Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
4º Congresso Educação Hoje
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
Rubrica para a Nota de Classe 2
CRÔNICAS.
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Observação da sala de aula
Professora Francisca Barros
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Texto Narrativo.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Elementos da narrativa
Lendas do folclore brasileiro
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Narração: personagem/ espaço/ enredo
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Estratégias de leitura
Categorias da Narrativa Sistematização
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Planejamento da Rotina Semanal
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Branca de Neve: versões e visões de uma história
Maica Frielink Immich e Vanessa Zaniol
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Seminário de Análise e Produção Textual III
Leitura e interpretação de texto
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
QUE TAL DESCOBRIR COMO CONSTRUIR UM CONTO?
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
O primeiro beijo.  Público alvo - 9º ano  1ª Etapa:  Leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.Antonio Barreto.
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
APRESENTAÇÃO JORNAL NA ESCOLA Prefeitura Municipal de Cabo Frio Secretaria Municipal de Educação Departamento de Formação Continuada Centro de Estudos.
Abrir o Apetite Poético
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.

O leitor conhecerá os fatos narrados pelo olhar dessa personagem.

Quando os textos estiverem prontos, eles serão compartilhados em rodas de leitura e farão parte de um livro de contos da classe, que ficará na biblioteca ou sala de leitura da escola para que outras pessoas possam ler.

O bilhete a seguir poderá ajudá-lo na criação de seu conto.

Fonte: A flor da pele, de Antonio Gil Neto e Edson Gabriel Garcia, São Paulo: Cortez, 2005. p.41.

Quem escreveu o bilhete. Para quem. Por que motivo Quem escreveu o bilhete? Para quem? Por que motivo? Essas questões devem ser esclarecidas no conto que você escreverá.

Planejamento da escrita. Narrador-personagem: quem é ele, quais são suas características, seus sonhos. Fatos importantes da história: situação inicial, clímax e desfecho do texto. Espaço: descrição relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Outras personagens que participam da história.

Elaboração do texto. Nos contos, as caracterizações das personagens e do espaço, as indicações de tempo e as descrições das cenas e suas passagens devem ser feitas de maneira sucinta e rápida, mas de modo a manter o interesse do leitor.

Avaliação e reescrita do texto Avaliação e reescrita do texto. Releia seu texto e verifique se ele contém os elementos do conto apresentados a seguir.

Elementos do conto: Foco narrativo em primeira pessoa. Descrição do espaço relacionada aos sentimentos e pensamentos do narrador. Conflito único. Desfecho logo após o clímax, que surpreende o leitor e mantém seu interesse até o final.

Leitura dos textos entre duplas de colegas para troca de sugestões com base nos elementos apresentados.

Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega Dê o máximo de sugestões possíveis para melhorar o texto de seu colega. Discutam os pontos principais. Ele fará o mesmo com o seu texto.

Com base nas observações do seu colega e da conversa entre vocês, reescreva seu conto.

Roda de leitura. Em data combinada com o professor, cada aluno vai ler o seu conto em uma roda de leitura.

Em seguida, os textos devem ser preparados para a organização do livro de contos. Eles podem ser transcritos em papel colorido, com ilustrações.

Escolham uma ilustração para a capa do livro Escolham uma ilustração para a capa do livro. Em um dia combinado com o professor, será feito o lançamento. Os autores dos textos poderão ler seus contos em um evento preparado para um público maior: outros professores da escola, pais, amigos...