8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Engenharia de Software
A Importância da Qualificação dos Recursos Humanos no Sector Turístico para o Desenvolvimento Empresarial e a Qualidade do Serviço A perspectiva dos empresários.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Engenharia de Software
Identificando requisitos
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Expectativas dos Estudantes do
Profissão: Engenheiro Informático
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Engenharia de Software Conceitos
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Engenharia de Software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Plano Director de Sistemas de Informação (PDSI)
Departamento do Ensino Secundário
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Análise e Projeto de Sistemas
IFSul – Campus Venâncio Aires
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
conhecimentos em resultados
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Gestão por Competências
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A formação de professores e o Processo de Bolonha
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Engenharia de Software
Engenharia de Software
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
Capítulo 1 A administração hoje.
Departamento de Informática
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Universidade Corporativa Procenge
Sistemas Monetários e Financeiros
Escola Secundária de Monserrate
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Avaliação de Desempenho
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
O papel pedagógico do órgão gestor
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno

8 de Janeiro de 2016 Sumário Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Apresentação António Silva 42 anos LEIC de 1992 a 1997 Ramo de Programação e Sistemas de Informação

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Enquadramento Percurso com 18 anos Sempre na mesma empresa SISCOG - Sistemas Cognitivos, S.A.

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões SISCOG Clientes Fundada em 1986 Planeamento e gestão para transportes Desenvolvimento de Produtos Sistemas 130 empregados Facturação € 9,000,000 97% da facturação no estrangeiro C.F. Holandeses C.F. Finlandeses C.F. Noruegueses C.F. Dinamarqueses CP Carga Metro de Londres Metropolitano de Lisboa Suburbanos de Copenhaga VIA Rail Canada

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Funções exercidas AnosFunção 1997 a 2004Analista-Programador de produtos e sistemas de projectos e manutenção 2001 a 2003Gestor de Manutenção de sistema de cliente na Inglaterra 2004 a 2006Gestor de Projecto de sistema de cliente na Dinamarca 2005 a presenteDirector do Departamento de Projectos

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Analista-Programador Elicitação de conhecimento com clientes Análise e especificação de requisitos Concepção de soluções Codificação e testes inerentes Colocação de sistemas em operação

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Gestor de Manutenção e Gestor de Projecto Cumprimento dos compromissos com o cliente Contacto e negociação com o cliente Planeamento e negociação de recursos Articulação dos desenvolvimentos Gestão dos recursos Gestão do orçamento e da facturação Reporte à hierarquia e ao cliente Avaliação do desempenho dos recursos

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Director do Departamento de Projectos Supervisão e orientação das actividades com clientes Definição e uniformização dos métodos de trabalho Afectação dos recursos do departamento Recrutamento, desenvolvimento de competências, e avaliação do desempenho de recursos Elaboração e negociação de propostas comerciais e contratos Apoio à Administração na gestão estratégica e operacional da empresa

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Aposta em fundamentos em detrimento de tecnologias Base imutável da engenharia informática Permitiram-me aprender qualquer tecnologia Com facilidade Independentemente das modas tecnológicas Não os esqueci, nem esquecerei Compreendi-os e entranhei-os, mas não os memorizei Foram-me indispensáveis em todas as funções Mesmo nas de gestão para poder acompanhar problemas/dificuldades/desafios a um nível técnico

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Aposta em raciocínio em detrimento de memorização Altamente estruturado, estimulado e treinado Por influência de disciplinas com dose elevada de rigor e formalismo matemático Permitiu-me encontrar soluções para quaisquer problemas/dificuldades/desafios Em vez de memorizar soluções existentes para problemas conhecidos (tipo receita) Foi-me indispensável em todas as funções E recorrentemente na resolução de problemas de gestão “Um engenheiro pode ser um bom gestor mas um gestor dificilmente pode ser um bom engenheiro.”

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Aposta em consolidação teórica e prática Permitiu-me compreender O porquê das coisas (conhecimentos teóricos), e Saber colocá-las em prática (projectos práticos) Foi-me indispensável na função Analista-Programador “Teoria é quando se sabe tudo, e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe porquê.”

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Enquadramento do mundo empresarial É o mundo real lá fora! Quanto mais longe se trabalha da gestão de uma empresa menos se compreende como as empresas funcionam e porquê Senti falta nos primeiros anos de trabalho

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Desenvolvimento de características comportamentais Que fazem falta, são procuradas e valorizadas no mundo empresarial (e não só) Exemplos: Integração na organização Resolução de conflitos Comunicação Adaptabilidade Senti falta em todas as funções Autodesenvolvimento Iniciativa Trabalho em equipa

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Técnicas de produção e manutenção de documentação Estruturar documentos Com princípio, meio e fim É um problema actual Observo-o em gerações mais novas com que trabalho, as quais têm inclusivamente lacunas básicas de expressão escrita na língua nativa Senti falta nos primeiros anos Nem o ensino pré-universitário nem a LEIC me ensinaram técnicas documentais Software = código + documentação “O trabalho não está concluído enquanto a documentação não estiver feita.”

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC no percurso profissional O que faltou Conclusões

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Conclusões Os conhecimentos adquiridos na LEIC foram determinantes, pela positiva, para encontrar solução para os inúmeros desafios profissionais com que tenho sido confrontado ao longo dos anos, quer técnicos quer de gestão

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Conclusões Naturalmente não poderia esperar que a LEIC proporcionasse preparação para todos os desafios que pudesse encontrar profissionalmente

8 de Janeiro de 2016 Apresentação Percurso profissional Influência da LEIC O que faltou Conclusões Conclusões Se regressasse 23 anos atrás no tempo, a LEIC voltaria a ser a minha 1ª escolha!

Obrigado