Sistema de coordenadas

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Sistema de coordenadas Frenagem 3

Sistemas de coordenadas - veículo combinado 2 sistemas - origens nos c Sistemas de coordenadas - veículo combinado 2 sistemas - origens nos c.gs do veículos - fixos nos veículos Z2 Y2 X2 móvel Z1 Y1 X1 móvel Z’ Y’ X’ inercial

Forças que atuam no veículo Frenagem 4

Modelo mais geral Frenagem 6

Posição do C.G. na longitudinal Frenagem 7

Posicionamento do C.G. na lateral Frenagem 7

Posicionamento do C.G. na altura Frenagem 8

C.G. veículo carregado Frenagem 9

Veículo exemplo - Kadett

Passeio C.G. longitudinal e lateral Frenagem 12

Desaceleração [0 = 1,0] - 85%/15% Frenagem 13

Espaço percorrido [0 = 1,0] - 85%/15% Frenagem 13

Roda rigida

Rolamento Frenagem 14

Área de contato Frenagem 15

Escorregamento parcial Frenagem 15

Gráfico típico - Adesão x escorregamento parcial Frenagem 16

Definição do slip ratio

Tabela coef. adesão Frenagem 16

Mecanismo da aderência

Pneu - carcaça

Pneu radial

Pneu diagonal

Demanda e aderência disponível

Força lateral Frenagem 17

Máquina de teste do pneu

Força lateral x ângulo escorregamento Frenagem 19

Força lateral x âng. Escorr. - diferentes cargas normais. Frenagem 20

Coef. Adesão lateral Frenagem 21

Forças laterais - resumo PIRELLI 215/75R17.5 MC45 Forças laterais - resumo Pneu mapeado

PIRELLI 215/75R17.5 MC45

Força lateral Frenagem 18

Modelo da Bicicleta b N r Dois graus de liberdade Regime permanente - ang. guinada (constante) r - veloc. angular (constante) N - torque result. guinada = 0 Dois graus de liberdade

CAVALO SEMI-REBOQUE EM CURVA f CAVALO SEMI-REBOQUE EM CURVA oversteer understeer Raio de giro 400 ft oversteer velocidade t Força centrífuga Frenagem 22

Elipse Frenagem 23 Fy/Fz l Tração t Fx/Fz Freagem f Fy/Fz l Ângulo de Escorrega-mento  Fy/Fz Força de frenagem máxima l Força lateral máxima 1,1 5º 0,55 Tração t Fx/Fz 0,4 0,8 Freagem f Fy/Fz l Frenagem 23

Demanda de aceleração ANEXO PNEUS 1

Demanda de aceleração típica ANEXO PNEUS 2

Aquaplanagem contato aquaplanagem

Deflexão devido a força normal ANEXO PNEUS 5

215/75R17.5 MC 45 126/124M PIRELLI

Amortecimento equivalente do pneu ANEXO PNEUS 6

Comprimento de relaxação ANEXO PNEUS 7

LOCATION OF THE CENTER OF MASS OF THE MODEL 7.7019181E-01 2.6950476E-14 -9.5454171E-03 MOMENTS OF INERTIA ABOUT THE ORIGIN I(XX) I(YY) I(ZZ) 1705.781 3116.164 1719.118 PRODUCTS OF INERTIA ABOUT THE ORIGIN I(XY) I(XZ) I(YZ) -2.4875935E-15 .1677777 -2.1206994E-14 MOMENTS OF INERTIA ABOUT THE CENTER OF MASS 1705.781 3116.147 1719.101 PRODUCTS OF INERTIA ABOUT THE CENTER OF MASS -1.8947055E-15 .1675678 -2.1214342E-14

Ângulos roda com solo Frenagem 24 shimmy Ressonância

Ângulos de Câmber Anexo pneus 8 Câmber Geométrico Câmber devido à pista Anexo pneus 8

Anexo pneus 9

King Pin Offset Offset negativo Offset positivo Anexo pneus 10

Ângulos de Cáster Anexo pneus 11

PIRELLI 215/75R17.5 MC45 ANEXO PNEUS 3

Torque auto-alinhante/força lateral/ângulo esterçamento ANEXO PNEUS 4