REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Comunicações administrativas
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Documentos Digitais Aula 6.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Correio eletrônico ( ) pode designar três coisas distintas: a própria mensagem (mandar um ); o serviço de entrega de mensagens (mandar.
Curso de Correspondência Oficial
OFÍCIO.
Curso de Correspondência Oficial
Curso de Correspondência Oficial
Correspondência Oficial
Revisão de Português 6ºano
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Redação Oficial A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Qualidade na Comunicação Escrita
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
A comunicação Administrativa
Comunicações Administrativas
LÍNGUA PORTUGUESA: Redação Oficial em provas objetivas
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características desse tipo de.
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
FUB EDITAL 7. Correspondência oficial
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
REDAÇÃO OFICIAL documentos Profa. Mirian Ferrazzi
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
CULTURA JURIDICA.
REDAÇÃO OFICIAL Prof. Dorival Conte Junior Conte Junior Dorival
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
A Comunicação Escrita.
Produção textual na Educação Escolar
LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Abaixo-assinado.
Português e Redação Empresarial
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
CORRESPONDÊNCIA OFICIAL
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 5 – Atendimentos especiais, certidões, documento de.
Lojas de Informática & eletrônicos
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
CURSO DE REDAÇÃO OFICIAL
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Professor Jardson Brito
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
Cadastro de Empresa. OBJETIVO: Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela, terão influência,
Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
Documentos O que é Redação Oficial Características:
FORMAS DE TRATAMENTO O tratamento Vossa Excelência (por extenso) é usado para: - O Presidente e Vice-Presidente da República - O Presidente do Supremo.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES

CARACTERÍSTICAS 1. Conjunto de normas e práticas que devem reger a emissão dos atos normativos e comunicações do poder público, entre seus diversos organismos ou nas relações dos órgãos públicos com as entidades e os cidadãos.

CARACTERÍSTICAS 2. A Redação Oficial inscreve-se na confluência de dois universos distintos: a forma – regida pelas ciências da linguagem e o conteúdo – regido pelas normas jurídico-administrativas, impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, nas esferas do poder Executivo, Legislativo e Judiciário.

CARACTERÍSTICAS concisão, formalidade e uniformidade. 3. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

CARACTERÍSTICAS 3. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”.

CARACTERÍSTICAS 4. IMPESSOALIDADE E OBJETIVIDADE: Os textos oficiais são expressão do poder público e é em nome dele que o emissor se comunica, sempre nos termos da lei e sobre atos nela fundamentados.

CARACTERÍSTICAS 4. IMPESSOALIDADE E OBJETIVIDADE: O que interessa é aquilo que se comunica, o conteúdo, o objeto da informação. A impessoalidade contribui para a necessária padronização, reduzindo a variabilidade da linguagem a certos padrões, evitando inúmeras interpretações.

CARACTERÍSTICAS OBSERVAÇÕES Não cabe na Redação Oficial: ▪ a presença do “EU”. ▪ a adjetivação (“qualificação” Exprime opinião e evidencie o juízo de valor do emissor). ▪ pontuação expressiva e interjeições (funcionam como índices de envolvimento emocional do redator com o que está escrevendo).

CARACTERÍSTICAS 5. FORMALIDADE E PADONIZAÇÃO: ▪ As comunicações oficiais impõem um tratamento polido e respeitoso. ▪ Apresentam padronização uniforme, ou seja, agilizam o andamento burocrático, os despachos e o arquivamento.

CARACTERÍSTICAS 6. CONCISÃO E CLAREZA ▪ A concisão, a economia vocabular, a precisão lexical (eficácia do discurso) são pressupostos importantes (comuns também na literatura).

OS PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO NA COMUNICAÇÃO OFICIAL

Os PRONOMES PESSOAIS DE TRATAMENTO são usados quando se torna necessário maior formalidade ou cerimônia no trato com o interlocutor. Veja! a) Esta senhora deseja falar-lhe alguns instantes, caro senhor. b) As senhoritas podem aguardar na sala ao lado. c) Vossa Excelência continua na campanha pela eleição?

NÃO SE ESQUEÇA! É importante verificar que os verbos sempre ficam na 3ª pessoa (singular ou plural), embora os pronomes de tratamento (sujeitos do texto) se refiram à 2ª. Essa é uma regra importante na concordância do verbo com o tratamento empregado.

Outra observação importante é que usamos o pronome de tratamento VOSSA para se referir diretamente à pessoa com quem se fala. Já em relação à forma de tratamento SUA, é empregada na referência à pessoa de quem se fala. a) — Vossa Senhorita não compareceu à reunião dos sem-terra? b) — Sua Eminência, o cardeal, viajou para um Congresso.

OS TEXTOS OFICIAIS EXIGIDOS PELO EDITAL UFU 2014/02 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA SERVIDOR PÚBLICO TÉCNICO- ADMINISTRATIVO

MEMORANDO ● Forma de correspondência muito comum em empresas e repartições públicas. ● É considerado tanto um exemplo de correspondência oficial quanto comercial.

MEMORANDO ● Pode circular interna ou externamente, mas o mais comum é a circulação interna, entre Departamentos ou entre Seções de uma empresa ou de uma repartição.

MEMORANDO ● Caracteriza-se pela clareza e concisão. ● Pode ser escrito em papel tamanho ofício ou meio-ofício, de preferência timbrado.

MEMORANDO ● Quando externo, pode ser chamado de Oficial e por relacionar-se com o comércio e a Indústria, é também conhecido como Comercial.

O OFÍCIO ● A forma de correspondência mais usada nas repartições públicas. ● É expedido para e pelas autoridades, exceto os Ministros de Estado.

O OFÍCIO ● Quanto à sua forma, seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.

O OFÍCIO ● Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: a) Nome do órgão ou setor; b) Endereço postal; c) Telefone e endereço de correio eletrônico.

DECLARAÇÃO ▪ É o documento em que se informa, sob responsabilidade, algo sobre pessoa ou acontecimento. ▪ A declaração documenta uma informação prestada por autoridade ou particular. No caso de autoridade, a comprovação do fato ou o conhecimento da situação declarada deve ser em razão do cargo que ocupa ou da função que exerce.

DECLARAÇÃO ▪ Declarações que possuam características específicas podem receber uma qualificação, a exemplo da “declaração funcional”.

DECLARAÇÃO ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO ▪ Título: DECLARAÇÃO. Deve estar centralizado. ▪ Texto: exposição do fato ou situação declarada, com finalidade, nome do interessado em destaque (em maiúsculas ou “caixa alta”) e sua relação com a Câmara – nos casos mais formais.

DECLARAÇÃO ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO ▪ Local e data. ▪ Assinatura. (nome da pessoa que declara e, no caso de autoridade, função e cargo).

EXEMPLO DE DECLARAÇÃO Fonte: www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/.../modelosDeclaracao.doc

E-MAIL O e-mail (ou correio eletrônico), por seu baixo custo e celeridade (rapidez), transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

E-MAIL O campo “assunto” do formulário de e-mail “mensagem” deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental, tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos de textos, a serem anexados à mensagem, deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text: (arquivo>salvarcomo>tipodearquivo>formato rich text).

E-MAIL Sempre que disponível, deve-se utilizar o recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.