Workshop: Todos juntos por um Brasil mais acessível Atuação do BNDES Brasília, 16 de novembro de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
O Estado e o BNDES no apoio à
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Gestão de Competências CAIXA
Estrutura organizacional Comércio Exterior
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
Prof. Dr. Fernando Rei IBRADEMP – 14/03/2006
Plano de Negócio Elber Sales.
Questões sobre SFN.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Banco do Brasil e o Agronegócio
COORDENAÇÃO GERAL DE ACOMPANHAMENTO OPERACIONAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO Processo de Capacitação Brasília, Janeiro de 2010.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
Financiamento para projetos de eficiência energética
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
Programa de Financiamento às Exportações
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
III Workshop de Planejamento de FMM – BRASIL
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
O plano de Negócio.
SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.
ENTIDADES INTERVENIENTES
COMPLIANCE 30/03/2010.
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Eficiencia Energética – Uma saída para crise! Rodrigo Aguiar Maio de 2015.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
ESTUDANDO COM PROFª Simony
Mercado do Títulos Público
Lei orçamentária anual - loa
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
RECEITA PÚBLICA.
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
Captação de recursos em TI
Sociedade Anônima Características
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL – SEPL Coordenação de Desenvolvimento Governamental – CDG Unidade de Gerenciamento do Projeto.
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
AGÊNCIA REGULADORA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO Autor : Caio Barbosa de Carulice (1) Agente Técnico da Agência.
Transcrição da apresentação:

Workshop: Todos juntos por um Brasil mais acessível Atuação do BNDES Brasília, 16 de novembro de 2015

O BNDES é o principal instrumento de execução da política de investimentos do Governo Federal e tem por objetivo primordial apoiar programar, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País. Para a concessão de colaboração financeira, o BNDES realiza o exame técnico e econômico-financeiro de empreendimento, projeto ou plano de negócio. Estatuto do BNDES

Fluxo para Tramitação de Operações Diretas, Indiretas não Automáticas e Mistas EnquadramentoAnálise ContrataçãoDesembolso CECDIR Área de Planejamento Área Operacional CEC: Comitê de Enquadramento e Crédito e Mercado de Capitais DIR: Diretoria do BNDES

A Política Socioambiental do BNDES estabelece que, na fase de análise das operações, sejam avaliados, entre outros, os aspectos relacionados à legislação aplicável às pessoas com deficiência, quando couber. Assim, o postulante de colaboração financeira deve informar ao BNDES as condutas que adota em relação ao tema, em consonância com a legislação vigente, bem como o cumprimento de eventuais determinações específicas feitas por órgãos de fiscalização. O Banco pode apoiar ações de cunho social, inclusive relativas a pessoas com deficiência, por meio da Linha de Investimentos Sociais de Empresas. Política Socioambiental / Linha ISE

Além dos procedimentos adotados na fase de análise, os instrumentos contratuais relativos a: -Operações diretas - contêm cláusula obrigando a beneficiária de colaboração financeira a observar, durante o período de vigência do Contrato, o disposto na legislação aplicável às pessoas com deficiência. -Operações indiretas não automáticas e automáticas - O BNDES exige que o agente financeiro insira nos instrumentos de crédito que celebrar com as beneficiárias finais cláusula similar àquela acima mencionada. Disposições Contratuais

Obrigado! Álvaro Oliveira de Freitas