3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Avaliando a alfabetização
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
ALFABETIZANDO UM DOWN.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Mobilização da Comunidade Escolar
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
O mundo das letras.
alfabetização INTRODUÇÃO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
a2 1º ANO Provas 2º Bimestre 2012 CADERNO DO PROFESSOR
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Sou uma poetisa.
Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura
Resumo.
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Organizando o trabalho pedagógico
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Equipe responsável pela produção
Instrumentos avaliativos
Equipe responsável pela produção
Como Falar Bem em Público
Anexos IERGS Carta de Apresentação do estagiário
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Análise Diagnóstica da Educação Municipal.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
Projeto “Bichos e Poesia”
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Domínio da Leitura e Escrita
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
O TEXTO POÉTICO.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
2º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
COMO AVALIAR UM OBJETO DE APRENDIZAGEM
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA Provas 2º Bimestre 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO a2 3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA CADERNO DO PROFESSOR

Prezado Professor, Prezada Professora, Este é um momento importante para a escola, para a turma e, principalmente, para você, Professor(a). Trata-se de um momento relevante para a aprendizagem de todos os alunos. Avaliar o desenvolvimento do processo de alfabetização é permitir o replanejamento do trabalho pedagógico, para que, ao final do ano letivo, todos os alunos, sob nossa responsabilidade, tenham êxito em seu processo de alfabetização. Tendo, como objetivo, a preparação cuidadosa deste momento significativo, sugerimos: 1- Converse com os seus alunos sobre esse momento, explicando que cada um deve mostrar o que aprendeu. Consideramos importante dizer a eles que esta é uma atividade especial e que servirá para você, Professor, ajudá-los a aprender cada vez mais. 2- Os responsáveis devem ser avisados, estimulando seus filhos a estarem presentes na escola. 3- No dia da avaliação, acolha seus alunos, como sempre, com muito carinho, e procure manter um clima de serenidade para o bom desenvolvimento dos trabalhos. 4- Antes de iniciar a avaliação, explique aos alunos, com tranquilidade, todo o processo, enfatizando a necessidade de se manterem em silêncio e de prestarem bastante atenção às instruções que serão dadas para cada questão. 5- Incentive-os a responderem e, ao mesmo tempo, a não se preocuparem, caso não consigam resolver determinada questão. A prova de Alfabetização Escrita está constituída de 10 (dez) questões e será realizada no mesmo dia da prova de Ciências dos demais anos escolares. Os parâmetros de correção vêm após esta carta. É de fundamental importância que as instruções para cada questão sejam criteriosamente seguidas. Você comandará a prova, mandando os alunos fazerem uma questão de cada vez e dando tempo para todos a fazerem. As questões não serão lidas pelo professor, exceto quatro: as questões 3, 4, 5 e 8. O que vem precedido de (são os comandos) deve ser lido DUAS VEZES e PAUSADAMENTE, exceto o que está entre parênteses.

LETRA A MARCAR NO DESESC É importante ressaltar que, após corrigir a prova, atribuindo a cada questão a pontuação obtida pelo aluno, esta pontuação deverá ser passada para o sistema DESESC, de acordo com a tabela abaixo: Como sempre, agradecemos a parceria e esperamos que este momento se constitua em mais um apoio significativo para o trabalho pedagógico no cotidiano da sala de aula. Professor Alfabetizador, Professora Alfabetizadora, tenham a certeza absoluta de que acreditamos na sua competência e empenho no processo de alfabetização de todas as crianças sob a nossa responsabilidade, nas 1.069 Unidades Escolares espalhadas na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Respeitosamente, E/SUBE/Coordenadoria de Educação PONTUAÇÃO LETRA A MARCAR NO DESESC 1,0 A 0,75 B 0,5 C 0,25 D E

