Agrupamento de Escolas Ordem de Santi´iago Área de Integração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Advertisements

França antes da Revolução
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Classes e Estratificação Social
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
ILUMINISMO.
Feudalismo.
Estratificação Social
O ILUMINISMO.
SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King ( )
Feudalismo.
Revolução Francesa Antigo Regime
Cursinho Popular Paulo Freire
RENASCIMENTO.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Prof. Everton da Silva Correa
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
Prof. Everton da Silva Correa
O FEUDALISMO.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
FEUDALISMO.
Absolutismo e mercantilismo
O que é o Estado? Capítulo 16.
Conceito de Idade Média
Apostila 12; Capítulo 25 Feudalismo
Absolutismo Revisão – 1ªEM.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Idade Média /Renascimento
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Tema da aula Grupo – Capítulo
O ILUMINISMO.
A Era Napoleônica ( ).
ABSOLUTISMO.
ABSOLUTISMO.
A Europa nos séculos XVII e XVIII
Introdução e contextualização histórica
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Introdução e contextualização histórica.  Origem – Pólis  Pensamento sobre a sociedade  O que é política?  Política institucionalizada:  Governo,
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
“ A Estrutura do Feudalismo”
Introdução e contextualização histórica
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Prof° Leandro Crestani
Portugal na Europa do Antigo Regime
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Resumos de História.
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Antiguidade grega e romana
RACIONALIDADE A Racionalidade é a principal característica humana, no entanto a sua dimensão social e história são tão ou mais importantes. Somos produto.
Organização social na Antiga Grécia e na Idade Média
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Atividades de História
Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro.
Prof. Helton Chaves. Absolutismo  Conceito:  Poder absoluto concentrado nas mãos do monarca;  Princípios:  O príncipe está isento da lei;  O que.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Monarquia absoluta Burguesia Sistema feudal-campo Nobreza e alto clero:propriedades e terras cargos da Corte,
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas Ordem de Santi´iago Área de Integração Organização Social Na Antiga Grécia Tiago Rebelo Nº27 10ºC 2015/2016

Organização Social Na Antiga Grécia Na antiga Grécia, praticava-se o esclavagismo Os escravos, as mulheres e os estrangeiros não participavam nas decisões da cidade

Organização Social Na Grécia Antiga Estrangeiros Não podiam possuir terras; Dedicavam-se ao comércio; Tinham de pagar impostos; Tinham de prestar serviço militar.

Organização Social Na Grécia Antiga Mulheres Viviam na dependência do homem; Dedicavam-se ás tarefas domésticas.

Organização Social Na Grécia Antiga Escravos Sem liberdade nem direitos políticos; Faziam serviços domésticos, e faziam a maioria dos trabalhos pesados.

Aristóteles Segundo Aristóteles, os seres humanos não são naturalmente iguais, e essa diferença deve ser preservada. Aristóteles dizia que quem não é igual não pode ser tratado de modo igual. Aristóteles diz “ O homem que nasce escravo deve viver e morrer como escravo”.

Organização Social Na Grécia Antiga Na idade média, a sociedade europeia dividia-se em três estados: Nobreza; Clero; Povo. A cada ordem correspondia um estatuto preciso do que se podia fazer e esperar em relação aos direitos, deveres, valores e comportamentos.

Organização Social Na Grécia Antiga Nobreza A nobreza dedicava-se ás armas e ao domínio dos seus terrenos. Povo O povo dedicava-se ás atividades produtivas, ao comercio, á agricultura e á indústria.

Organização Social Na Grécia Antiga Clero O clero ministrava o serviço divino, o ensino e a caridade. Rei O rei era a figura suprema da nobreza, o seu poder era considerado absoluto e de direito divino.

Organização Social Na Grécia Antiga A cada um destes estados possuíam símbolos e sinais distintivos: Vestuário; Alimentação; Participação em acontecimentos comunitários. Com o tempo esta imobilidade social transformou-se. Fez surgir uma burguesia com dinheiro e poder, cujo papel virá ser fundamental.

Organização Social Na Grécia Antiga Igreja A igreja tinha uma situação privilegiada. A sua influência espiritual, cultural, social e económica era enorme. Possuía leis e tribunais próprios. O seu poder económico era vasto e garantido pelas inúmeras propriedades. Mas dentro desta estrutura, encontramos estratos com distintos poderes: Arcebispos; Bispos.