FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife.

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Transcrição da apresentação:

FORUM 3.ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco Recife 4, 5 e 6 Dezembro de

Universidade Agostinho Neto UAN Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão CEAFIE Luanda-Angola

Algumas Reflexões em Torno da Cooperação na Área de Investigação Científica Projecto Sobre a Qualidade do Português Usado em Angola e Sua Influência no Rendimento do Processo Docente - Educativo Autores: Faculdade de Letras CEAFIE (Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão) CEAD (Centro de Ensino à Distância ) Contactos: Tema

1.1- A razão desta comunicação A criação de condições que viabilizem a elaboração de um projecto sobre a Qualidade do Português Usado em Angola e sua Influência no Rendimento do Processo Docente – Educativo O Projecto e as suas justificações Numa época em que a crise económica mundial afecta os orçamentos das instituições de ensino superior, é ainda mais útil a cooperação entre essas mesmas instituições. Assim, através da conjugação de esforços, é possível a realização de projectos que, de outro modo, encontrariam sérias dificuldades em termos de financiamento e não só. 1 - Introdução

2- OProjecto 2.1- Seus antecedentes (o que nos leva a propor este projecto) Como é do conhecimento da comunidade dos falantes de português, esta é, a todos os seus níveis, a língua oficial do ensino em Angola quer nas cidades, quer nas zonas rurais. Isto significa dizer que a língua portuguesa é a única utilizada na educação formal no país e, como tal, a qualidade do português escrito e falado em Angola tem influência sobre o processo de aprendizagem ao longo do ciclo de formação, ou seja, do básico ao Superior.

Com este projecto, pretende–se melhorar o nível de conhecimento da língua portuguesa falada e escrita em Angola, de modo a tornar mais eficaz a transmissão de conhecimentos e a consequente comunicação educativa, contribuindo assim para a melhoria do rendimento escolar. 2.2 – Problema (o que se pretende resolver)

Um projecto que ajude a melhorar a qualidade do português, usado pelos educadores e formadores em Angola, levará a uma melhoria quer da educação quer da formação, em todas as áreas e níveis do saber. A confirmação da hipótese permitirá, à UAN ou a outras instituições, tomar decisões sobre a continuidade deste ou de projectos similares. 2.3 – Hipótese (como resolver o problema)

Já se sente, fortemente, a necessidade de se encontrarem soluções para algumas das dificuldades de comunicação, no momento da realização dos exames de acesso ao ensino superior. Saliente – se, no entanto, que esse não é o único momento em que tais dificuldades são observadas. 2.4 – Importância e actualidade (que necessidade se impõe neste momento)

O principal objectivo a atingir é a melhoria do domínio da língua portuguesa em Angola, tanto em termos qualitativos como quantitativos o que tornará mais eficaz, estamos certos, o processo de transmissão e aprendizagem dos conteúdos programáticos assim como da comunicação educativa. 2.5 – Objectivo geral (para que se realiza)

a – Melhorar nos educadores e formadores o domínio do português como língua veicular de transmissão de conhecimento nos pontos do país, sempre que for possível, através de acções como: i. aulas de português onde se apontam e analisam os erros mais comuns e é, simultaneamente, feita a respectiva correcção. Esse tipo de acção deve constituir um dos pontos fortes do projecto e poderá ser realizado usando os meios de difusão massiva e o Centro de Ensino à Distância da UAN. 2.6 – Objectivos Específicos (etapas a desenvolver ou partes do problema que se vão resolvendo ao longo do projecto)

ii. Isso poderá também ser realizado com a elaboração de manuais de correcção de português, fazendo uma ampla divulgação dos mesmos, aumentando assim, a quantidade e qualidade de docentes de língua portuguesa. iii. Neste quadro, a acção da FLUAN é a de encontrar um mecanismo que estimule os bons alunos do ensino médio a optarem por licenciaturas e, posteriormente, por mestrados e doutoramentos em língua portuguesa – (Cont.) (Etapas a desenvolver ou partes do problema que se vão resolvendo ao longo do projecto)

b – Fomentar, consequentemente, nos formandos e formadores, o domínio dessa língua e alargar as acções referenciadas em a) a outros pontos do país através do ensino à distância (CEAD); c – Criar condições para que as acções a) e b) possam ser e sejam, sempre que possível, reforçadas com o apoio de outras instituições (centros de língua portuguesa, institutos superiores), através de programas para aperfeiçoamento do português; d) Implementar e apoiar projectos de formação de formadores, mestres e doutores em “Língua Portuguesa” e programas de ensino do português como língua estrangeira. 2.6 – (Cont.)

