Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.

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Transcrição da apresentação:

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Joana Hingá & Margarida Mano

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação”  Modelo de Governação no Ensino Superior  A Rede de Ensino Superior Pública em Portugal  Desafios à Governação AGENDA

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação”  Modelo de Governação no Ensino Superior  A Rede de Ensino Superior Pública em Portugal  Desafios à Governação AGENDA

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” A GOVERNAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR A tradução de estruturas, processos e atividades relacionados com o planeamento e direção das instituições e das pessoas que trabalham no ensino superior. Fielden (2008) A governação no ensino superior traduz-se numa transposição dos modelos de governação, inicialmente aplicados no setor empresarial, e depois no público, para o ensino superior. Rhodes (1997) expressão com duplo sentido (gestionário – ec institucional) Governação

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” A GOVERNAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Trakman (2008) Cohen & March (1986)

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” A GOVERNAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR  Do Estado regulador ao Estado supervisor  Abertura ao Espaço Europeu – Bolonha e Europa 2020  Mudança do enquadramento legal: RJIES  Alteração do “modelo” de financiamento  Princípios estruturais partilhados pelos decisores:  Concetualização e compromisso com o serviço público;  Integração sistémica de avaliação de desempenho na atividade (investigação; docentes; atratividade dos docentes). Contexto de Mudança na Governação das IES em Portugal

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” A GOVERNAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR  Contexto de Mudança na Governação das IES em Portugal  Órgãos coletivos: AU; Senado; CA - Representatividade dos órgãos (académicos, não académicos, estudantes); - elevado número de membros  Órgãos coletivos: Conselho Geral e Conselho de Gestão - Representatividade; Conselho Geral >50% - académicos e investigadores >15% - estudantes >30% - personalidades externas Conselho Geral: 15 a 35 membros Conselho de Gestão: max.5 membros (Reitor; Vice-Reitor; Administrador.) DecisorPerfil Racionalidades Competências  Participação das partes interessadas é possivel num contexto de aconselhamento, sendo no entanto praticamente inexistente  Reitor – um académico da própria universidade Participação compulsória das partes interessadas Reitor é “um individuo de mérito reconhecido e com experência profissional relevante”

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação”  Modelo de Governação no Ensino Superior  A Rede de Ensino Superior Pública em Portugal  Desafios à Governação AGENDA

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” REDE DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL  NUTS - Nomenclaturas de Unidades Territoriais para Fins Estatísticos 2. Centro 1. Norte 3. Lisboa 4. Alentejo 5. Algarve 6. Açores 7. Madeira

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” REDE DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL  Ensino Superior Universitário  Ensino Superior Politécnico *Algumas Universidades lecionam ambos os subsistemas de ensino.

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” REDE DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL 2012 / 2013 (em n.ºs) 743 cursos, 696 licenciaturas 41 mestrados integrados 6 preparatórios vagas para candidatos colocados dos quais colocados em 1.ª opção

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” REDE DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL CandidatosVagas  Acesso ao Ensino Superior Público - 1.ª fase do concurso nacional de acesso

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” REDE DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL  Repartição das dez áreas de estudos (Direção-Geral de Ensino Superior) : 1.Ciências; 2.Saúde; 3.Tecnologias; 4.Agricultura e Recursos Naturais; 5.Arquitetura, Artes Plásticas e Design; 6.Ciências da Educação e Formação de Professores; 7.Direito, Ciências Sociais e Serviços; 8.Economia, Gestão e Contabilidade; 9.Humanidades, Secretariado e Tradução; 10.Educação Física, Desporto e Artes do Espetáculo. Total IES/área (c/ repetição) Total de cursos/área 245%636% 6613%938% 6312%24922% 204%353% 5811%1019% 408%333% 9318%23020% 8316%16114% 326%837% 489%938%

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação”  Modelo de Governação no Ensino Superior  A Rede de Ensino Superior Pública em Portugal  Desafios à Governação AGENDA

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” DESAFIOS À GOVERNAÇÃO Sustentabilidade 3S Rede de Ensino Superior (cooperação – colaboração – competição) Qualidade e Atratividade IES enquanto instrumentos de Agendas Públicas Autonomia

Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” Muito obrigada! Joana Hingá e Margarida Mano