Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental Relaciona e articula vivências cotidianas aos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos; promove o desenvolvimento das identidades; contribui para a valorização da diversidade humana e cultural;
promove a participação em diferentes grupos sociais ; problematiza as vivências dos sujeitos; proporciona o estudo e a investigação por meio de diferentes linguagens para expressar saberes, sentimentos, crenças e dúvidas na descoberta de si mesmo e nas relações sociais.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental Componentes curriculares: Geografia História Ensino Religioso
COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA
CIÊNCIA GEOGRÁFICA É o campo de saber interessado nas inter-relações dinâmicas entre elementos humanos e não humanos, materiais e imateriais, em sua distribuição pelo mundo, o que constitui o espaço geográfico em construção constante.
“Analisar o espaço geográfico, categoria central da ciência geográfica, proporciona a compreensão de como diferentes grupos de pessoas relacionam-se entre si e com o meio, constituindo espacialidades, aos mesmo tempo em que são constituídas por elas.” (BNC – 2015)
A construção dos objetivos de aprendizagem de Geografia consideram simultaneamente: Os Direitos de Aprendizagem da Base Nacional Curricular; As Dimensões Formativas dos direitos geográficos; - Os Recortes Espaciais de Referência.
Dimensões formativas dos saberes geográficos de acordo com BNC: O sujeito e o mundo O lugar e o mundo As linguagens e o mundo As responsabilidades e o mundo
O sujeito e o mundo Trata da localização dos sujeitos de aprendizagem, dos grupos sociais aos quais pertence e dos seus lugares de vivência, criando referenciais de espacialidade a partir do cotidiano.
O lugar e o mundo Trata do entendimento que cada lugar se constitui por trajetórias múltiplas. Como resultado provisório de processos dinâmicos em diferentes escalas geográficas ( processos sociais, econômicos, técnicos, políticos e históricos pelo mundo).
As linguagens e o mundo Trata da apropriação de conceitos geográficos e o uso das múltiplas linguagens.
As responsabilidades e o mundo Trata da abordagem sobre o protagonismo, a responsabilidade e a participação do/a estudante em processos espaciais dinâmicos, a partir de ações éticas e políticas.
DIRETRIZ CURRICULAR MUNICIPAL GEOGRAFIA
Eixos do 1º ao 3º ano Lugar e paisagem Transformando a natureza Espaço e representação
Eixos do 4º ao 5º ano A dinâmica dos elementos naturais As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações Espaço e representação
Análise dos Objetivos de Aprendizagem do Componente Currricular Geografia no Ensino Fundamental
O SUJEITO E O MUNDO CHGE1FOA001 Reconhecer-se como sujeito e como parte integrante dos lugares de vivências e dos diversos grupos sociais aos quais pertence. CHGE1FOA002 Identificar elementos geográficos para compreensão e significação de suas funções em lugares de vivências.
A linguagem utilizada é clara, permitindo que o mesmo seja compreendido pelos participantes da discussão pública. ( ) Concordo fortemente ( ) Concordo ( ) Sem opinião ( ) Discordo ( ) Discordo fortemente O objetivo de aprendizagem é relevante e pertinente para esta etapa da Educação Básica. ( ) Concordo fortemente ( ) Concordo ( ) Sem opinião ( ) Discordo ( ) Discordo fortemente RESPONDA A QUESTÃO A SEGUIR CASO TENHA DISCORDADO DE ALGUMA AFIRMAÇÃO ANTERIOR: De acordo com a sua avaliação que ação relativa a este objetivo seria desejável no documento da Base Nacional Comum Curricular? Reescreva a sugestão do objetivo nas linhas abaixo.
Dayane Anicer Francisco Costa Apoio Pedagógico de Geografia/SME dayane.costa@londrina.pr.gov.br (43) 33750221