CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância www.lilianebarros.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
FACULDADE METROPOLITANA
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
2009.
A Educação a Distância na perspectiva
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
NOVOS INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, CURSOS E PÓLOS E OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD Profa Dra Rita Borges.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Agenda: O PDI Missão, Visão e Desafios Elaborar o plano 2015/2019 alinhado à nossa visão: a transformação do CEFET/RJ em Universidade.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Isabela Quaglia Camilla Barreto Rodrigues Cochia Caetano
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Reconhecimento do curso de Psicologia
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
UFRGS Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Marlis Polidori 2009.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
Transcrição da apresentação:

CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância

Referenciais anteriores Em 2002 MEC nomeia uma comissão para estudos sobre a modalidade (Portaria 335/2002); Resultado: Em 2003 é publicado o documento: Referenciais de qualidade para EaD; Foram criados, pela SESu, instrumentos de avaliações institucional e de curso específicos para EaD.

Um novo cenário legal para EaD Demanda novos padrões de qualidade para cursos a distância

Fundamentação para os Novos Referenciais Decreto 5.622/2005; Decreto 5.773/2006; Portarias 1 e 2 de janeiro de 2007; Portaria 40 de dezembro de 2007 revoga a Portaria 2/2007.

Objetivos dos novos referenciais Definir conceitos de qualidade para EaD; Coibir a precarização da Educação Superior (verificada em algumas avaliações institucionais pelo MEC); Garantir a relação entre o número de vagas e a qualidade de oferta.

Maior atenção ao Pólo Unidade de apoio presencial ao aluno

Decreto 5.622/2005 Caracteriza a modalidade; Valoriza a avaliação presencial em detrimento das avaliações a distância; Exige planejamento institucional claro quanto: − à oferta e a expansão, principalmente sobre os pólos; − ao acesso a portadores de necessidades especiais

Instrumentos de avaliação Credenciamento de Instituição Instalações Físicas Organização Institucional Corpo Social Autorização de curso Credenciamento de Pólos Tipos Dimensões

Avaliação Credenciamento de IES Credenciamento de Instituição Organização Institucional Corpo Social Instalações Físicas

Avaliação da Instituição Estudos estatísticos que justifiquem a oferta e potencial financeiro; Equipe multidisciplinar: qualificado, capacitado em EaD e experiência mínima de 1 ano em EaD; Bibliotecas: −integradas por rede informatizada e acervo atualizado.

Avaliação de curso Autorização de curso Organização Didático Pedagógica Corpo Social = docentes e tutores Instalações Físicas

Autorização de cursos Objetivos institucionais vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão e ao perfil do aluno; Número de vagas adequadas às condições físicas, tecnológicas e de equipe disponível e ao potencial financeiro da IES; Conteúdos curriculares, práticas profissionais, laboratórios e trabalho de curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais; Materiais didáticos integrados e diversificados.

Autorização de curso Corpo Social – Condições mínimas para 1a. Metade do curso −Docentes 60% com Stricto Sensu, Qualificação em EaD, Experiência acadêmica, Comprovada produção científica −Tutores Graduação na área do curso, 30% com qualificação em EaD, 1 ano de experiência em EaD.

Avaliação de Pólos Credenciamento de Pólos Organização Institucional Corpo Social Instalações Físicas

Credenciamento de Pólos Justificativa para implantação do pólo fundamentada em demanda; Estrutura física e recursos tecnológicos adequados ao número de vagas; Garantia de condições para oferta de momentos presenciais segundo as diretrizes dos cursos ofertados;

Credenciamento de pólos Atenção às condições físicas: Bibliotecas: −Acervo para 1a. Metade do curso, −3 idicações básicas, −1 exemplar para até 10 alunos, −Bibliografia complementar, −Periódicos impressos ou virtuais Laboratórios: −Segundo as Diretrizes Curriculares e ao número de vagas. Acesso aos portadores de necessidades especiais