Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Entendendo o Adolescente Normal
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
PSICOLOGIA.
PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Quem sou eu? Será que me conheço?
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Prof. Rita de Cássia S. Eger -

Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
O que é Aprendizagem?.
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
O aluno elaborando conceitos
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
Prof.ª Chayane C. de Souza
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
A IDENTIDADE.
Reprodução Humana.
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
ESQUIZOFRENIA Infantil
PERSONALIDADE: por que estudar?
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza Material produzido com base no capítulo: PALÁCIOS, J. O que é a adolescência. Em: COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 1995.

Adolescência Aproximadamente : entre 12 e 13 anos. Mudanças físicas: Diferenças no corpo masculino e feminino (caracteres sexuais primários e secundários); O momento que acontecem as mudanças da puberdade tem uma importância relativa, pois a forma como realizam a transição para a vida adulta envolve, também, outros fatores: história evolutiva anterior; relação com adultos e iguais; êxito ou fracasso acadêmico. (PALÁCIOS, 1995)

Adolescência: Tormenta e drama? Como em outras etapas a adolescência apresenta problemas específicos. Em nossa cultura: Retarda-se a incorporação dos adolescentes ao estado adulto – pessoa física e psicologicamente adulta, mas que não são socialmente consideradas assim – pela dependência dos pais. (PALÁCIOS, 1995)

(PALÁCIOS, 1995) Adolescente Conflitos Redefinições de Pais Identidade Relações Profissão Pais Crise da meia-idade

Continuidade ou descontinuidade Os processos psicológicos da adolescência não são mera extensão, para cima dos da infância. Mas tampouco são uma novidade absoluta. (PALÁCIOS, 1995)

Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na adolescência Denominado na tradição piagetiana, pensamento formal, a fase das operações formais (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

Emerge entre 11-12 anos e se consolida pelos 14-15 anos. Fase final da sequência do desenvolvimento cognitivo. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

Realidade concebida como um subconjunto do possível Neste nível de pensamento o possível está subordinado ao real. Esta nova propriedade, tem agora, a capacidade potencial de conceber e elaborar todas ou quase todas as situações possíveis que poderiam coexistir com a situação dada, conceptualizando com maior precisão a proposição e a resolução de um determinado problema. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

Caráter hipotético-dedutivo Antes da adolescência as crianças são capazes de um pensamento abstrato. Na adolescência as abstrações ou teorias assumem a forma de hipóteses. Raciocínio dedutivo. Esquema de controle de variáveis.

O caráter proposicional As proposições são essencialmente afirmações sobre “o que pode ser possível”, são de natureza puramente abstrata e hipotética, independentes da realidade concreta. Organizada a informação: formula hipóteses que estabelecem uma relação de causa-efeito. Mediante manipulações adequadas do material: comprova, de maneira sistemática, suas hipóteses. Interpreta de forma pertinente o resultado de suas comprovações.

Dificuldades de aquisição As diferentes tarefas formais não apresentam a mesma dificuldade. (combinatória mais simples que controle de variáveis e do que as de proporção). O conteúdo da tarefa influi bastante em sua resolução. O pensamento formal não é universal. (CARRETERO e CASCÓN, 1995).

A influência do conteúdo Se o sujeito se defronta com tarefas que estão dentro da sua especialidade ou domínio particular, então seu pensamento expressará seu nível operacional formal. Familiaridade Conhecimento prévio.

Influência do conhecimento prévio Pode-se pensar que a experiência seja um fator facilitador. Uma grande variedade de domínios: Impressões que fazemos das pessoas; Atitudes (ideias) de problemas sociais; Levam a manter hipóteses apesar da realidade mostrar o contrário. (NISBETT & ROSS 1980, apud CARRETERO & CASCÓN, 1995)

A compreensão das noções sociais na adolescência A solução de problemas complexos requer não só habilidades inferenciais – que costumam se caracterizar com o pensamento formal - como também redes conceptuais e informações específicas (CARRETERO & CASCÓN, 1995).

Desenvolvimento da personalidade Não é somente um período preparatório, iniciador da vida adulta. Processo de: Desconstrução de um passado pessoal; Projeto de construção do futuro

Período de Aprazamento Período em que o indivíduo, embora biologicamente já maduro para atividade sexual plena e para o trabalho, é considerado socialmente imaturo, tanto para sexualidade quanto para responsabilidade social (SEBALD, 1977 apud FIERRO, 1995)

Identidade pessoal O desenvolvimento do eu (identidade) está vinculado a sua história. Representações a respeito de si mesmo; Coordenação das próprias experiências para enfrentar desafios futuros; Apresentação de si diante dos demais.

Relações Sociais na Adolescência Emancipação familiar: “perpétua adolescência” Grupo de companheiros: observam os pais (futuro) e seguem os amigos (presente). Conflito e adaptação: o adolescente necessita definir suas posições dentro da família. O juízo e o raciocínio moral

Referência COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artmed, 1995.