SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
Álvaro Escrivão Junior
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Fundamentação Teórica
Sistema de Informação notificação e rotinas
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
Monitoramento Infantil e Fetal DIVEP- Setembro, 2010
Monitoramento Vigilância de Óbitos DIVEP- Outubro , 2010
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS
Boletim Epidemiológico Dinâmico
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Projeto Mapeando a Saúde
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
MARINGÁ.
COMO EVITAR SUSPENSÃO DE RECURSOS DA ATENÇÃO BÁSICA
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Novembro CONTROLARIA-GERAL DA UNIÃO TELECONFERÊNCIA CGU/DENASUS.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Sistema de informações em saúde
Sistema de Informação em Saúde
SINAN O Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos.
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
PROJETO DE INTERVENÇÃO
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Departamento de Nutrição
Lílian Rodrigues de oliveira
Sistemas de Informação em Saúde
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Os Programas de Provimento:
Sistema de Informação em Saúde
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
O Sistema único de saúde
Estratégia de Saúde da Família
Monitoramento e avaliação das ações na ESF
Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann Médica Pediatra e Sanitarista Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante Titular da CNBB.
SISLOG-LAB Juliana Monteiro da Cruz
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Sistemas de Informação em Saúde
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Superintendência de Atenção à Saúde Coordenadoria de Atenção Primária.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
E-SUS Santa Catarina.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE MORTALIDADE - SIM SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS – SINASC OS NOVOS.
25 a Oficina de Trabalho Interagencial – OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante.
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

INSTRUMENTOS PARA DETECÇÃO DE PRIORIDADES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE INFORMAÇÃO INSTRUMENTOS PARA DETECÇÃO DE PRIORIDADES TRANSFORMAÇÃO DA RELIDADE PLANEJAMENTO AÇÕES

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Organização Mundial da Saúde mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Sistema de Informação em Saúde – SIS SITUAÇÃO FUTURA SITUAÇÃO ATUAL PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Além dos grandes bancos de dados gerados por atividades de outros setores: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, etc, o SIS é composto por diferentes Sub-sistemas, que produzem uma enorme quantidade de dados referentes à atividades setoriais em saúde, gerando grandes bancos de dados nacionais, dos quais se destacam:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARTE SISTEMAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINASC Sistema de Informações de Agravos Notificáveis - SINAN Sistema de Informação Ambulatorial - SIA Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN Avaliação do Programa de Imunizações - API Sistema de Informação em Atenção Básica - SIAB

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE O SIAB é um banco de dados (software), com informações importantes e abrangentes na área da saúde desenvolvido pelo Centro de Processamento de Informações do SUS/DATASUS do Rio de Janeiro em 1998, com o objetivo de agregar, armazenar e processar as informações prioritárias para a as equipes do PSF/PACS. Além do uso local dos dados, esses são importantes para o acompanhamento das atividades das equipes pelas secretarias municipais, estaduais e Ministério de Saúde cuja função é acompanhar, avaliar e diagnosticar o estado de saúde (parcial) dessa população, permitindo a adequação dos serviços de saúde oferecidos. As informações contidas no SIAB são recolhidas em fichas de cadastramento e de acompanhamento e analisadas a partir dos relatórios de consolidação dos dado.

Em Santa Catarina, o SIAB foi implantado a partir de julho de 1998 nas Regionais de Saúde, respectivamente aos seus municípios até dezembro daquele ano. Porém, alguns dados do SIAB apresentam distorções numéricas, como é o caso do cadastramento familiar, indicando possíveis erros na coleta e digitação dos dados.

SIAB

Muito Obrigada!