Consciência humana e Identidade cultural Antropologia FAE/UEMG Curso de Pedagogia Professor David José Gonçalves Ramos Tierro Consciência humana e Identidade cultural Parte II – terceiro período de Pedagogia Outono de 2010
Ethos
Educação e Conhecimento Obrigação da coletividade Neotenia, geriatria, solidariedade, afeto entre os membros Muda historicamente
Seres humanos Homo sapiens Homo ludens Homo brutalis Homo erectus Homo neantertalis Dimensão orgânica Dimensão cultural
Cultura Forma histórica de experiência do Ethos Forma de educar e transmitir do conhecimento Conteúdos fixos e móveis (dinâmica) Fundamentada na linguagem
Ethos e sucesso adaptativo
A criação do Pensamento
Cultura e Consciência Indivíduos humanos precisam de um “mundo mental” (Corpo humano tem muitas funções para coordenar e não tem instintos para isso) Com-ciência é autopercepção dos estados do organismo (fome, sede, pensamentos, dor, medo) Consciência não é Inata
Daniel Dennett Filósofo Americano Através de unidades de transmissão cultural, ou imitação, comportamentos, melodias, idéias, frases de efeito, moda invadem os cérebros, e começamos a estória das nossas mentes. imitamos na verdade o funcionamento dos cérebros com os quais convivemos
Depois, passamos a contar a nossa estória individual a nós mesmos até que solidifique um conteúdo consciente, aquilo que sabemos que somos. Aprendizado fundamental. O “jeito” de contar a própria história pra si mesmo gera o universo mental individual”
Qual cérebro social se imita aqui?
Qual cérebro social se imita aqui?
Imitam os Cérebros Sociais Os cérebros individuais
3. As crianças gostam de conversar consigo mesmas 3. As crianças gostam de conversar consigo mesmas. Começam a usar as palavras que escutam. Brincam com elas até memorizarem.
Há uma habilidade humana de mani-pular os objetos lingüísticos Há uma habilidade humana de mani-pular os objetos lingüísticos. O uso desses objetos linguísticos, a imitação do cérebro cultural e o aprendizado do Ethos promovem a IDENTIDADE CULTURAL de um indivíduo humano. Seu pertencimento socio-histórico.
IDENTIDADE CULTURAL uso de objetos linguísticos imitação do cérebro cultural aprendizado do Ethos
Pra poder imitar é preciso ficar perto
Ditaduras e Autoritarismo são formas de se centralizar um cérebro social Forçando os indivíduos a imitar determinados padrões Muitas vezes diferentes dos padrões éticos
Ditaduras sistemas político-econômicos que interferem na vida cultural de uma sociedade de maneira a violentar uma população para privilegiar determinados indivíduos.
Cultura Brasileira Longos períodos de guerras militares desde a colonização européia. Com a finalidade de manter ordem ditatorial privilegiando interesses de pequenos grupos diante da população trabalhadora
X Cultura brasileira Cultura brasiliana Homo brutalis Homo ludens Violência Autoritarismo Militarismo Cultura brasiliana Solidariedade Comunismo Capacidade artística X Homo brutalis Homo ludens
Torturas Práticas antitéticas que buscam tornar a violência um fator pedagógico