Proposta de Dissertação

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Transcrição da apresentação:

Proposta de Dissertação 26/04/2017 Proposta de Dissertação Impactos em decorrência da redução de velocidade máxima permitida em vias urbanas de uma região de Brasília Philippe Barbosa Silva Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Introdução Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Introdução Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito - objetiva conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. Visão Zero “No loss of life is acceptable” “Nenhuma vida perdida no trânsito é moralmente aceitável” Programa Visão Zero: política de segurança no trânsito em vigência na Suécia desde 1997. Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

Introdução Visão Zero Condições de operação Velocidade máxima 26/04/2017 Introdução Visão Zero Condições de operação Velocidade máxima Os locais com possíveis conflitos entre pedestres e carros 30 km/h Interseções com possíveis impactos laterais entre os carros 50 km/h Estradas com possíveis impactos frontais entre carros, incluindo estradas rurais 70 km/h Estradas com nenhuma possibilidade de um impacto lateral ou de impacto frontal (somente impacto com a infraestrutura) 100 km/h Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Problemática A redução de velocidade é uma medida de segurança viária que contribui para a redução de acidentalidade e fatalidades no trânsito. Portanto, a questão que se põe é: quais os impactos da redução dos limites de velocidade em áreas urbanas de Brasília? Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Hipótese Supõe-se que, os impactos gerados pela redução dos limites de velocidade em áreas urbanas são pouco significativos frente aos benefícios gerados (redução do número de acidentes, sua severidade e óbitos no trânsito). Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Objetivo Geral O objetivo geral da pesquisa é a determinação dos impactos gerados pela redução dos limites de velocidade em áreas urbanas de Brasília. Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

Objetivos Específicos 26/04/2017 Objetivos Específicos Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade na densidade de tráfego e comparação com o a capacidade da via; Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade na velocidade média dos veículos; Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade nos tempos de viagem; Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade nos tempos de retardamento ao longo da via; Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

Objetivos Específicos 26/04/2017 Objetivos Específicos Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade no consumo de combustível dos veículos; Determinar o impacto da redução dos limites de velocidade na emissão de poluentes; Aferir a aceitação dos usuários às medidas de redução de velocidade e tolerância ao risco; Determinar associação entre a redução de velocidade e a acidentalidade (em trechos com disponibilidade de dados). Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Justificativa Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Justificativa Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Metodologia Revisão Sistemática da Literatura: segurança viária, acidentalidade, medidas de engenharia de segurança viária, Visão Zero, redução de limites de velocidade; Delimitação da área de estudo; Coleta de dados necessários à modelagem; Realização de simulação de dois cenários: atual e após redução dos limites de velocidade (Aimsun ®); Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Metodologia Elaboração e aplicação de questionário aos condutores com vistas a entender a tolerância ao risco e aceitação das medidas restritivas; Desenvolvimento de modelo de associação entre redução de limites de velocidade e acidentalidade. Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

Estrutura do trabalho Fase 1 Fase 2 Fase 3 INTRODUÇÃO Capítulo 1 26/04/2017 Estrutura do trabalho Fase 1 Contextualização Problema Hipótese Objetivos Justificativa Fase 2 Segurança viária Acidentalidade Medidas de engenharia de segurança viária Visão Zero Redução de limites de velocidade; Fase 3 Seleção da área de estudo Coleta de dados Elaboração do questionário INTRODUÇÃO Capítulo 1 ESTADO DA ARTE Capítulo 2 MÉTODO Capítulo 3 Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

RESULTADOS E DISCUSSÕES 26/04/2017 Estrutura do trabalho Fase 4 Simulação do cenário atual Simulação do cenário com redução dos limites de velocidade Aplicação dos questionários Fase 5 Avaliação dos resultados Proposição de modelo de associação entre acidentalidade e velocidade operacional Discussões Fase 6 Aceitação ou refutação da hipótese Limitações da pesquisa Recomendações para trabalhos futuros ESTUDO DE CASO Capítulo 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES Capítulo 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Capítulo 6 Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

26/04/2017 Cronograma Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília

Referências Bibliográficas 26/04/2017 Referências Bibliográficas JOHANSSON, R. (2008). Vision Zero – Implementing a policy for traffic safety. Safety Science 47 (2009), 826–831 JOHANSSON, R. (2009). Road Safety: Strategies and Philosophies. United Nations Economic Commission for Europe (UNEC), Genebra. JÚNIOR, A. A. R. (2009). A RESPONSABILIDADE PELOS ACIDENTES DE TRÂNSITO SEGUNDO A VISÃO ZERO. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. New York City (2014). Vision Zero Action Plan City of New York 2014. LINDAU, L. A.; OBELHEIRO, M.; MACHADO, R. (2015). IMPACTOS DA REDUÇÃO DOS LIMITES DE VELOCIDADE EM ÁREAS URBANAS. EMBARQ Brasil. Implantação de Serviços de Bicicletas de Aluguel: a experiência Bike Brasília