Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alternaria em Alho e Cebola
Advertisements

Amplificação (clonagem) dos genes e seu armazenamento
BIBLIOTECAS DE DNA ou BANCOS DE DNA FABIANA SEIXAS
Microbiologia de Alimentos
Construção de uma Biblioteca
Universidade Federal de Viçosa
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA
VACINAS.
VACINAS.
Reino Monera.
 Absorção, translocação e redistribuição
Clonagem Gênica 1-Introduçao 2-Estratégia geral de clonagem gênica
Prof. Odir A. Dellagostin
Serial Analysis of Gene Expression (SAGE)
Molecular markers closely linked to fusarium resistance genes in chickpea show siginificant alignments to pathogenes-related genes located on arabidopsis.
Aplicações e consequências
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
Organismos geneticamente modificados
Genômica funcional e metagenômica
Estrutura, Morfologia e Replicação Viral
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
Expressão Gênica em Oócitos e Embriões
Reino Monera Sônia Lopes.
Genômica e Proteômica 1) Genômica Estrutural O que é Genômica ?
Tecnologia do DNA Recombinante Tecnologia do DNA recombinante
ENGENHARIA GENÉTICA.
Construção de bibliotecas de cDNA
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Engenharia do DNA María Julia Barison
Estrutura Classificação Reprodução Doenças
Engenharia Genética.
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Dept. Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola
Projeto Proteoma de Trichoderma stromaticum
ENGENHARIA GENÉTICA.
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
Prof. Igor Dias Medeiros, Dr.
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Seqüenciamento e genômica
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Tecnologia do DNA recombinante I:
Alternaria em Fumo Alternaria alternata (Fr. ex Fr.) Keissl
Biologia 2 Cap Vírus Prof.: Samuel Bitu.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Número de clones teoricamente necessários para representar o genoma
Biocontrole in vitro da podridão parda (Monilinia fructicola) com extratos de plantas medicinais Letícia Reis, Pollyana Hammerschmidt Almeida, Gabriela.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Graduação em Biomedicina Indução de resistência ao benzonidazol em isolados humanos de Trypanosoma cruzi.
LSO Rizosfera Lucas Dantas Lopes
ENGENHARIA GENÉTICA.
Moléculas sinalizadoras de defesa de plantas X Proteínas alternativas da cadeia respiratória de fungos Aluna: Daniela Paula de Toledo Thomazella Orientador:
Gene Discovery em Eucalipto Doutoranda: Marcela Mendes Salazar
Identificação e caracterização de genes e fatores relacionados à floculação e desenvolvimento de uma levedura industrial não floculante Aline Rodrigues.
Avaliação da produção de giberelina pelo fungo Moniliophthora perniciosa durante a interação com cacaueiro Alinne Batista Ambrósio Orientador: Prof. Dr.
Projeto de Doutorado Direto e Resultados Parciais
Cultura de células de Theobroma cacao
ANÁLISE EM LARGA ESCALA DE EXPRESSÃO GÊNICA DIFERENCIAL ENTRE DIVERSAS
Orientador: Profo Dr Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Identificação e caracterização de genes e enzimas para hidrolases glicolíticas no cupim Coptotermes gestroi visando a sua aplicação para a produção do.
Avaliação da produção de giberelina pelo fungo Moniliophthora perniciosa durante a interação com cacaueiro Alinne Batista Ambrosio Orientador: Prof. Dr.
Caracterização do domínio Péctico Homogalacturonano na Parede Celular de Cacau (Theobroma cacao L.) e análise da Expressão Tecido-Específica de genes envolvidos.
Estudo do metabolismo peroxissomal no fungo Moniliophthora perniciosa e seu possível papel na vassoura-de-bruxa do cacaueiro. Aluno: Bruno Vaz de Oliveira.
CRESCIMENTO MICROBIANO
A prokaryotic alternative oxidase present in the bacterium Novosphingobium aromaticivorans Pal Stenmark, Par Nordlund FEBS Letters 552 (2003)
Septoriose no Trigo Septoria nodorum; Leptosphaeria nodorum
Ferritin and the response to oxidative stress Ferritin and the response to oxidative stress Orino, K. et al. (2001). Biochem. J. 357: António A.
Vetores de entrada para clonagem gênica Os plasmídios devem possuir uma região designada origem de replicação (ORI), que é essencial para a sua replicação.
PCR Polymerase Chain Reaction
Transcrição da apresentação:

Caracterização e estudos de expressão dos genes que codificam oxalato descarboxilase e formato desidrogenase dependente de NAD+ no fungo Crinipellis perniciosa. Aluno: Bruno Vaz de Oliveira Orientador: Prof. Dr. Gonçalo Amarante Guimarães Pereira Co-orientadora: Johana Rinconez Pérez

Introdução Oxalato: composto intermediário do metabolismo de carboidratos Geralmente encontrado na forma de um sal de cálcio ou magnésio, visto que é um quelante de cátions bivalentes.