PARÂMETROS DE CORREÇÃO GUIA DE CORREÇÃO Prezado(a) Professor(a) Apresentamos os parâmetros para a correção da prova de escrita do 3º Ano: PARÂMETROS DE CORREÇÃO QUESTÃO 1: Proposta de análise da escrita do NOME DO ALUNO. 1,0: O nome foi escrito completo e grafado SEM ERROS ortográficos. 0,75: O nome foi escrito completo e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0,5: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado sem erro(s) ortográfico(s). 0,25: Foi escrito apenas o primeiro nome ou o nome incompleto e grafado com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. 0: Não conseguiu escrever sequer o primeiro nome. QUESTÃO 2: Proposta de análise da escrita da palavra: MEDALHAS. 1,0: A palavra foi grafada SEM ERROS ortográficos. 0,75: A palavra foi grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons ou formas próximos, como “M” e “N” ou “T” e “D”. 0,5: A escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. 0,25: A escrita é silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: EAA, MDL, DA. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Não realizou a atividade. QUESTÃO 3: Proposta de análise da escrita da palavra: MÚSICA. 1,0: Completou com a palavra MÚSICA grafada SEM ERROS ortográficos. 0,75: Completou com a palavra MÚSICA grafada com erro(s) ortográfico(s), ou seja, com violação de regra ortográfica. Podemos citar os casos de troca de letras que representam sons ou formas próximos, como “M” e “N” ou “S” e “Z”. 0,5: Escreveu MÚSICA com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo aproximado da palavra. Neste caso, há um comprometimento maior na decifração da palavra, sendo difícil entender o que o aluno escreveu, senão se souber, de antemão, o que ele intencionava escrever. 0,25: Escreveu MÚSICA de forma silábica, apresentando uma letra para cada sílaba. Ex.: UIA, MSC, CA. Ou a escrita é apresentada com omissões, acréscimos ou trocas de letras nas sílabas, de modo muito diferente da palavra. 0: Escreveu FOGOS ou não realizou a atividade.

QUESTÃO 4: Proposta de análise da escrita da frase: O BASQUETE E A GINÁSTICA FAZEM PARTE DAS OLIMPÍADAS. 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos. Ex.: O basqueti e a ginástica faz parte das Olimpíadas. 0,5: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com três ou mais erros ortográficos. Ex.: O baquete e a jinástica faiz parte das Olimpíadas. 0,25: Escreve parcialmente a frase. Ex.: Basquete faz parte (palavras chave). 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). O aluno não realizou a atividade. QUESTÃO 5: Proposta de análise da escrita da frase a partir da palavra PROCURAR (em qualquer tempo verbal). 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos, utilizando a palavra PROCURAR. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos, utilizando a palavra PROCURAR. 0,5: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com três ou mais erros ortográficos, utilizando a palavra PROCURAR. 0,25: Escreve parcialmente uma frase, utilizando a palavra PROCURAR. 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). Escreve uma frase, mesmo que correta, sem utilizar a palavra PROCURAR. O aluno não realizou a atividade. QUESTÃO 6: Proposta de análise da escrita da frase, com 5 palavras ou mais, a partir de uma figura (CHUVEIRO). 1,0: Escreve a frase com cinco ou mais palavras, com o devido espaçamento entre as palavras e sem erros ortográficos, utilizando a palavra CHUVEIRO. 0,75: Escreve a frase com cinco ou mais palavras, com espaçamento entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos, utilizando a palavra CHUVEIRO. 0,5: Escreve a frase com cinco ou mais palavras, com alguma falha no espaçamento entre as palavras e/ou com três ou mais erros ortográficos, utilizando a palavra CHUVEIRO. 0,25: Escreve uma frase com três ou quatro palavras, com alguma falha no espaçamento entre as palavras, sem erros ortográficos, utilizando a palavra CHUVEIRO. 0: Não se enquadra em nenhum dos critérios anteriores.

QUESTÃO 7: Criação de frase livre, com 5 ou mais palavras. 1,0: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras e sem erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,75: Escreve a frase com espaçamentos entre as palavras; contudo, com um ou dois erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,5: Escreve a frase sem espaçamento entre as palavras e/ou com três ou mais erros ortográficos, completando-a coerentemente quanto ao sentido. 0,25: Escreve parcialmente uma frase, comprometendo a coerência. 0: Produz uma escrita que não pode ser lida (não há espaçamento entre as palavras). Escreve uma frase sem coerência. O aluno não realizou a atividade. QUESTÃO 8: Copiar palavras com o mesmo número de sílabas. 1,0: Destaca as quatro palavras com quatro sílabas. 0,75: Destaca três palavras com quatro sílabas. 0,5: Destaca duas palavras com quatro sílabas. 0,25: Destaca uma palavra com quatro sílabas. 0: Não destacou nenhuma das palavras com quatro sílabas. QUESTÃO 9: Escrever lista de palavras. 1,0: Fez a lista, escrevendo o nome de cinco esportes corretamente. 0,75: Fez a lista, escrevendo o nome de cinco esportes, com um ou dois erros ortográficos. 0,5: Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro esportes corretamente. 0,25: Fez a lista, escrevendo o nome de três ou quatro esportes, com um ou dois erros ortográficos. 0: Não fez a lista ou escreveu apenas o nome de um ou dois esportes, mesmo que corretamente.

