Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Área do conhecimento: Biologia
Como produzir um jornal escolar
Portfólio de Matemática
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
A Difícil Arte de Ensinar
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Informática na Educação
Informática na Educação
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Capacitação dos professores
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Introdução INTRODUÇÃO
Biblioteca Escolar André Soares
ESCOLA DO FUTURO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Sugestão de planejamento Pedagógico
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Softwares Educacionais – Cód
Descrevendo a atividade
Capitalismo e suas influências
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Informática na Educação
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Instrunção de texto observando As midias e tecnologias
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
Projeto: História Pelas Ondas do Rádio
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Por que o jornal na escola?
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Proposta de atividade, esboço inicial
O computador como Meio e como Fim...
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
UME Rural Monte Cabrão Projeto Jornal Escola Aproximando pessoas Out/2011.
APRESENTAÇÃO GERAL. O que é? É uma competição de empreendedorismo e inovação onde os participantes, por meio de suas ideias de negócios, participam de.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas Renata Souza

Jornal como Recurso Didático Objetivos: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola.

Jornal como Recurso Didático Jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação; O professor deve estar atento ao sensacionalismo contidos neste tipo de mídia, que muitas vezes distorcem a realidade, visando atrair a atenção do leitor; Existem várias formas de utilização dos jornais, a seguir duas classificações:

Utilidade dos Jornais nas Escolas quanto à Finalidade: Para fins institucionais: divulgação das atividades da escola. Para fins educativos: possuem matérias e reportagens desenvolvidas pelos alunos e professores da escola. Híbridos: possuem tanto características institucionais quanto educativas no mesmo jornal.

Utilidade dos Jornais Educativos quanto à Relação com Jornais existentes no Mercado: Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utiliza-se algum jornal do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo da escola.

As vantagens dos Jornais como Recurso Didático Estimular a leitura e a escrita; Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas; Estimular aprendizado de novos conhecimentos; Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade do aluno, ou mesmo, no sentindo global.

Roteiro para Elaboração do Jornal na Escola A escola pode desenvolver projetos, criados pelos alunos e professores, sendo possível promover: Trabalho em equipe; Competição; Estímulo da leitura e escrita; Estímulo e desenvolvimento da criatividade; Desenvolvimento de conhecimentos tais como: econômico, comercial, logístico e etc.

Computador como instrumento para produção do jornal: Digitação de todas as matérias que serão publicadas; Elaboração da diagramação; Criação e colocação dos desenhos; Mudança de fontes; Pesquisa de imagens; Fonte de consulta; Elaboração de fotolito; Manutenção de banco de dados com nomes das pessoas que receberão o jornal.

Tipos de Programas para Elaboração do Jornal CorelDRAW Programa gráfico muito utilizado para elaborar desenhos e imagens para imprimir. Não é apropriado para textos.

Tipos de Programas para Elaboração do Jornal PageMaker Programa profissional de editoração eletrônica, utilizado para criar livros, revistas, materiais publicitários. Editor de texto, não indicado para criação de jornais, mas com bons resultados em outras produções.

Tipos de Programas para Elaboração do Jornal Creative Writer Programa infantil para criação de jornais, banners, cartões.

Jornal Eletrônico Para ter acesso a esse jornal a escola precisa ter internet e se quiser ter seu próprio jornal eletrônico precisa de uma home page e organizar sua publicação. Pode usar os programas citados antes e precisa de um editor de home pages, os mais conhecidos são HTML, FrontPage e Dreamweaver.

Blogs e Fotologs Usado para publicar informações, contar coisas da vida, do dia-a-dia, qualquer pessoa pode ter. É um ótimo instrumento de publicação para a escola, pois ajuda na publicação de jornais eletrônicos e troca de informação entre os alunos.