DOWBOR Principais idéias: Não sabemos o que está acontecendo e é exatamente isto que está acontecendo Não dispomos de ferramentas apropriadas de análise.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SETOR FINANCEIRO NO BRASIL E A INSERÇÃO DO BANCO SANTANDER
Advertisements

O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
AS NOVAS TECNOLOGIAS.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A Pós-Modernidade é um movimento de ruptura que surgiu nos fins do século XX, onde o conceito de progresso (da Era Industrial) vai sendo substituído pelo.
Continuação dos aspectos do subdesenvolvimento
Mudança Organizacional
Uma visão geral da vida em sociedade
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
Políticas de Segurança Pública
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
TRABALHO.
Fundamentos de Economia
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
Os trabalhadores e o mercado de trabalho
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Business Intelligence – BI Análise de sistemas de informação
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
População.
Empresas têm alma.. Empresas têm alma. A alma mora no coração da identidade corporativa.
A população e o mercado de trabalho
A desigualdade social do Mundo
Observatório Educação e Cidade
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO ELETRÔNICO
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Instituto de Economia – UFRJ
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Desafios do itinerário vocacional
DESIGUALDADES SOCIAIS
CULTURA.
PARADOXOS DA COOPERAÇÃO SUL-SUL EM SAÚDE ( Desigualdade & Desenvolvimento ) FIOCRUZ/BRASÍLIA 2 de SETEMBRO de 2014 José Agenor Álvares da Silva.
REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
A Economia do Conhecimento
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Globalização.
O AMBIENTE DE MARKETING
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Profa. Priscilla Barreto Geografia  Teorias Demográficas  Thomas Malthus  Boom Demográfico: Progressão Aritmética (Crescimento da produção de.
“LIDERANÇA HUMANIZADA”
CTV PRODUÇÕESção e Evangelização na Cultura Digital.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Fórum das Mulheres de Negócios
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
1 CONVERSANDO SOBRE O MUNDO DO TRABALHO Profa. MS Vera Schmitz.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
BOM DIA.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

DOWBOR Principais idéias: Não sabemos o que está acontecendo e é exatamente isto que está acontecendo Não dispomos de ferramentas apropriadas de análise. Teremos, um dia? Rapidez e profundidade das transformações e fragilidade das instituições Transformação dos processos produtivos, das relações de poder, da cultura do trabalho

Eixos de mudança do trabalho: trabalho= identidade - mudanças estruturais - a empresa tecnológica cria novos referenciais para o trabalho - mudança na estrutura social que o trabalho proporciona – no caso do trabalho terceirizado, desaparecem os laços sociais (o local de trabalho muda o tempo todo) - precarização do trabalho – ausência de garantias, flexibilização dos vínculos - evolução do conceito de emprego (subemprego, desemprego, temporário, parcial) - empregos suprimidos, deslocados, substituídos - êxodo mundial

Eixos de mudança do trabalho: - a tecnologia – até agora pelo menos, na maior parte dos casos ainda não foi usada para reformular o trabalho e suas relações - usada com bom senso, a tecnologia poderia permitir mais flexibilidade e mais criatividade - Google - as tecnologias são muito rápidas e a adaptação das organizações a elas é muitas vezes perversa (controles através do computador) - grandes conglomerados forçando pequenos produtores - em alguns casos – segmentação excessiva - a classificação “clássica” dos setores econômicos (setor primário, secundário e terciário) se confunde -

no Brasil – trabalho desigual, desorganizado, informal – desigualdade – insegurança – fratura social - Muitos trabalhando pouco, mal ou sem trabalho, poucos ganhando muito - é com distribuição de renda que o país evolui. Os outros países mostram isso - Trabalho infantil - Bomba relógio - o poder das multinacionais com suas regras acima do estado. O vazio do poder - necessidade de políticas de inclusão - experiência da França – banco de horas

Perguntas: -Qual a principal comparação possível com De Masi? - como transformar as relações de trabalho? Isto é possível? - como transformar as políticas de emprego? - porque o governo não utiliza o potencial científico/tecnológico para proporcionar inclusão? - porque não multiplica experiências que dão certo? Instituto Airton Senna, Projeto Aché, Projeto Raí, circos, ballet Bolshoi, projeto Salvador