Avaliação e qualidade do ensino ÉTICO São Paulo, 10 de abril de 2010 Avaliação e qualidade do ensino Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net
Avaliação: questões fundamentais O que avaliar? disciplinas x competências O que é avaliar? medida x valor - Para que avaliar? meio x fim - Por que avaliar? controle x diversidade - Quem é o avaliador? externo x interno
Avaliação: questões fundamentais disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos diversidade/controle tolerância tolerância projetos externa/interna
ava lia ção O que avaliar? disciplinas/competências pessoas tolerância diversidade/controle
O que avaliar? Disciplinas: meio Competências: fim português, matemática, história, geografia, educação física, ciências, ... Competências: fim expressão, compreensão, argumentação, decisão, contextuação, abstração pessoas
ava lia ção O que é avaliar? medida/valor disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios tolerância diversidade/controle
Medida/Valor: Indícios Ginzburg Mitos, emblemas, sinais classificador de obra de arte Indícios Sherlock Holmes Psicanálise
ava lia ção Para que avaliar? meio/fim instrumentos medida/valor disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos tolerância diversidade/controle
Avaliação: meio x fim Tecnologia: meio ! fim ? Pessoas: fim ! meio ? fim ? estatísticas alarmantes manchetes espetaculosas meio ! orientação das ações foco nos valores/projetos
ava lia ção Por que avaliar? meio/fim medida/valor instrumentos disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos diversidade/controle tolerância tolerância diversidade/controle
diversidade/controle: tolerância conhecimento do outro reconhecimento das diferenças tolerância respeito pela diversidade
ava lia ção Quem é o avaliador? medida/valor disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios instrumentos meio/fim diversidade/controle tolerância tolerância diversidade/controle projetos externo/interno
avaliação externa x interna: projetos instituições são como pessoas: diferença é a regra pessoa/instituição bem avaliada é a que realiza suas metas projetos projetos somente podem ser pensados em um cenário de valores
Qualidade: o que é isso? senso comum: todos queremos qualidade x quantidade: números escola/empresa: projetos/valores igualdade/diferença: unidade/diversidade escola/empresa: conhecimento
Qualidade: cinco lembretes 1. má qualidade: generalização indevida
Qualidade: cinco lembretes 1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim
Qualidade: cinco lembretes 1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricaturas
Qualidade: cinco lembretes 1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricaturas 4. escola: unidade fundamental/autonomia
Qualidade: cinco lembretes 1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricatura 4. escola: unidade fundamental/autonomia 5. condição do professor: valorização
Qualidade: o que a escola precisa aprender com a empresa? foco no projeto equilíbrio - abstração/concretização uso da tecnologia - organização em rede importância do diretor função da avaliação/controle, mérito
Qualidade: o que a empresa precisa aprender com a escola? foco nas pessoas conhecimento – mais que mercadoria equilíbrio novo/velho autoridade fundada no conhecimento diferença entre valor e medida
Avaliação e qualidade do ensino ÉTICO São Paulo, 10 de abril de 2010 Avaliação e qualidade do ensino Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net