Gestão de Custos Aula 1.

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos Aula 1

Gestão de Custos Roteiro Para Estudo Custos e Preços: conceitos iguais? Objetivo da gestão de custos Importância da gestão de custos para interação entre Contabilidade Financeira e contabilidade gerencial Custeio por absorção Terminologia dos custos Classificação dos custos Classificação das despesas Incorporação dos custos ao DRE

Gestão de Custos Custos: Foco Principal da Gestão de Custos: medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos. mensuração econômica dos recursos (produtos, serviços e direitos) adquiridos para a obtenção e a venda dos produtos e serviços da empresa Custo é o valor pago por alguma coisa Foco Principal da Gestão de Custos: determinar quanto custa uma unidade de cada tipo de produto que está sendo fabricado e comercializado

Gestão de Custos Custos contábeis Custos fabris Custos plenos Custos afundados Custos de oportunidade Custos relevantes Custos fixos Custos de propriedade E tantos outros

Gestão de Custos Preços: Importância recebida pelas entidades em decorrência da oferta de seus produtos ou serviços. Devem ser suficientes o bastante para cobrir todos os custos incorridos e ainda fornecer um lucro para a entidade Para quem compra, conceito claro: Custo é igual a preço! E para quem produz?

Da Contabilidade a Gestão de Custos Contabilidade: processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma entidade Contabilidade financeira preocupa-se com o registro relativo ao patrimônio do que já passou. Contabilidade gerencial: não se condiciona às imposições legais Objetivo: gerar informações úteis para a tomada de decisões; Contabilidade de custos: voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações. processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio

Contabilidade financeira Obrigatória Sujeita às normas e imposições legais Altamente normatizada e padronizada Auditoria Atende à vontade do Leão Regras próprias

Contabilidade financeira Atos e práticas são estabelecidos por meio de regras normativas que, muitas vezes, comprometem a tomada de decisões. princípios fundamentais da contabilidade: competência (da realização): a receita é reconhecida apenas quando realizada; uniformidade (consistência): o processo para registro contábil não deve ser mudado com frequência, para que os resultados contábeis não fiquem prejudicados.; prudência (conservadorismo): entre duas alternativas para o registro de um ativo, deve-se escolher entre o custo e o valor de mercado, dos dois, o menor.

Da Contabilidade a Gestão de Custos Os princípios facilitam e padronizam a prática contábil Entretanto, dificultam a gestão com base nos números extraídos da contabilidade. Contabilidade financeira: preocupa-se com o registro relativo ao patrimônio do que já passou. Gestão Empresarial: atividades que dizem respeito à tomada de decisões com impactos futuros Contabilidade gerencial: adaptação das informações da contabilidade financeira visando possibilitar um processo mais coerente de tomada de decisões

Contabilidade gerencial Foco na decisão Não está sujeita às restrições e imposições legais Mais dinâmica e ágil Específica para cada negócio

Análise dos custos Atende a ambas Cuidados com a mistura dos focos Financeira Gerencial Cuidados com a mistura dos focos Uso da contabilidade financeira no processo de tomada de decisões Uso da contabilidade gerencial para registro e impostos

As diferentes contabilidades Financeira Custos Gerencial

Gestão de Custos Funções básicas: Determinação do lucro: empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração; Controle das operações: e demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado; Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.

Gestão de Custos Custeio por Absorção: Apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos. Não é um princípio contábil propriamente dito, mas uma metodologia decorrente deles, nascida com a própria Contabilidade de Custos. É obrigatório para fins de avaliação de estoques (para apuração do resultado e para o próprio balanço).

Gestão de Custos Terminologia: Gastos ou dispêndios Investimentos Despesas Perdas Insumo

Gastos, custos e despesas Consumo para estoque Consumo no tempo Produto ou Serviço Custo Despesa Incorridos Investimentos Gastos

Gestão de Custos Classificação dos gastos (enquanto Custos) Materiais matérias-primas consumidas; materiais de embalagens materiais auxiliares Mão de obra produtiva dos trabalhadores dos departamentos diretamente ligados à produção; departamentos não produtivos, dos trabalhadores dos setores auxiliares da produção; gerência e supervisão da fábrica; salários e benefícios da Diretoria Industrial etc. Outros custos de produção custos gerais de fabricação Serviços de apoio a produção, seguros contra incêndio da fábrica

Gestão de Custos Classificação dos gastos Despesas: estão associadas a gastos administrativos e/ou com vendas e incidência de juros (despesas financeiras). Possuem natureza não fabril, integrando a Demonstração do Resultado do período em que incorrem. Estão associadas ao momento de seu consumo ou ocorrência. São temporais.

Gestão de Custos Classificação dos gastos Resumo : Custos: gastos incorridos até o momento em que o produto esteja pronto para a venda Industrial, Fabril, Produtivo Despesas: gastos incorridos após processo produtivo. Em situações específicas, pode ocorrer alguma pequena confusão ou dúvida na separação clara entre custos e despesas Comercial, Administrativo, Financeiro

Gestão de Custos Observações: Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princípios do conservadorismo e materialidade); Valores relevantes que têm sua maior parte considerada como despesa, com a característica de se repetirem a cada período, devem ser considerados em sua íntegra (princípio do conservadorismo); Valores com rateio extremamente arbitrário também devem ser considerados como despesa do período; Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: Como despesas do período em que incorrem; Como investimento para amortização na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.

Gestão de Custos Custos: Despesas: Incorporados ao estoque até momento da venda na DRE: Custo dos Produtos Vendidos (CPV): Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) Custo dos Serviços Prestados ou Vendidos (CSP) ou (CSV) Despesas: Confrontados direto na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

Gestão de Custos

Gestão de Custos Efeito de Custos e Despesas no DRE Custos Diretos Indiretos Estoques Materiais Diretos Produtos em Elaboração Produtos Acabados Balanço Patrimonial (+) Receitas (=) Resultado (-) Despesas (-) Custos do DRE CMV CPV CSP Demonstrativo de Resultado do Exercício