Noções básicas MC e PE.

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Transcrição da apresentação:

Noções básicas MC e PE

Margem de Contribuição O termo Margem de Contribuição tem um significado igual ao termo Ganho Bruto sobre as Vendas. Isso indica o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas fixas e gerar lucro. Margem de Contribuição é igual ao valor das Vendas menos o valor dos Custos Variáveis e das Despesas Variáveis. Ou se preferir numa fórmula, isso tudo fica assim: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) MC = 52.655,53 – (26.300,00 + 21.089, 99) MC = 52.655,53 – 47.389,99 = 5.265,54 O valor encontrado para o cálculo da Margem de Contribuição representa o quanto a empresa consegue gerar de recursos para pagar as Despesas Fixas e obter Lucro. Quando o valor da Margem de Contribuição for superior ao valor total das Despesas Fixas, a empresa estará gerando lucro. E, quando for inferior, o resultado será entendido como prejuízo. A Margem de Contribuição Total da Empresa representa também a margem média, pois considera tudo o que é vendido. É normal termos em qualquer empresa produtos e serviços com preços, custos e despesas diferentes uns dos outros. Por isso, é muito importante apurar a margem de contribuição de cada produto/serviço.

Margem de Contribuição Tomada de Decisões A margem que não contribui pode ser aceitável em uma empresa quando estiver relacionada a alguma estratégia promocional de vendas, isto é, com total conhecimento de seus gestores. Mas, ainda assim, deve-se avaliar se as vendas de outros produtos, agregadas ou não à promoção, apresentam margens que compensem a margem de contribuição negativa (preço de venda inferior aos custos variáveis e despesas variáveis) de algum produto/serviço que esteja nesta condição. Conhecer a margem de contribuição é essencial para se tomar decisões.

Margem de Contribuição Tomada de Decisões Para isso, vamos considerar um produto qualquer em que o valor de custo variável seja de R$ 15,00. Como eles praticam 50% sobre o custo para definir o preço, esse produto seria vendido por R$ 22,50 (R$15,00 + 50%). Logo, a margem de contribuição, considerando que as despesas variáveis daquela empresa representam 10,5% sobre o preço de venda (impostos 7,5% mais a comissão de 3%), é de: No exemplo acima a Margem de Contribuição, isto é, a contribuição deste preço de venda para pagar as despesas fixas e gerar lucro, é de R$ 5,14 por unidade ou 22,8% do preço de venda.

Margem de Contribuição Quais os benefícios? São muitos os benefícios que se pode ter conhecendo a Margem de ContribuiçãoTotal das Vendas ou mesmo a Margem de Contribuição de cada Produto, e todas elas estão certamente relacionadas com decisões importantes para a empresa, tais como: • Identificação do volume mínimo necessário de vendas para pagar as despesas fixas – o ponto de equilíbrio; • Identificação do volume mínimo de vendas para pagar despesas fixas e ainda gerar um determinado valor de lucro; • elaboração das tabelas de preços considerando descontos especiais em função do volume vendido a um mesmo cliente; • decisão por qual produto a empresa intensificará as vendas ou mesmo, deixará de comercializar; • Estabelecimento de campanhas promocionais de vendas: descontos/brindes x impacto na quantidade necessária de vendas; • Decisão pela quantidade de produção de determinados produtos, no caso de não ter disponível suficientes recursos para todos; • análise da concorrência e competitividade de preços, e a relação disto com o volume de vendas.

Custeio Direto Conhecendo-se os custos totais e o preço de venda unitário teremos também a margem de contribuição unitária e nossa única tarefa é tomar decisões relacionadas a produção ou não de algum produto da linha, quando passaremos a usar o sistema de custeio direto, que o mais apropriados para fins decisórios. Linha A Linha B Linha C Total Receita 8000 30000 9000 47000 Custo Variável 5000 27000 40000 M. Contribuição 3000 1000 7000 Percentual 37,5% 10% 11,11% Custos Fixos 6.000 Lucro 1.000

Ponto de Equilíbrio – Break Even Point Vamos conhecer um exemplo hipotético detalhado de um hotel com 100 unidades habitacionais (uhs = quartos). Valores em reais. No exemplo abaixo, O PE aconteceria quando 87 Uhs estivessem ocupados. Como a capacidade total é de 100 Uhs, concluímos que está situado num patamar bastante elevado, o que inviabiliza a continuidade da operação do empreendimento. PE = RT - CT ou seja: PE quando P x Qt = CF + CV Uhs CF CV CT Preço Receita Lucro/Prej. 1.000 50,00 - 1000 10 500 1.500 30 1300 2.300 800 50 2000 3.000 2.500 - 500 60 2400 3.400 - 400 75 2900 3.900 3.750 - 150 87 3350 4.350 100 3.850 4.850 5.000 150 Se quiséssemos que o PE fosse atingido quando 60 Uhs estivessem ocupadas, qual seria o preço da diária que deveríamos praticar? P = CT x Qt. P = 3400 / 60 = 56,60 Quantidade (Uhs) x preço = Receita – Custo Total = lucro/prej.