A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.

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Transcrição da apresentação:

A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.

- Contribuir para a reflexão sobre os desafios da universidade na atualidade e propor ações para sua superação. - Apresentar a estrutura da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Universidade de Brasília. - Discutir o potencial da estrutura da FUP para a promoção do trabalho interdisciplinar

“Uma universidade que não tem um plano de si mesma, carente de sua própria ideia utópica de como quer crescer, sem a liberdade e a coragem de se discutir amplamente, sem um ideal mais alto, uma destinação que busque com clareza, só por isso está debilitada e se torna incapaz de viver seu destino.” (Darcy Ribeiro, Universidade pra quê?)

 Espaços interdisciplinares de discussão sobre ciência e tecnologia  Espaços interdisciplinares de discussão sobre ensino  Espaços interdisciplinares e democráticos de discussão sobre gestão universitária  Projetos de pesquisa e extensão com impacto concreto na sociedade  Experiências aos estudantes na participação na gestão, em projetos sociais e na reflexão sobre a realidade  Aproximação e integração da comunidade à universidade

 UnB criada em 1961 como crítica ao modelo universitário brasileiro e fortemente associada à discussão de um projeto de país.  FUP criada em 2006 em Planaltina, cidade de 230mil habitantes com forte tradição cultural e vocação agrícola.  FUP criada sem plano diretor e com dois cursos:  Licenciatura em Ciências Naturais  Bacharelado em Gestão do Agronegócio

 A implantação foi coordenada pelos professores e funcionários recém chegados ao campus.  A organização do campus não se limitou a repetir o modelo do campus central – houve liberdade para inovar.  Vocação para a interdisciplinaridade.

 1271 estudantes  Ciências Naturais diurno: 239  Ciências Naturais noturno: 203  Gestão do Agronegócio: 296  Gestão Ambiental: 269  Educação do Campo: 264 Pós-graduação MESTRADO em Ciências de Materiais ( 15 vagas semestrais) MESTRADO em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (15 vagas semestrais) MESTRADO em Ensino de Ciências – Consórcio com outros institutos

100 professores

PPG Ensino de Ciências

REALIDADE Ciências Saberes não-científicos Aproximação com a sociedade Pensar o país Espaço formativo

 Perfil interdisciplinar e inovador dos cursos influencia temáticas de seminários e eventos  Algumas temáticas discutidas:  educação do campo, agronegócio, gestão ambiental, ensino de ciências, ciência dos materiais, cultura e comunicação popular, docência, museus de ciência, abordagem ciência-tecnologia- sociedade (CTS), agroecologia, questão indígena.  Aspectos a serem melhorados:  Dar maior organicidade aos espaços  Considerar a inclusão de TICs no processo de discussão na FUP

 Formação continuada do professor universitário  Discutir e aperfeiçoar a prática pedagógica  Superação da passividade do estudante  Fortalecimento da autonomia do estudante  Formação de sujeitos críticos, participantes e inovadores

 Estratégias:  Colegiado Único de Graduação  Projetos Político Pedagógicos dos cursos  Projeto Político Pedagógico Institucional  A existência de duas licenciaturas plenas exclusivas do campus  A existência de uma Área de Educação e Linguagens  Aspectos a serem melhorados:  Discussão contínua dos PPP e PPPI  Fortalecimento do colegiado único na FUP

 Refletir e PRATICAR :  a cidadania  o diálogo  o trabalho coletivo

 Reuniões do Conselho: públicas com ampla divulgação de pautas e atas  Reuniões Extraordinárias: abertas e específicas para assuntos complexos  Assembléias gerais semestrais  Fortalecimento dos Centros Acadêmicos  Aspectos a serem melhorados:  Ampliar comunicação entre comunidade acadêmica e gestores  Fortalecer participação de servidores técnicos e estudantes na FUP

REALIDADE Universidade SociedadeEgressos

 campus com forte caráter extensionista  Principais temáticas de projetos:  agroecologia, economia solidária, ensino de ciências, saúde comunitária, preservação do patrimônio histórico e cultural, turismo, sustentabilidade, educação ambiental, tecnologias sociais, até projetos voltados exclusivamente para a aproximação entre a universidade e a comunidade  Pesquisas:  básicas,  junto a comunidades distantes do campus, com destaque para a região norte do país,  pesquisas que se voltam a analisar e propor soluções para assuntos concretos do Distrito Federal e entorno, em particular em Planaltina na FUP

 Formação integral do estudante universitário  Formação pela experiência concreta

 PPPI: “...formação cidadã aos seus estudantes com destaque para a reflexão, a crítica, a abertura ao diálogo, ao trabalho coletivo e ao desejo da participação política e da construção de um projeto de nação.”  Cerca de 70% de estudantes da região  Projetos de extensão e pesquisa voltados a região  Aspecto a ser melhorado:  Ausência de tradição do movimento estudantil  Participação estudantil na gestão na FUP

 Comunidade deve usufruir da universidade púbica  Cursos  Estrutura física  Parcerias  Canais formais de comunicação

 Instalações da universidade intensamente usadas pela comunidade  conferências locais, atividades escolares e culturais.  Parcerias com sociedade organizada desde a criação do campus  Criação do Conselho Comunitário da FUP  Apoio a criação do Parque Sucupira  Apoio à defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Planaltina  Ações em diversas comunidades do campo em Goiás e Mato Grosso. na FUP

 A estrutura acadêmica da universidade pode emperrar ou favorecer a interdisciplinaridade.  Desenvolver metodologias de implementação das discussões elaboradas coletivamente  FUP - enfrentar o “novo com o novo”:  Novos perfis profissionais na universidade  Diversidade estudantil  Estrutura e ambiente favoráveis à Interdisciplinaridade

Obrigado!