Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parceria Público Privada
Advertisements

O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Conteúdos abordados no Seminário Sessão 1 – Aspectos fiscais das PPPs: Gestão de riscos e impactos fiscais a nível macroeconômico Sessão 2 – Sustentabilidade.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (NADE) INCUBADORA AJUDA? Hélio.
Gerência de Infra-Estrutura
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Prefeitura de Santo André
Caminhos para a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Imobiliário
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
Universidade Federal Fluminense
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Eng. Luiz Francisco Bozo
SEMIPE – Seminário de Iluminação Pública Eficiente
Assessoria Econômica – Unidade de PPP 1 PPPs no Brasil Lições Aprendidas e Oportunidades Isaac Averbuch Salvador, Maio, 2010 PPP Américas 2010.
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
MINISTRO GUIDO MANTEGA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
Gestão Estratégica na Política Pública
SOLUÇÕES EM ENERGIA LIMPA AO SEU ALCANCE
Parcerias Público-Privadas na Copa 2014
Ações e Programas para Construção de Cidades Mais Sustentáveis.
CIDADES + INTELIGENTES
Ad diversi exitus, diversi actus. Objetivo Apresentar a política de PPP do COMAER e o estágio de elaboração dos projetos de PPP/SLI e Comunicação CNS.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Itatiba: Cidade + Inteligente
Apresentação Diagnóstico Social
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
O desafio da sustentabilidade e da eficiência
Credenciamento de Luminárias Inteligentes
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
Operação Urbana Porto Maravilha
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
Permissão de serviços públicos
Projeto Big Data Receita Estadual
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Sustentabilidade Econômica Parque Olímpico
Inovações (disruptivas) na prestação de serviços Alberto Paradisi - CPqD Seminário sobre Inovação em Serviços, IPT, São Paulo, 3/12/2015.
O BANCO QUE ACREDITA NAS PESSOAS ONDE QUER QUE ELAS ESTEJAM.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Acompanhamento pelo TCU dos processos de concessões de infraestrutura aeroportuária Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Principais marcos do FGP/PR 11/01/12: 1ª Lei de PPP (nº /2012) 02/01/14: Lei da Conta Garantia (nº /2014) 03/07/14: Lei que define a Fomento.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
André Dabus – 15/09/2015 “Concessões e Parcerias: Ampliação das Oportunidades de Negócios”
PROGRAMA ERA VALE DO PIRANGA MINAS GERAIS O consorciamento como ferramenta de alavancagem de projetos energéticos em municípios rurais.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - SUDAM Dr. Paulo Roberto Correia Superintendente Inocencio Renato Gasparim Diretor de Fundos, Incentivos.
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Comissão de Viação e Transportes Câmara dos Deputados Acompanhamento pelo TCU da outorga do serviço de transporte público de passageiros por meio de Trem.
Rui Cunha Marques Universidade de Lisboa 9º Congresso Brasileiro de Regulação Centro de Convenções Ulysses Guimarães 17 a 20 de Agosto de 2015, Brasília.
Transcrição da apresentação:

Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana PPP da Iluminação Pública

Audiência Pública PPP de Iluminação Pauta: 1– Contextualização O mundo e a inovação Cidades Inteligentes e Humanas Resolução Aneel 2 – O que é uma PPP 3 – O projeto de Vitória

Desenvolvimento Econômico no mundo Revolução Industrial Tecnologia 1º Ciclo Agrícola

Desenvolvimento Econômico no mundo Revolução Industrial Tecnologia 2º Ciclo Industrial

Desenvolvimento Econômico no mundo 3º Ciclo Tecnológico

Vitória: 1 – Não tem espaço para agricultura 2 – Não tem espaço para indústria 3 – Vocação - prestação de serviços Serviços de bem estar Comércio Turismo Inovação Tecnológica 4 – Fundamento: Cidade Inteligente e Humana – Ecossistema de Inovação

Ecossistema de Inovação Conselho Municipal De C&T Living Labs e Praças de Ciências FACITEC Garantia de Sustentabilidade PPP de Iluminação Pública Prefeitura de Vitória Cidadãos Incubadora de Empresas Tec Vitória Fábrica de Ideias Parque Tecnológico Academia Empresas

A base da Cidade Inteligente e Humana são as Pessoas e a Infraestrutura Tecnológica

CAMINHOS DE INFRA Fibra Ótica – 300 km Ecossistema de Inovação PPP de Iluminação – Rede Inteligente RESULTADOS: Qualidade de vida Bem estar social Sustentabilidade

Infraestrutura Tecnológica Câmeras, Aplicativos, Sensores Captação de Informações Fluxo de informações por meio da fibra ótica Central de Comando e Controle Integração das Informações – Plataforma Aberta Melhores Serviços Infraestrutura Tecnológica

Resolução ANEEL

O QUE É UMA PARCERIA PÚBLICO PRIVADA – PPP Lei Federal, Lei Municipal É trazer investimento privado para a cidade É uma parceria de eficiência na gestão A Prefeitura coordena e fiscaliza O parceiro privado executa e faz entregas eficazes Podem ser: Patrocinadas Administrativas AS PPPs SÃO O FUTURO Em Vitória queremos uma PPP-P

O PROJETO DE VITÓRIA Manifestação de Interesse – GE Chamamento público – PJ e PF 14 Interessados 11 Habilitados e Autorizados 07 Estudos entregues IBEC Modelagem Final Audiência Pública Consulta ao edital Licitação Contratação

Principais Premissas do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira COSIP: R$19.297.665,47 (COSIP Dez/14 + crescimento vegetativo de 2,31%); Taxa de financiamento: 9,5% a.a. (7% TJLP + 2,5% Spread); Prazo de amortização dos investimentos igual ao prazo do contrato e carência de 6 meses; Prazo de modernização: 3 anos.

Principais Premissas do Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira Redução da equipe operacional após o período de investimentos (a partir do 4º ano); Redução gradativa das despesas com energia elétrica alcançando 52% após o período de investimentos; Reinvestimentos a partir do 13º ano (após vida útil das LED’s).

Informações Gerais Prazo de Concessão: 25 anos; Período de Modernização: 3 anos; Investimento Inicial Privado: 150.000.000,00; Valor do Contrato: 430.000.000,00.

Vantagens da PPP Telegestão (identificação imediata de lâmpada queimada); Cidade com 100% dos postes com iluminação de tecnologia LED, em até 3 anos; Economia de recursos – Risco do Privado;

Vantagens da PPP Melhoria da Segurança pública. Sustentabilidade com ênfase na redução do consumo de energia e do volume de lixo; Cidade Inteligente (novos serviços para a população); Ganhos com futuras Receitas Acessórias (divididos em partes iguais entre Concessionária e Prefeitura).

MUITO OBRIGADO!