Na Vassoura-de-bruxa Ceita et al 2005 Plantas infectadas pelo fungo apresentaram, inicialmente, um aumento no número de cristais de oxalato quando comparadas com plantas sadias; após cerca de 36 dias os cristais de oxalato apresentavam significativa redução e após 45 dias os cristais praticamente desapareceram. Tal consumo dos cristais de oxalato foi relacionado à produção de peróxido de hidrogênio, o qual se concentra ao redor destes cristais.

Na Vassoura-de-bruxa O oxalato poderia ser aproveitado pela planta para gerar EROs, as quais estariam envolvidas na sinalização intracelular que culminaria na morte celular programada da vassoura verde Cacaueiros resistentes à Vassoura-de-bruxa não apresentam a formação de cristais de oxalato, contrastando com a presença dos mesmos em plantas suscetíveis.

Na Vassoura-de-bruxa

Sclerotinia sclerotiorum Ascomiceto Homotálico Baixa especificidade de hospedeiro Soja Feijão Ervilha Canola Girassol Tomate Batata

www.potatodiseases.org

Oxalato durante o processo infeccioso: várias funções

Modelo de infecção por S. sclerotiorum

Sintomas Folhas murchas Necrose Podridão “úmida” Micélio branco Esclerótios Pesq. agropec. bras., Brasília, v.34, n.6, p.1101-1106, jun. 1999

Fator de patogenicidade essencial Voltando ao oxalato... Fator de patogenicidade essencial Fungos mutantes para a produção de oxalato incapazes de infectar hospedeiros E se a planta fosse capaz de degradar o oxalato produzido pelo fungo???

Tomate e Tabaco Transgênicos Expressão de uma OXDC do fungo Flammulina velutipes em plantas de tomate e tabaco

Na Vassoura-de-bruxa Inspeção do genoma de Crinipellis perniciosa revelou a presença de um gene com similaridade a uma OXCD de Flammulinna velutipes Análise de ESTs obtidos a partir de bibliotecas cDNA acusou um alto nível de expressão de um gene com similaridade a uma formato desidrogenase dependente de NAD+

Objetivos Caracterização dos genes que codificam a oxalato descarboxilase (OXDC) e a formato desidrogenase dependente de NAD+ (FDH-NAD) obtenção e análise de sua seqüência completa análise de sua expressão em diferentes condições de cultivo in vitro

Justificativa Evidências sugerindo o envolvimento do oxalato com a fitopatogenicidade por C. perniciosa Superexpressão do gene que codifica a formato desidrogenase dependente de NAD+ nas biliotecas do micélio crescido em extrato de cacau Ambas as vias estão de fato relacionadas?? Possível desenvolvimento de cacau transgênico resistente a C. perniciosa, expressando a oxalato descarboxilase.

Resultados - Sequenciamento

Resultados - Sequenciamento

Resultados - Sequenciamento Teste dos primers para os genes OXDC e FDH. 1) Ladder lamda; 2) Controle (primers para beta-actina); 3) Primers OXDC 1 e OXDC 3; 4) Primers OXDC1 e OXDC 4; 5) Primers FDH 1 e FDH 2; 6) Primers FDH 1 e FDH 4; 7) Primers FDH 2 e FDH 3; 8) Primers FDH 2 e FDH 4.

Resultados - Sequenciamento

Resultados - Sequenciamento Clones - OXDC Clones - FDH

Resultados - Sequenciamento

Resultados - Sequenciamento

Resultados - Sequenciamento PCR – Fragmentos da OXDC

Resultados - Sequenciamento PCR – Fragmentos da FDH

Resultados - Sequenciamento Purificação dos fragmentos Reação de sequenciamento  3 tentativas sem sucesso Clonagem no plasmídeo PGEM Teasy e nova tentativa de sequenciamento Seqüência a partir do cDNA

Resultados Meio Mínimo Oxalato 1 mM Oxalato 10 mM Formato 5 mM Metanol 0,5% Metanol 1 % Metanol 2%

Resultados 1) Meio mínimo; 2) oxalato 1 mM; 3) Indução com oxalato 50 mM por 2 horas; 4) formato 50 mM; 5) metanol 2%, 6) Peróxido 1 mM; 7) Extrato de cacau susceptível a C. perniciosa; 8) Extrato de cacau resistente a C. perniciosa;

Próximos passos Nova extração de RNA Hibridização do RNA com as sondas dos genes OXDC e FDH Sequenciamento a partir do plasmídeo PGEM Teasy Caracterização da oxaloacetase