Elaborar o projecto e divulgá–lo, procurando sensibilizar, para as suas diferentes fases, os possíveis parceiros nacionais e estrangeiros Conformar as modalidades de colaboração com os parceiros e definir claramente: a) responsabilidades da UAN no projecto; b) tipo de colaboração que os parceiros pode dar em cada fase do projecto; c) datação do início e fim da colaboração de cada parceiro durante a vigência do projecto; 2.7 – Actividades/Tarefas ou fases a percorrer (o que há que fazer e como?)

2.7 – (Cont.) d) identificação do local onde a colaboração se fará; e) avaliação do apoio financeiro de cada etapa e da responsabilidade que caberá à UAN e aos possíveis parceiros início do projecto; realização do balanço do projecto na fase inicial e a meio do mesmo, identificando os obstáculos surgidos, procurando soluções para os mesmos.

2.8 – Principais Beneficiários Directos - Corpo docente da UAN e de outras instituições do ensino superior envolvidos no projecto, docentes do ensino médio e pré – universitário ou de outros níveis de ensino que estejam inseridos no projecto; - Outros participantes, preferencialmente, educadores e formadores; - Estudantes que desejam melhorar o seu nível de conhecimento e garantir um aumento do rendimento académico.

2.9 – Principais Beneficiários indirectos - Os formados; - A sociedade em geral, por receber quadros formados com melhor qualidade e, em consequência, mais preparados para resolver os problemas que se lhes apresentarem na sua respectiva área de conhecimento.

2.10 – Principais actores Quem propõe? – A UAN, através da Faculdade de Letras (FLUAN), do Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão (CEAFIE) e do Centro de Ensino à Distância (CEAD); A quem propõe? – Às instituições de ensino superior e de investigação nacionais e estrangeiras; Quem coordena? – A UAN através da sua Faculdade de Letras (FLUAN), do Centro de Estudos de Apoio à Formação, Investigação e Extensão CEAFIE e do Centro de Ensino à Distância CEAD.

2.11 – Que entidades participam? (com quem se faz? De quem se espera contribuição) 1 - UAN 2 – Ministério do Ensino Superior 3 – Ministério da Educação 4 – Outras Instituições públicas e privadas de Ensino Superior 5 – Instituições de Ensino Superior da CPLP 6 – Instituto Camões 7 – Rádio, Televisão, Jornais e Revistas 8 – As Associações de Estudantes 9 – Outras instituições dispostas a colaborar

2.12-Recursos Humanos a utilizar (Quem executa?) Recursos Humanos da FLUAN; Recursos Humanos da CEAFIE; Recursos Humanos do CEAD; Recursos Humanos a definir pelos parceiros envolvidos.

2.13 – Recursos Financeiros Recursos financeiros da UAN; Recursos financeiros de parceiros que assim o tenham já definido claramente bem como de organismos nacionais e internacionais vocacionados para o mesmo.

2.14 – Instalações Instalações da Reitoria da UAN; Instalações da FLUAN; Instalações do CEAD; Instalações do CEAFIE; Instalações de outros parceiros que tenham definido, claramente, tal condição.

2.15- Possíveis riscos (Que obstáculos podem surgir?) Falta de receptividade dos possíveis parceiros; Falta de financiamento; Incumprimentos.

2.16 – Conclusões O projecto tem efeitos multiplicadores muito fortes no processo de educação e formação dos estudantes de todos os níveis de ensino, em Angola e, neste momento, é urgente a sua realização. Com o contributo de todos é possível realizá–lo com êxito.

Muito Obrigado