIGILÂNCIA SANITÁRIA CONTROLE DE DESEMPENHO
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
LEI ORGÂNICA DA SAÚDE –LOS- LEI 8.080/90 HELENA Y.Y. KANASHIRO.
Professora: Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
EQUIPE: ODEMAR SLOMP HENRY PROBST APOIO: GERÊNCIA DE SAÚDE- 35ª SDR – TIMBÓ – SC GERÊNCIA DE SAÚDE- 16ª SDR – BRUSQUE –SC SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DE GUABIRUBA.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Transcrição da apresentação:

Ações da Vigilância Sanitária que buscam a segurança no uso de produtos e serviços de saúde Ribeirão Preto, julho de 2001 Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques

Lei 8080/90 (lei Orgânica da Saúde) Art. 6o, X, § 1o:Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde

Fatores de risco Meio ambiente natural temperatura, umidade, sol, ar, água, solo, fauna, flora... Meio ambiente edificado Ambiente de trabalho Ambiente urbano Acidentes, violência Alimentos e sua carência Hábitos Produtos de uso doméstico Fauna sinantrópica, vetores Serviços de saúde (iatrogenia, omissão)

bens e produtos (comp. ANVISA) medicamentos de uso humano alimentos, bebidas, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários; cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes; saneantes para higienização, desinfecção ou desinfestação conjuntos, reagentes e insumos para diagnóstico; equipamentos e materiais médico-hospitalares, odontológicos, hemoterápicos e de diagnóstico laboratorial e por imagem; imunobiológicos e suas substâncias ativas, sangue e hemoderivados;

...mais bens e produtos órgãos, tecidos humanos e veterinários para uso em transplantes ou reconstituições; radioisótopos para uso diagnóstico in vivo, radiofármacos e produtos radioativos utilizados em diagnóstico e terapia; cigarros, cigarrilhas, charutos e qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco; quaisquer produtos que envolvam a possibilidade de risco à saúde, obtidos por engenharia genética, por outro procedimento ou ainda submetidos a fontes de radiação;

serviços: voltados para a atenção ambulatorial, de rotina ou de emergência, realizados em regime de internação, de apoio diagnóstico e terapêutico, aqueles que impliquem a incorporação de novas tecnologias; instalações físicas, equipamentos, tecnologias, ambientes e procedimentos envolvidos em todas as fases de produção dos bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, incluindo a destinação dos respectivos resíduos; Independentemente da regulamentação acima, a Agência poderá incluir outros produtos e serviços de interesse para o controle de riscos à saúde da população, alcançados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

“A vigilância é a CCIH do sistema” plagiado de Adélia ª M. Santos

Modelo de Atenção e Vigilância (...) combinação de saberes e técnicas para ...resolver problemas e atender necessidades de saúde ... (Carmen Fontes Teixeira UFBA 2000) Assistência à demanda Ação programática Vigilância Epidemiológica Vigilância Sanitária Vigilância Ambiental Controle de Zoonoses Educação Defesa do Consumidor Comunicação Outras ações

“Iatrovigilância” Tecnovigilância Hemovigilância Farmacovigilância Vigilância de infecções em serviços de saúde

Modelo integrado Promoção Proteção Recuperação Vigilância da Saúde

Das três esferas de governo Competências Das três esferas de governo Município, senão... Estado, senão União Exceto PAF registro e autorização de funcionamento........termos de ajuste

Vigilância da Saúde Integração é obrigatória no mundo real No território! Estados e municípios são os responsáveis diretos pelas ações Município = esfera real de gestão Estado, União - abstrações da organização político-administrativas

Sistema de Vigilância Municípios, estados e União integram o sistema de vigilância do país. Rede de instituições: centros/serviços/coordenações.. estaduais e municipais. coordenação nacional: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços"

Organização da ANVISA e Vigilância de Serviços de saúde Lei 9782/99 MPs correspondentes Autarquia especial Autonomia administrativa financeira Estabilidade: Mandato de dirigentes Transparência: Contrato de gestão Termos de ajuste com estados.

Vigilância no Município Integração na saúde Integração a outras áreas Controle social Racionalização de gastos Soluções criativas Capacidade proporcional à complexidade Perspectiva: Vigilância e PSF

O sistema como rede