Fundamentos de interface homem-máquina Mauricio Barbosa e Castro
Ementa Conceito de interface. Evolução das interfaces. Fatores humanos e ergonômicos. Estilos de interação homem-máquina. Características desejáveis em interfaces. Diretrizes para o projeto de interfaces. Elementos de interfaces gráficas. Heurísticas para um bom projeto e avaliação de interfaces.
OBJETIVOS OBJETIVO PRINCIPAL Criar; Projetar; Implementar; e validar interfaces.
OBJETIVOS Conhecer os aspectos básicos relacionados ao projeto de interface com usuário; Utilizar os conceitos de interface com o usuário para o desenvolvimento de interfaces. Avaliar as necessidades do usuário, propondo soluções para o projeto de interfaces adequadas a estas necessidades. Ser criativo, propondo soluções com princípios de usabilidade e acessibilidade. Executar projetos de interface em equipe, de forma dinâmica e interativa.
Unidades Estruturais Unidade I – Introdução (2 horas) Unidade II – Conceitos Básicos (6 horas / 2 horas) Unidade III – Projetos de interfaces (18 horas / 2 horas) Unidade IV – Multidisciplinaridade em IHM (8 horas / 2 horas) Unidade V – Desenvolvimento de Projetos de interfaces (2 horas / 2 horas)
Unidades Estruturais Unidade I - Introdução Apresentação da disciplina Desafios e objetivos da IHM
Unidades Estruturais Unidade II – Conceitos Conceitos Básicos em IHM: Homem, máquina e o homem pós-orgânico Ars, técnica e Tecnologia Interface – Conceitos, história e interação
Unidades Estruturais Unidade III – Projetos de interface Desenvolvimento de Projetos de interface: Framework Modelos mentais e conceituais Usabilidade Arquitetura da informação UX - User Experience Design centrado no usuário Avaliação de interfaces Análise de tarefas
Unidades Estruturais Unidade IV – Multidisciplinaridade em IHM Psicologia Cognitiva, social e organizacional Linguística (semiótica) Design Gráfico
Unidades Estruturais Unidade V – Desenvolvimento de Projetos de interfaces Apresentação e avaliação dos projetos de interfaces desenvolvidos
Avaliação Avaliações individuais PE1 e PE2 – 70 pontos (cada) sobre: Unidades II e III (70 pontos) Unidades III e IV (70 pontos) TE1 e TE2 – 30 pontos (cada) sobre: Unidade II (30 pontos) Unidade III (30 pontos)
Avaliação Avaliações individuais Resenha: Avaliação de redações individuais sobre capítulos de projetos de interface e heurísticas de usabilidade. Parte I Leitura e análise de textos (2 horas) Da compulsão à tecnofobia Entrevista Paula Sibilia - Homem Pós-Orgânico Desenhar interfaces é um processo político - Luiz Agner O design de interfaces e os perfis de usuários - Luiz Agner Artigo Wall Street Journal: Lost in Translation Relação entre Design Gráfico e Projeto de Interface - Guilherme Howat Parte II Resenha textos Walter Cybis – Cap. I (2 horas) Parte III Resenha textos Walter Cybis – Cap. IV (2 horas)
Avaliação Projeto de interface: 50 pontos (6 horas) Avaliações em grupo Projeto de interface: 50 pontos (6 horas) Avaliação do desenvolvimento de um projeto de interface desenvolvido pelos alunos de acordo com as ferramentas adquiridas na disciplina. Parte I – Perfil do Usuário (2 horas) Parte II – Análise de Tarefas (2 horas) Parte III – Projeto de Interface (2 horas)
Avaliação Normas da instituição ICA: apenas 40% da nota para trabalho em grupos Avaliações P1 e P2: mínimo de 60% discursivas Avaliar tarefas e comprometimento do aluno