Consciência humana e Identidade cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Letramento: um tema em três gêneros
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
A dimensão da pessoa humana
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Comunicação.
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
BEM-VINDO À DISCIPLINA
EDUCAÇÃO e seus sentidos
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Dentro de muito, muito pouco tempo… Numa Galáxia perto de nós…
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Linguagem, alfabetização e letramento
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
A atitude e a experiência filosófica
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Perfil do Profissional
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget
Professora Suraia Rahmé
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O aparecimento da consciência humana
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CULTURA O QUE É?.
Educação corporativa no Brasil - 01
CULTURA ORGANIZACIONAL
Sofrimento no trabalho
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O homem e a cultura - Leontiev
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Faculdade Piaget - Brasil
Somos todos seres sociais
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Consciência humana e Identidade cultural Antropologia FAE/UEMG Curso de Pedagogia Professor David José Gonçalves Ramos Tierro Consciência humana e Identidade cultural Parte II – terceiro período de Pedagogia Outono de 2010

Ethos

Educação e Conhecimento Obrigação da coletividade Neotenia, geriatria, solidariedade, afeto entre os membros Muda historicamente

Seres humanos Homo sapiens Homo ludens Homo brutalis Homo erectus Homo neantertalis Dimensão orgânica Dimensão cultural

Cultura Forma histórica de experiência do Ethos Forma de educar e transmitir do conhecimento Conteúdos fixos e móveis (dinâmica) Fundamentada na linguagem

Ethos e sucesso adaptativo

A criação do Pensamento

Cultura e Consciência Indivíduos humanos precisam de um “mundo mental” (Corpo humano tem muitas funções para coordenar e não tem instintos para isso) Com-ciência é autopercepção dos estados do organismo (fome, sede, pensamentos, dor, medo) Consciência não é Inata

Daniel Dennett Filósofo Americano Através de unidades de transmissão cultural, ou imitação, comportamentos, melodias, idéias, frases de efeito, moda invadem os cérebros, e começamos a estória das nossas mentes. imitamos na verdade o funcionamento dos cérebros com os quais convivemos

Depois, passamos a contar a nossa estória individual a nós mesmos até que solidifique um conteúdo consciente, aquilo que sabemos que somos. Aprendizado fundamental. O “jeito” de contar a própria história pra si mesmo gera o universo mental individual”

Qual cérebro social se imita aqui?

Qual cérebro social se imita aqui?

Imitam os Cérebros Sociais Os cérebros individuais

3. As crianças gostam de conversar consigo mesmas 3. As crianças gostam de conversar consigo mesmas. Começam a usar as palavras que escutam. Brincam com elas até memorizarem.

Há uma habilidade humana de mani-pular os objetos lingüísticos Há uma habilidade humana de mani-pular os objetos lingüísticos. O uso desses objetos linguísticos, a imitação do cérebro cultural e o aprendizado do Ethos promovem a IDENTIDADE CULTURAL de um indivíduo humano. Seu pertencimento socio-histórico.

IDENTIDADE CULTURAL uso de objetos linguísticos imitação do cérebro cultural aprendizado do Ethos

Pra poder imitar é preciso ficar perto

Ditaduras e Autoritarismo são formas de se centralizar um cérebro social Forçando os indivíduos a imitar determinados padrões Muitas vezes diferentes dos padrões éticos

Ditaduras sistemas político-econômicos que interferem na vida cultural de uma sociedade de maneira a violentar uma população para privilegiar determinados indivíduos.

Cultura Brasileira Longos períodos de guerras militares desde a colonização européia. Com a finalidade de manter ordem ditatorial privilegiando interesses de pequenos grupos diante da população trabalhadora

X Cultura brasileira Cultura brasiliana Homo brutalis Homo ludens Violência Autoritarismo Militarismo Cultura brasiliana Solidariedade Comunismo Capacidade artística X Homo brutalis Homo ludens

Torturas Práticas antitéticas que buscam tornar a violência um fator pedagógico