UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella
Unidade 2: Ciência, metodologia e pesquisa
OBJETIVOS DA VIDEOAULA 2: Identificar os diferentes níveis de conhecimento e como ocorre a construção do conhecimento científico Aprender sobre a importância do método, metodologia e pesquisa na construção da ciência.
Conhecimento EMPÍRICO: Resultante da experiência do dia-a-dia Conhecimento TEOLÓGICO: Baseado em crenças e valores religiosos Conhecimento FILOSÓFICO: Relacionado a objetos que não podem ser medidos Conhecimento CIENTÍFICO: Resulta da investigação científica, é racional. NÍVEIS DE CONHECIMENTO
“ O homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos.” (CERVO; BERVIAN, 1983, p.5) Ciência, metodologia e pesquisa
QUAL O SIGNIFICADO DE FAZER CIÊNCIA? “ A ciência tenta explicar o mundo que realmente existe [...] ” No caso das Ciências Sociais, o objeto de estudo é: o homem e sua dinâmica com a sociedade,...
CONHECIMENTO CIENTÍFICO ContingenteVerificabilidade FalívelSistemático CONHECIMENTO CIENTÍFICO: Racional, sistemático e revela aspectos da realidade. Chega-se a ele através da pesquisa!
MÉTODO CIENTÍFICO Instrumento usado pela ciência na sondagem da realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses examinadas.
METODOLOGIA: é o caminho que o pesquisador percorre em busca da compreensão da realidade, do fato, do fenômeno PESQUISA: é a atividade básica da ciência, e por meio dela, descobrimos a realidade.. PORTANTO,
Agradeço a atenção Profa. Alessandra