GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Organização Curricular da Escola
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
A NECESSIDADE DE FORMAR PROFESSORES COM CAPACIDADE DE AVALIAR O IMPACTO DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE. Prof. Enio Borba Carli Colegiado de Física – FAFIL 2009.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Secretaria da Educação e Cultura
Cidade Educadora, Cidade Saudável
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Apropriação de resultados SADEAM 2012
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
OT- Avaliação e Currículo
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Perguntas de Modelação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
ÁFRICA UM PAÍS OU UM CONTINENTE: Pluralidade Cultural e Geografia
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
EE DR PEREIRA DE MATTOS Aulas Multi- Dimensionais (AMDs) Objetivos do Projeto a)Facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do currículo.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos N.º do Código.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Metodologias Ativas Desafios e Possibilidades na EaD Prof. Denys Sales 1.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta M. de C Guimarães, nº 250 – Pq Bandeirantes – Taubaté – CEP: – Telefone:

Projeto : Montagem lúdica de DNA Disciplina – Biologia Professora: Sônia Regina Leno Vilela Público alvo – 2ª série – Ensino Médio

I NTRODUÇÃO Este projeto visa o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem teórica e lúdica direcionadas aos alunos da 2ª série do Ensino Médio sobre o seguinte tema: A receita da vida e o seu código- tecnologias de manipulação do DNA – para que eles compreendam a combinação das bases nitrogenadas DNA e a formação do código genético que confere ao ser humano suas diferenças individuais.

H ABILIDADES Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA. Elaborar esquemas explicativos do processo de duplicação do DNA. Reconhecer de forma teórica e lúdica o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA.

DESENVOLVIMENTO Aula expositiva na qual a professora desenvolveu o tema através do caderno do aluno e do professor vol. 2. o Apresentação de vídeos que exemplificam a composição do DNA. Proposta de produção lúdica representativa da duplicação do DNA com balinhas de goma.

CONCLUSÃO Esse projeto alcançou com êxito o desenvolvimento das habilidades e dos objetivos propostos, tendo em vista que os alunos mostraram desempenho, envolvimento, autonomia e interesse de reproduzir de forma lúdica a molécula de DNA com balas coloridas para que compreendessem melhor o processo de formação do código genético que nos confere as diferenças individuais.

REFERÊNCIAS São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologia / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE,