Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Advertisements

MÓDULO 7 FONTES DE FINANCIAMENTOS DAS ATIVIDADES DAS EMPRESAS.
FINANCIAMENTOS Fontes de Financiamento
Estudo do ITBI.
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 3ª aula
Professor: José Raymundo Sobrinho
Fontes de Financiamento no Mercado de Crédito
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Prof. Luiz Francisco Dias
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
Leasing Leasing Financeiro:
Arrendamento Mercantil
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Teoria da Contabilidade
Orçamento de Despesas Operacionais
Lei /2014.
Leasing Leasing Financeiro:
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
BANCO BRADESCO.
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
Operações de Arrendamento Mercantil
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Fluxo de Caixa - Construção
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras Prof.: José Roberto Pires Analista do Banco Central desde 1998 – Desup (Supervisão de.
Contrato de Arrendamento Mercantil(Leasing)
LEASING ou ARRENDAMENTO MERCANTIL
Arrendamento Mercantil
Análise do fluxo de caixa da empresa
Avaliação econômica do projeto
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
CPC 06 OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Decisões de Financiamento a Longo Prazo
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Leasing Arrendamento Mercantil
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Nicolle Oliveira Alencar
DIREITO EMPRESARIAL III CONTRATOS EMPRESARIAIS UNISUL
Histórico Competência Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Financeiro - Análise Financeira
Administração Financeira e Orçamentária I
DECISÃO DE INVESTIMENTO (ORÇAMENTO DE CAPITAL)
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
TRIBUTAÇÃO DO NÃO-RESIDENTE Prof. Dr. Roberto Quiroga Mosquera 1.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
FLUXO DE CAIXA.
REVISÃO DIREITO COMERCIAL II PROF. RENATA CARVALHO CONTRATOS MERCANTIS.
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
Treinamento Corretores CRECI J PROGRAMA NACIONAL DE HABITA Ç ÃO O Primeiro Minha Casa, Minha vida na Cidade Ganhe at é R$ 23 Mil do Governo para.
Transcrição da apresentação:

Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o uso e não a propriedade. Arrendadora: Compra bens e aluga Arrendatária: Usa o bem pago pela arrendadora e paga prestações pelo uso em tempo limitado. Fornecedor: Entrega bem ao arrendatário e cobra da arrendadora. Leasing Financeiro: prevê compra do bem com valor residual garantido, varia de 1 a 95% valor bem; contrato irrevogável.

Leasing operacional: arrendatário pode comprar se pagar preço de mercado, no final do arrendamento. Leasing-back: Empresa vende um bem a empresa leasing e depois o aluga. Leasing Imobiliário: Visa construção ou aquisição imóveis Leasing agrícola: aluguel equipamentos agrícolas; prestações de acordo com período produtivo. Leasing pessoa física: financiamento; não permite dedução impostos; nem acelerar depreciação. Subarrendamento: Empresas leasing fazem arrendamentos no exterior e repassam para arrendatário nacional.

Características físicas e tributárias: Valor das contraprestações é despesa, portanto são dedutíveis do lucro bruto e do imposto de renda. Bem ingressa ativo fixo no final do contrato com valor residual ou preço de mercado (depreciação) Vantagens do Leasing: Possibilidade financiamento de 100% valor bem; Liberação capital de giro pois valor da compra será usado em outras atividades da empresa, que pagará apenas aluguel do bem. Dupla economia de impostos pois o valor do aluguel é dedutível no lucro tributável, além de aumentar a despesa e em conseqüência reduzir o lucro que por sua vez reduz o percentual de IR.

Prazos no contrato de leasing O prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais. Existe, também, modalidade de operação, denominada leasing operacional, em que o prazo mínimo é de 90 dias. Quitar o leasing antes do prazo definido no contrato Caso a quitação seja realizada após os prazos mínimos previstos o contrato não perde as características de arrendamento mercantil. caso realizada antes dos prazos mínimos estipulados, o contrato perde sua caracterização legal de arrendamento mercantil e a operação passa a ser classificada como de compra e venda a prazo. Impostos no arrendamento mercantil. O imposto que será pago no contrato é o Imposto Sobre Serviços (ISS).