Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
O leitor conhecerá os fatos narrados pelo olhar dessa personagem.
Quando os textos estiverem prontos, eles serão compartilhados em rodas de leitura e farão parte de um livro de contos da classe, que ficará na biblioteca ou sala de leitura da escola para que outras pessoas possam ler.
O bilhete a seguir poderá ajudá-lo na criação de seu conto.
Fonte: A flor da pele, de Antonio Gil Neto e Edson Gabriel Garcia, São Paulo: Cortez, 2005. p.41.
Quem escreveu o bilhete. Para quem. Por que motivo Quem escreveu o bilhete? Para quem? Por que motivo? Essas questões devem ser esclarecidas no conto que você escreverá.
Planejamento da escrita. Narrador-personagem: quem é ele, quais são suas características, seus sonhos. Fatos importantes da história: situação inicial, clímax e desfecho do texto. Espaço: descrição relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Outras personagens que participam da história.
Elaboração do texto. Nos contos, as caracterizações das personagens e do espaço, as indicações de tempo e as descrições das cenas e suas passagens devem ser feitas de maneira sucinta e rápida, mas de modo a manter o interesse do leitor.
Avaliação e reescrita do texto Avaliação e reescrita do texto. Releia seu texto e verifique se ele contém os elementos do conto apresentados a seguir.
Elementos do conto: Foco narrativo em primeira pessoa. Descrição do espaço relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Conflito único. Desfecho logo após o clímax, que surpreende o leitor e mantém seu interesse até o final.
Leitura dos textos entre duplas de colegas para troca de sugestões com base nos elementos apresentados.
Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega. Discutam os pontos principais. Ele fará o mesmo com o seu texto.
Com base nas observações do seu colega e da conversa entre vocês, reescreva seu conto.
Roda de leitura. Em data combinada com o professor, cada aluno vai ler o seu conto em uma roda de leitura.
Em seguida, os textos devem ser preparados para a organização do livro de contos. Eles podem ser transcritos em papel colorido, com ilustrações.
Escolham uma ilustração para a capa do livro Escolham uma ilustração para a capa do livro. Em um dia combinado com o professor, será feito o lançamento. Os autores dos textos poderão ler seus contos em um evento preparado para um público maior: outros professores da escola, pais, amigos...