Coordenadoria de educação QUESTÃO 10: Escrever um pequeno texto contando o que vê na figura. 1,0: Escreve, no mínimo, cinco linhas numa sequência lógica, formando uma história relacionada à figura, mesmo que com eventuais erros ortográficos. 0,75: Escreve, no mínimo, cinco linhas, mesmo que com pequenas falhas na sequência lógica, mas claramente relacionadas à figura, ainda que com eventuais erros ortográficos. 0,5: Escreve três ou quatro linhas, com sequência lógica, claramente relacionadas com a figura, com eventuais erros ortográficos. 0,25: Escreve três ou quatro linhas, mesmo que com pequenas falhas na sequência lógica, mas relacionadas à figura, ainda que com erros ortográficos. 0: Não se enquadra em nenhum dos critérios anteriores. Se você tiver alguma dúvida ou quiser apresentar sugestões para as próximas avaliações, pode contatar-nos pelo e-mail: antonio.augusto@rioeduca.net. No dia da prova, atenderemos, também, pelo telefone: 2976-2334 ou 2976-2287. Agradecemos sua colaboração e esperamos que este momento constitua um significativo apoio ao seu trabalho em sala de aula. Respeitosamente, Coordenadoria de educação

______________________________________ DESCRITOR: Escrever palavras. QUESTÃO 1 Escreva o seu nome completo. ______________________________________

Complete a frase com o nome do objeto abaixo. DESCRITOR: Escrever palavras com apoio de figura. QUESTÃO 2 Complete a frase com o nome do objeto abaixo. OS VENCEDORES DOS JOGOS OLÍMPICOS GANHARÃO ____________________.

AS CRIANÇAS CONHECERAM AS ________________ DA FESTA DE SÃO JOÃO. DESCRITOR: Completar frase. QUESTÃO 3 Complete a frase com uma das palavras que vou ditar: FOGOS - MÚSICAS AS CRIANÇAS CONHECERAM AS ________________ DA FESTA DE SÃO JOÃO.

O BASQUETE E A GINÁSTICA FAZEM PARTE DAS OLIMPÍADAS. DESCRITOR: Escrever frase ditada. QUESTÃO 4 Escreva a frase que o professor vai ditar. O BASQUETE E A GINÁSTICA FAZEM PARTE DAS OLIMPÍADAS. _______________________________________________________

____________________________________________ DESCRITOR: Criar frase a partir de uma palavra dada. QUESTÃO 5 (Professor/a, explique aos alunos que podem usar as variações do verbo PROCURAR.) Faça uma frase, usando a palavra PROCURAR. ____________________________________________

___________________________________________ DESCRITOR: Escrever frase com apoio de figura. QUESTÃO 6 Escreva uma frase com 5 palavras ou mais, usando o nome da figura. www.mundodastribos.com ___________________________________________

___________________________________________ DESCRITOR: Criar frase. QUESTÃO 7 Crie uma frase com 5 ou mais palavras. ___________________________________________

DESCRITOR: Copiar palavras com o mesmo número de sílabas. QUESTÃO 8 Escreva, no quadro à direita, as palavras do texto que têm quatro sílabas. (Professor/a, chame a atenção de seus alunos para o fato de que não precisam copiar duas vezes uma mesma palavra.) AS BORBOLETAS (Vinícius de Moraes) BRANCAS AZUIS AMARELAS E PRETAS BRINCAM NA LUZ AS BELAS BORBOLETAS. BORBOLETAS BRANCAS SÃO BELAS E FRANCAS. BORBOLETAS AZUIS GOSTAM MUITO DE LUZ. AS AMARELINHAS SÃO TÃO BONITINHAS. E AS PRETAS, ENTÃO... OH, QUE ESCURIDÃO!... __________________

___________________________________________ DESCRITOR: Escrever lista de palavras. QUESTÃO 9 Faça uma lista de seus cinco esportes preferidos. ___________________________________________

___________________________________________ DESCRITOR: Criar pequeno texto. QUESTÃO 10 Escreva um pequeno texto sobre o que você vê na figura. ferramentapedagogica.blogspot.com ___________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________