Formatos multimídia de informação: as “Histórias Fotográficas” Daniela Osvald Ramos
O termo “formato” Formato na web Formato multimídia de informação Histórias fotográficas ou Audioslideshow Apontamentos Conclusivos Índice temático
Formato: TV e Rádio. Perspectiva da grade de programação, na qual os formatos se sucedem; serve de identificador do Jornalismo, dá credibilidade técnica aos produtos jornalísticos; Repetição de uma estrutura narrativa que produz discurso; Segundo ROSÁRIO (2007, p. 187), o formato “(...) atende à necessidade de uniformização de padrões, buscando constâncias de linguagem e de discurso (...)”. TV: define enquadramento, plano, cenário, recursos narrativos e de edição, presença ou não de um apresentador ou repórter, ao vivo ou gravado, assunto, tema e duração. O termo
Complexidade do termo; formato como definição de suporte físico: filme, 8mm, 50mm, fita magnética (Betamax, VHS), arquivo técnico de registro; SERRES (2006): “formato-pai”. Formato como condicionante das formas culturais, em oposição à narrativa; Diferenciações: o formato na TV é proprietário Antes do conceito, o que temos hoje mais presente e pesquisado é o significado do termo. O termo
BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web
BARBOSA, 2003, define o portal como um formato na web: “O formato portal pode ser adotado por empresas de perfis díspares para diferentes fins, oferecendo variadas aplicações, desde que adequado à estratégia particular de presença digital de cada uma”; MIELNICZUK (2003, p. 70): a) Suporte - o arranjo das informações em um suporte digital; b) Site jornalístico - divisão das informações em seções por assuntos ou de acordo com recursos oferecidos pela internet e que são utilizados no site; c) Narrativa jornalística - os recursos específicos do suporte que são empregados na narrativa jornalística, tais como texto escrito, sons (narração, música, depoimento, etc.) e imagens (fotografia, vídeo, infografia, etc); Formato na web
Portal está no item b); formato multimídia no item c); Narração na web é interface para bancos de dados (Manovich); o formato na web é determinado pelo seu design informático, uma operação de linguagem mediada como gerador do formato. Formato na web
Formato como matriz; Variações estão previstas (princípio da variabilidade); O formato na web organiza o discurso multimídia e agencia seus elementos; BERTOCCHI (2006): duas formas narrativas se destacam atualmente nos cibermeios informativos, a reportagem multimídia e a infografia interativa (p. 171). Situamos o formato das “histórias fotográficas” na reportagem multimídia por integração (SALAVERRÍA 2005); Identificamos a seguir o formato das “Histórias Fotográficas”, cuja fórmula é repetida desde 2005, tendo surgido como formato jornalístico multimídia no portal MSNBC. Formato multimídia
Origens: Ädaweb - Histórias fotográficas
Origens no Jornalismo: Picture Stories, 2005, MSNBC Histórias fotográficas
Desenvolvimento Picture Stories, 2009, portal MSNBC Histórias fotográficas
Desenvolvimento Fotorreportajes, 2009, Clarín.com Histórias fotográficas
Desenvolvimento Histórias fotográficas, 2009, portal UOL Histórias fotográficas
Ensino Soundslides, University of Florida College of Journalism and Communications, Histórias fotográficas
Audioslide show + vídeo: - Love in the first personhttp:// Histórias fotográficas/ Variações
Considemos que a repetição ocorreu com as “Histórias Fotográficas” nos elementos fundamentais que o caracterizam; Em todos há a articulação narrativa com fotografia e áudio, seja o áudio do personagem ou personagem e trilha sonora, ou apenas trilha sonora; O formato não é descaracterizado por suas variações, assim, encontramos várias entre os portais e entre os formatos em um mesmo portal, por exemplo, como no Clarín.com. Neste portal, na fotorreportaje Beagle, la guerra que no fue, identificamos uma narração em áudio, mais trilha sonora e legendas que não repetem o texto da narração, algo que não ocorre com o exemplo que utilizamos. Também a predominância de temas fortes não se concretizou; Apontamentos conclusivos
Elaboração de algum roteiro e a ausência da imagem do repórter; O formato “história fotográfica” não é slideshow; O termo Áudioslideshow tem uso mais genérico; As fotografias do slideshow não estão necessariamente em uma seqüência narrativa. Podem ter narração ou trilha sonora, porém o narrador nunca será o personagem, mas uma voz que conta a seqüência sem fazer parte dela, mais como um observador. Equipes com composições diversas geram diferentes tipos de formatos, se cruzarmos as informações dos créditos com o formato.