Principais obras: › O Método  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As ideias  A humanidade da humanidade  Ética.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Considerações sobre grupos vulneráveis e temáticas especiais
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Módulo: Projetos Interdisciplinares em Educação Ambiental Noções conceituais de Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade,
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
A Sociologia clássica de Karl Marx
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Introdução à Sociologia
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
Interdisciplinaridade: o que é isso?
O OUTRO LADO DA HISTÓRIA
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Teoria Geral de Sistemas
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A sociologia de Émile Durkheim
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
O ILUMINISMO.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Os quatro pilares da educação.
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
Revisão de Filosofia.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
Especialização em Docência do Ensino Superior
História da sociologia
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Platão.
Émile Durkheim (1858 – 1917).
Do Mito ao pensamento Filosófico
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Anthony Giddens Principais obras: Conceitos:
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Questões para debate em sala:
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Complexo e multideterminado
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Filosofia da ciência.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Transcrição da apresentação:

Principais obras: › O Método  A natureza da natureza  A vida da vida  O conhecimento do conhecimento  As ideias  A humanidade da humanidade  Ética › Terra-Pátria › Ensinar a Viver Conceitos: Complexidade Simplificação 08/06/1921 – S.D.S Francês

Nascido em Paris, França, de família judia sefardita. Se declara ateu Formado em Sociologia, estudou direito, história, filosofia, economia. Estudos interdisciplinares Teve que se refugiar durante a II Guerra Mundial, se filiou ao Partido Comunista, porém foi afastado por não concordar com o Stalinismo Diretor-Emérito do Centro Nacional de Pesquisa Científica, Presidente da Associação para o Pensamento Complexo, considerado um dos maiores pensadores vivos contemporâneos Pesquisas sociológicas e pedagógicas sobre a educação e saberes, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, pensamento complexo.

Paradigma da Simplificação Produção, organização, validação e transmissão do conhecimento (ciência moderna) Hiperespecialização -> compartimentalização em disciplinas estanques, sem relação umas com as outras Compreender o todo conhecendo cada parte Educação -> simplificação como uma segunda natureza (forma de conhecer) Não-contradição, linearidade espacial e temporal, causalidade Inteligência cega, ou seja, não enxerga a si mesma, sem visão global Pensamento Complexo Ser humano como trinitário -> espécie, indivíduo e ser social Terra-Pátria -> noção de que a Terra é nossa pátria, nossa identidade comum, origem e destino comuns, ideias Entre o local e o global (terrestre) Reconhece os limites, mas os transgride Universidade deve ser revista, reestruturada, abarcar o conhecimento complexo